0800 77 12 155

Junta metálica ou fibra? O importante é que seja SABÓ!

Junta metálica ou fibra? O importante é que seja SABÓ!
Junta metálica ou fibra? O importante é que seja SABÓ!

Qual é melhor? Quando usar a junta de cabeçote em fibra e quando devo usar a junta metálica. O Caderninho SABÓ explica tudo sobre juntas de cabeçote e apresenta a maior cobertura em juntas metálicas para veículos da linha leve. Confira!

Junta metálica ou fibra

A junta do cabeçote é um dos componentes mais exigidos durante o funcionamento do motor. Ela é projetada para vedar a circulação de fluidos e gases em condições extremamente severas e diversas, e que variam a cada instante.

Ela evita que fluidos, como óleo lubrificante e líquido de arrefecimento se misturem, além de manter a compressão da mistura ar/combustível dentro das câmaras de combustão, e tudo isso em condições de alta temperatura e pressão.

A maioria dos veículos utilizam juntas confeccionadas em fibra ou em material metálico, sendo que ambas são bastante eficientes em suas atuações, desde que utilizadas de forma correta e nas aplicações recomendadas pelos fabricantes.

As juntas de fibra são ideais para absorver pequenas irregularidades ou imperfeições na superfície do bloco e do cabeçote, que podem ser oriundas do processo da retífica. Quando a rugosidade está acima do normal ou existem pequenas imperfeições de planicidade entre as faces do bloco e cabeçote, esse tipo de junta ainda consegue absorver essas pequenas diferenças, pois ela possui maior capacidade de deformar – em média até 30%.

A junta metálica tem alta resistência às pressões geradas na câmara de combustão e não permite falhas na superfície. Assim, o cabeçote tem que ser retificado totalmente, sem falhas ou pontos de contato imperfeito com o bloco. A superfície do bloco tem que estar muito boa e com a rugosidade correta, porque a junta de chapa deforma apenas 4% do seu corpo.

Embora a junta de fibra tenha ótima resistência também, pois ela resiste o suficiente e atende às exigências das montadoras, a junta metálica resiste muito mais, além do previsto e exigido normalmente.

Outra vantagem é que ela tem grande resistência aos ataques de corrosão advindos da mistura água e aditivo do sistema de arrefecimento do veículo.

Os motores atuais, devido à busca dos fabricantes em reduzir cada vez mais a emissão de gases, estão com altas taxas de compressão e juntas cada vez mais finas e mais sobrecarregadas. Assim, os fabricantes de veículos, utilizam, originalmente, juntas metálicas.

Boa parte destes motores mais modernos utilizam as juntas metálicas SABÓ em suas linhas de montagem, além de oferecermos o mais completo e abrangente portfólio de juntas de cabeçote em chapa para os veículos da linha leve.

Na imagem abaixo, você pode conferir 40 códigos de aplicações diferentes para automóveis das marcas Audi, Citröen, Fiat, Ford, GM, Honda, Hyundai, Kia, Mini, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen, atendendo quase duas centenas de modelos em diversas configurações de motorização e ano de fabricação.

Clique na figura a seguir e acesse a área de “Portfólio de Destaque” no portal SABÓ e confira a extensa lista de Juntas de Cabeçote Metálicas – Linha Leve.

Compartilhe esta notícia
Pesquisar artigos do caderninho Sabó
Notícias Relacionadas