Termos e políticas

Termos e políticas

SABÓ INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE AUTOPEÇAS LTDA inscrita no CNPJ/ME sob o nº. 60.860.681/0004-32, com sede na Rua Cerro Corá, 2175, andares 4, 5 e 6, Vila Romana, Lapa CEP 05061-490 – São Paulo – SP (“Sabó ou Nós”)

A presente Política tem por finalidade demonstrar o nosso compromisso em resguardar a sua privacidade e proteger seus Dados Pessoais, estabelecendo as regras sobre o Tratamento, bem como explicando quais são seus direitos e como exercê-los. 

Para acessar e utilizar as funcionalidades ofertadas em Nossos Ambientes, Você declara que fez a leitura completa e atenta desta Política, estando plenamente ciente dos termos aqui estipulados, incluindo a coleta dos Dados aqui mencionados, bem como sua utilização para os fins abaixo especificados.

Estamos sempre buscando lhes oferecer serviços e funcionalidades com a maior eficiência possível, nos atualizando constantemente para isto. Por esse motivo, esta Política poderá sofrer ajustes a qualquer tempo, cabendo a Você verificá-la sempre que possível.

Leia atentamente esta Política e, caso ainda restem dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos Canais de Atendimento aqui disponibilizados.  

1. CONCEITOS BÁSICOS

Para melhor entendimento desta Política, devem ser consideradas as seguintes definições: 

Dados Pessoais: são os dados relativos a uma pessoa física, que sejam capazes de identificá-la ou torná-la identificável. Por exemplo: nome, e-mail, número do RG, preferências pessoais, endereço IP, geolocalização. 

Encarregado ou Data Protection Officer (DPO): pessoa indicada pela Sabó para atuar como canal de comunicação entre nós, os Titulares dos Dados Pessoais e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). 

Legislação aplicável: toda legislação que verse sobre privacidade e proteção de Dados Pessoais, especialmente a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD). 

Nossos ambientes: designa o endereço eletrônico https://www.sabo.com.br (“Portal Sabó”) e seus subdomínios, além dos ambientes físicos. 

Política: é esta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais. 

Titular dos Dados Pessoais: é você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem, seja na condição de usuário, cliente, prestador de serviço, imprensa, colaborador ou candidato a vagas.

Tratamento: toda operação realizada com Dados Pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração. 

IP: Abreviatura de Internet Protocol. É conjunto alfanumérico que identifica os seus dispositivos na Internet.

CCTV: Do inglês Closed-Circuit Television ou Circuito Fechado de Televisão. Consiste em um sistema de televisão constituído por câmeras localizadas em pontos específicos com o objetivo de monitorar determinados ambientes físicos.

NOTA ESPECIAL PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E REPRESENTANTES LEGAIS 
  • Caso você tenha menos de 18 anos de idade, não deverá se registrar em nossos ambientes. 
  • Nossas plataformas não são destinadas para o registro de crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos e os pais ou representantes legais devem supervisionar as atividades online dos menores de idade. 
  • As atividades de adolescentes maiores de 16 anos e menores de 18 anos de idade devem ser assistidas pelos pais ou representantes legais. 
NOTA ESPECIAL PARA IDOSOS 

Caso você tenha mais de 60 anos, saiba que estamos cientes do risco de tratar seus dados pessoais e nos comprometemos a tomar todas as medidas cabíveis para protegê-los. Ademais, nos comprometemos a tratá-los de forma: 

  • Clara; 
  • Simples; 
  • Acessível; e  
  • Adequada ao seu entendimento. 

2. SOBRE DADOS COLETADOS

2.1. Como os Dados são coletados.

Os Dados, incluindo Dados Pessoais, poderão ser coletados quando Você nos submete ou quando Você interage em Nossos Ambientes e serviços, o que inclui:

O que se coleta?
Para que se coleta?
Dados cadastrais
  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • CPF
  • RG
  • Gênero
  • Telefone
  • Nacionalidade
  • E-mail
  • Endereço Completo
  • Estado Civil
  • Cargo e empresa que trabalha
  • Ramo e segmento de atividade

(i) Identificar e autenticar Você.
(ii) Cumprir as obrigações decorrentes da prestação dos nossos serviços.
(iii) Ampliar nosso relacionamento, informando-o sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos que consideramos relevantes para Você.
(iv) Para que Você possa participar das Palestras Online e receber seu certificado ou solicitar a realização de Palestras Técnicas, caso seja de seu interesse.
(v) Promover seu contato conosco e gerenciar suas dúvidas e solicitações.
(vi) Realizar recrutamento de colaboradores caso Você deseje trabalhar conosco.
(vii) Permitir o fornecimento de serviços e funcionalidades mais personalizados e adequados às suas necessidades, inclusive em alinhamento aos nossos interesses legítimos e comerciais.
(viii) Proteger Você realizando prevenção a fraudes e riscos associados, além do cumprimento de obrigações legais e regulatórias.

Dados De Identificação Digital
  • Endereço IP e Porta Lógica de Origem
  • Dispositivo (versão do sistema operacional)
  • Geolocalização
  • Registros de data e horário cada ação que Você realizar
  • Quais telas Você acessou
  • Cookies
  • Imagens em vídeo capturadas em CCTV

(i) Identificar e autenticar Você.

(ii) Monitoramento de segurança dos Nossos Ambientes em prol da sua e da nossa segurança.

(iii) Cumprir com obrigações legais de manutenção de registros estabelecidas pelo Marco Civil da Internet – Lei 12.965/2014.

(iv) Proteger Você realizando prevenção a fraudes, proteção ao crédito e riscos associados, além do cumprimento de obrigações legais e regulatórias.

2.2. Dados necessários. 

Muitos de nossos serviços e das funcionalidades dos Nossos Ambientes dependem diretamente de alguns Dados informados na tabela acima, principalmente dos Dados cadastrais. Caso Você opte por não fornecer alguns desses Dados, podemos ficar impossibilitados de executar alguns de nossos serviços e funcionalidades, em Nossos Ambientes.

2.3. Atualização e Veracidade dos Dados. 

Você é o único responsável pela precisão, veracidade ou falta dela em relação aos Dados que Você fornece ou pela sua desatualização. Fique atento pois é de sua responsabilidade garantir a exatidão ou mantê-los atualizados.

2.3.1. Da mesma forma, Nós não somos obrigados a tratar quaisquer dos seus Dados se houver razões para crer que tal tratamento possa nos imputar qualquer infração de qualquer lei aplicável, ou se Você estiver utilizando Nossos Ambientes para quaisquer fins ilegais, ilícitos ou contrários à moralidade.

2.4. Base de Dados.

A base de dados formada por meio da coleta de Dados é de nossa propriedade e responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos do negócio.

2.5. Tecnologias empregadas.

Nós utilizamos a(s) seguinte(s) tecnologia(s):

(i) Cookies, utilizados para melhorar a funcionalidade do Portal Sabó, de acordo com as informações disponíveis na Política de Cookies. A qualquer tempo, Você pode bloquear o uso de Cookies através das configurações de seu navegador de internet, hipótese em que algumas funcionalidades do Portal Sabó poderão ser limitadas.

2.5.1. Todas as tecnologias utilizadas respeitarão sempre a legislação vigente e os termos desta Política.

2.6. Nós não utilizamos nenhum tipo de decisão unicamente automatizada que afetem seus interesses 

3. COMO SEUS DADOS E INFORMAÇÕES SÃO COMPARTILHADOS

3.1. Hipóteses de compartilhamento dos Dados.

Os Dados e as atividades registradas (logs) podem ser compartilhados, sempre respeitando o envio do mínimo de informações necessárias para atingir as finalidades:

(i) Com prestadores de serviços as empresas parceiras necessárias à prestação dos nossos serviços e funcionalidades, bem como para facilitar ou executar atividades relacionadas aos Nossos Ambientes

(ii) Com empresas de marketing e publicidade, para entregar as promoções e informações adequadas ao seu perfil;

(iii) De forma automática em caso de movimentações societárias, como fusão, aquisição e incorporação; e

(iv) Com autoridades judiciais, administrativas, regulatórias ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial.

Caso você tenha qualquer dúvida sobre com quem compartilhamos seus Dados, entre em contato conosco por meio dos Canais de Atendimento disponibilizados no final desta Política.

4. COMO SEUS DADOS SÃO PROTEGIDOS E COMO VOCÊ TAMBÉM PODERÁ PROTEGÊ-LOS

4.1. Práticas de Segurança e Governança.

Para resguardar a sua privacidade e proteger os seus Dados, nós contamos com um programa de governança que contém regras de boas práticas, políticas e procedimentos internos, os quais estabelecem condições de organização, treinamentos, ações educativas e mecanismos de supervisão e mitigação de riscos relacionados ao Tratamento de Dados Pessoais.

4.2. Cuidados que Você deve tomar.

É muito importante que Você proteja seus Dados contra acesso não autorizado ao seu computador e Smartphone, além de se certificar de sempre clicar em “sair” ao encerrar sua navegação em um computador compartilhado. Também é muito importante que Você saiba que não serão enviadas por Nós mensagens eletrônicas solicitando confirmação de dados ou com anexos que possam ser executados (extensões: .exe, .com, entre outros) ou ainda links para eventuais downloads, como também não serão exigidas informações confidenciais, como número de cartão de crédito, no uso dos Nossos Ambientes.

4.3. Adoção de boas práticas.

Você também é responsável pelo sigilo de seus Dados e deve ter sempre ciência de que o compartilhamento de senhas e dados de acesso viola esta Política e pode comprometer a segurança dos seus Dados e dos Nossos Ambientes. Caso você identifique ou tome conhecimento sobre o comprometimento da segurança dos seus Dados, entre em contato com o nosso Encarregado por meio dos Canais de Atendimento disponibilizados no final desta Política.

4.4. Acesso aos Dados Pessoais, proporcionalidade e relevância.

Internamente, os Dados Pessoais coletados são acessados somente por profissionais devidamente autorizados, respeitando os princípios de proporcionalidade, necessidade e relevância para os objetivos do negócio, além do compromisso de confidencialidade e preservação da sua privacidade nos termos desta Política. Na hipótese de vazamentos individuais ou acessos não autorizados relativos aos seus Dados Pessoais, poderemos promover, desde que estes representem a você dano ou risco relevante e você esteja de acordo, a conciliação direta nos termos do art. 52, § 7º, da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

4.5. Links externos.

Quando Você utilizar Nossos Ambientes, Você poderá ser conduzido, via link, a outros portais ou plataformas, que poderão coletar suas informações e ter sua própria Política de Tratamento de Dados.

4.5.1. Caberá a Você ler a Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de tais portais ou plataformas fora dos Nossos Ambientes, sendo de sua responsabilidade aceitá-la ou rejeitá-la. Nós não somos responsáveis pelas Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de terceiros e nem pelo conteúdo de quaisquer websites, conteúdo ou serviços ligados a ambientes que não os dos nossos serviços.

4.6. Serviços de parceiros.

Nós possuímos empresas parceiras que oferecem serviços e/ou produtos por meio dos serviços e/ou de funcionalidades que podem ser acessados a partir dos Nossos Ambientes. Os Dados eventualmente fornecidos por Você diretamente a estas empresas parceiras serão de responsabilidade destas, estando assim sujeitos às suas próprias práticas de coleta e uso de dados.

4.7. Processamento por terceiros sob nossa diretriz.

Caso empresas terceirizadas realizem o Tratamento em nosso nome, de quaisquer Dados Pessoais que são coletados, elas respeitarão as condições aqui estipuladas e as normas de segurança da informação, obrigatoriamente.

5. COMUNICAÇÃO POR E-MAIL

Para otimizar e melhorar nossa comunicação, quando enviamos um e-mail para Você podemos receber uma notificação quando eles são abertos, desde que esta possibilidade esteja disponível. É importante você ficar atento, pois os e-mails são enviados somente pelos domínios: sabo.com.br; informativosabo.com.br; sabo.com.br; sabo.net.br; sabogroup.com.br; sabousa.net; sabousa.us; sabousainc.com e sabousainc.net

6. COMO SÃO ARMAZENADOS SEUS DADOS PESSOAIS E O REGISTRO DE ATIVIDADES

6.1. Local de armazenamento.

Os Dados tratados e os registros de atividades (logs) são armazenados em ambiente seguro e controlado, podendo estar em nossos servidores localizados no Brasil, bem como em ambiente de uso de recursos ou servidores na nuvem (cloud computing), o que poderá exigir transferência e/ou processamento dos seus Dados fora do Brasil. Essas transferências envolvem apenas empresas que demonstrem estar em conformidade com as legislações aplicáveis, mantendo um nível de conformidade semelhante ou mais rigoroso que o previsto na legislação brasileira. 

6.1.1. Também poderemos manter registros de gravações de CCTV por períodos curtos de acordo com nossas políticas de segurança e monitoramento de ambientes físicos para proteger Você, nossos colaboradores e Nossos Ambientes.

6.2. Prazo de armazenamento.

Nós armazenamos os Dados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram tratados ou para cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias ou para preservação de direitos.  

6.3. Prazos de armazenamento superiores.

Para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes, proteção ao crédito e preservação de direitos, Nós poderemos permanecer com o histórico de registro de seus Dados por prazo maior nas hipóteses que a lei ou norma regulatória assim estabelecer.

6.4. Descarte dos Dados.

Findos o prazo de manutenção e a necessidade legal, os Dados serão excluídos com uso de métodos de descarte seguro ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos. 

6.5. Os Dados coletados serão armazenados em nossos servidores localizados no Brasil, bem como em ambiente de uso de recursos ou servidores na nuvem (cloud computing), o que poderá exigir uma transferência e/ou processamento destes Dados fora do Brasil.

7. TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS

7.1. Para viabilizar e melhorar a execução das nossas atividades, alguns de nossos parceiros e prestadores de serviço podem estar localizados fora do Brasil ou usar recursos e servidores em outros países, o que poderá exigir a transferência internacional dos seus dados pessoais. Nos apenas transferimos seus dados para fora do Brasil para as seguintes finalidades:

Finalidade
País de Destino

Realizar o gerenciamento de CRM

EUA e União Europeia

7.2. Nós tomamos o cuidado necessário para assegurar que as transferências atendam as diretrizes estabelecidas pela legislação vigente e apenas transferimos seus dados para empresas que demonstrem estar em conformidade com as legislações aplicáveis, mantendo um nível de conformidade semelhante ou mais rigoroso que o previsto na legislação brasileira.

7.3. Mantemos contratos com essas empresas que exigem rigor na proteção dos seus dados e na segurança da informação. Esses contratos garantem que seus dados sejam mantidos em sigilo e usados apenas para realizar os serviços contratados.

8. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS E COMO EXERCÊ-LOS

8.1. Seus direitos básicos.

Os Dados são seus e a Legislação aplicável traz uma série de direitos relacionados a eles, que poderão ser exercidos por você através de requisição ao nosso Encarregado pelo Canal de Atendimento disponibilizado no final desta Política. 

(i) Confirmação e acesso: você poderá solicitar a confirmação sobre a existência de Tratamento e o acesso a seus Dados, inclusive por meio da solicitação de cópias de registros que temos sobre você. 

(ii) Correção: você poderá solicitar a correção de seus Dados que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados. 

(iii) Anonimização, bloqueio ou eliminação: você poderá solicitar a anonimização dos seus Dados, para que eles não possam mais ser relacionados a você, o bloqueio dos seus Dados, suspendendo temporariamente a possibilidade de Tratamento para certas finalidades, ou a eliminação dos seus Dados. 

(iv) Informação sobre compartilhamento: você poderá solicitar informações sobre terceiros com os quais compartilhamentos seus Dados, limitando essa divulgação a informações que não violem nossa propriedade intelectual ou segredo de negócios. 

(v) Revogação do consentimento: você poderá optar por retirar o consentimento para alguma finalidade que você tenha consentido. Essa revogação não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente. Se você retirar seu consentimento para finalidades fundamentais ao regular funcionamento dos nossos ambientes e serviços, estes poderão ficar indisponíveis para você. 

(vi) Oposição: você poderá se opor ao Tratamento dos seus Dados, caso não concorde com alguma finalidade. 

(vii) Revisão: em caso de decisões baseadas exclusivamente em tratamentos automatizados, você poderá solicitar a revisão da decisão, indicando seus interesses que possam ter sido afetados. 

8.2. Requisição.

Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercícios dos seus direitos, nós poderemos solicitar informações complementares para comprovar sua identidade, buscando impedir fraudes. 

8.2.1. Não atendimento de requisições. Nós poderemos deixar de atender alguma requisição de exercício de direitos, caso o atendimento viole nossa propriedade intelectual ou segredo de negócios, bem como quando houver obrigação legal ou regulatória para retenção de Dados. Além disso, podemos deixar de atender a sua requisição se precisarmos reter os Dados para possibilitar nossa defesa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza. 

8.2.1.1. Respostas às requisições. Nós nos comprometemos a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável. 

9. INFORMAÇÕES SOBRE ESTA POLÍTICA

9.1. Alteração do teor e atualização.

Você está ciente que Nós poderemos alterar o teor desta Política a qualquer momento, em caso de atualização das finalidades ou necessidades do tratamento, em especial para adequação e atendimento à disposição de lei ou norma que tenha força jurídica equivalente. Nesse sentido, sempre que Você acessar Nossos Ambientes ou utilizar nossos serviços, deverá verificar o teor da Política de Privacidade vigente à época.

9.2. Inaplicabilidade.

Caso algum ponto desta Política seja considerado inaplicável por Autoridade de Dados ou judicial, as demais condições permanecerão em pleno vigor e efeito.

9.3. Comunicação Eletrônica.

Você reconhece como válida, eficaz e suficiente toda comunicação emitida por Nós e enviada por e-mail (aos endereços informados por Você), SMS, aplicativos de comunicação instantânea ou qualquer outra forma digital, seja para a divulgação de qualquer assunto que se refira aos serviços que prestamos, aos seus dados, bem como qualquer outro assunto que entendemos relevante à prestação dos nossos serviços e funcionalidades.

Canais de Atendimento.

Em caso de qualquer dúvida com relação às disposições constantes desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados, inclusive para exercício dos seus direitos, você poderá entrar em contato com nosso Encarregado, que está à disposição nos seguintes endereços:

Encarregado: Peck Advogados

Responsável indicada pelo Peck Advogados: Cecília Helena de Castro

Responsável Substituta indicada pelo Peck Advogados: Leandro Bissoli

E-mail para contato: encarregadolgpd@sabo.com.br 

9.4. Lei aplicável e foro:

Essa Política será interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português.

Atualizada em 29 de setembro de 2024

1. INTRODUÇÃO

De modo a reafirmar o seu compromisso com a proteção dos dados pessoais e promover uma experiência ainda mais transparente no site sabo.com.br, a

SABÓ INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE AUTOPEÇAS LTDA

Sede: Rua Cerro Corá, 2175 – 4º andar – CEP 05061-450 – Vila Romana, São Paulo – SP, Tel:  (55 11) 2174 5000 ou 0800 77 12 155

CNPJ: nº 60.860.681/0004-32

apresenta a você está Política de Cookies (“Política”), de modo a explicar como utilizamos os cookies para melhorar a navegabilidade e a sua experiência em nosso Site.

Você poderá definir as suas preferências por meio da nossa ferramenta de gestão de cookies ao acessar o nosso Site, sendo possível também adequar as configurações de seu navegador de internet. 

Recomendamos também a leitura da nossa Política de Privacidade, na qual trazemos a você mais informações sobre nosso compromisso com a sua privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

2. O QUE SÃO COOKIES?

Cookies são pequenos arquivos digitais em formato de texto que são armazenados no seu dispositivo (computador, smartphone, tablet, etc.) pelo navegador de internet e que guardam informações relacionadas às suas preferências, como idioma preferido, localização, recorrência das suas sessões, e outras variáveis que os desenvolvedores consideram relevantes para tornar a sua experiência muito mais eficiente.

3. PARA QUE UTILIZAMOS OS COOKIES?

Os Cookies servem para aprimorar a sua experiência, tanto em termos de performance, como em termos de usabilidade, uma vez que os conteúdos disponibilizados serão direcionados às suas necessidades e expectativas.

Nesse sentido, destacamos as principais finalidades, de acordo com as categorias de cookies apresentadas a você:

  • Cookies Estritamente Necessários – permitem a navegação e utilização das aplicações, bem como o acesso a áreas seguras do site. Sem estes cookies, o site não funciona corretamente.
  • Cookies Analíticos – coletam dados estatísticos anônimos com a finalidade de analisar a utilização do site e seu respectivo desempenho.
  • Cookies de Funcionalidade – são utilizados para assegurar a disponibilização de funcionalidades adicionais do site ou para guardar as preferências definidas pelo usuário ao navegar na internet, sempre que utilizar o mesmo dispositivo.
  • Cookies de Publicidade – coletam as informações de sua visita em nosso Site para que as propagandas nele dispostas sejam mais relevantes para você e de acordo com os seus interesses. Geralmente estão atrelados a Cookies de propriedade de terceiros. Caso Você desabilite estes Cookies, note que você ainda visualizará as publicidades, mas elas não serão personalizadas às suas preferências.

A utilização de cookies é algo muito comum em qualquer plataforma digital atualmente. O seu uso não prejudica de forma alguma os dispositivos em que são armazenados.

4. POR QUANTO TEMPO TRATAMOS OS COOKIES?

Nós utilizamos cookies próprios e de terceiros no site, os quais podem ser classificados quanto à sua temporalidade:

  • Cookies de Sessão – são os cookies temporários que permanecem arquivados até que você saia do site ou encerre o navegador.
  • Cookies Persistentes – são os cookies que ficam armazenados no seu dispositivo até que sejam excluídos (o tempo que o cookie permanecerá no dispositivo depende do seu “tempo de vida” e das configurações do seu navegador de internet).

5. É POSSÍVEL CONTROLAR OU EXCLUIR COOKIES?

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Lembrando que a maioria dos navegadores de internet é configurada para aceitar automaticamente os cookies .

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6. CANAIS DE ATENDIMENTO

Em caso de qualquer dúvida com relação às disposições constantes desta Política e do uso de cookies, você poderá entrar em contato com nosso Encarregado, disponível no seguinte endereço:

E-mail para contato:  encarregadolgpd@sabo.com.br

7. INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE OS COOKIES

Apresentamos abaixo os detalhes sobre o uso dos cookies no site, bem como as suas finalidades:

7.1. Cookies Estritamente Necessários

Cookie
Finalidade
Validade
Tipo

_grecaptcha

Usado para distinguir seres humanos e bots. Isso é benéfico para o site, de modo a realizar relatórios válidos sobre o uso do site.

Persistente

_GRECAPTCHA

Usado para distinguir seres humanos e bots. Isso é benéfico para o site, de modo a realizar relatórios válidos sobre o uso do site.

179 dias

Persistente

CONSENT

Usado para detectar se o visitante aceitou a categoria de marketing no banner do cookie. Este cookie é necessário para o cumprimento da GDPR do site

2 anos

Persistente

rc::a

Usado para distinguir seres humanos e bots. Isso é benéfico para o site, de modo a realizar relatórios válidos sobre o uso do site.

Persistente

rc::b

Usado para distinguir seres humanos e bots.

Sessão

rc::c

Usado para distinguir seres humanos e bots.

Sessão

test_cookie

Usado para verificar se o navegador do visitante suporta cookies.

1 dia

Persistente

7.2. Cookies Analíticos

Cookie
Finalidade
Validade
Tipo

__utma

Coleta dados relacionados ao número de vezes que o usuário visitou o site, bem como as datas da primeira e última visita. Usado pelo Google Analytics.

2 anos

Persistente

__utmb

Registra o momento exato que o usuário acessou o site. Usado pelo Google Analytics para calcular a duração da visita ao site.

1 dia

Persistente

__utmc

Registra o momento exato que o usuário saiu do site. Usado pelo Google Analytics para calcular a duração da visita ao site.

Sessão

__utmt

Usado para acelerar a velocidade das solicitações feitas no servidor

1 dia

Persistente

__utmv

Salva os parâmetros de rastreamento definidos pelo usuário para uso no Google Analytics.

Sessão

__utmz

Coleta dados de onde o usuário acessou o site, qual ferramenta de busca foi utilizado, qual link foi clicado e quais termos foram usados. Usado pelo Google Analytics.

6 meses

Persistente

Rdtrk

Coleta informações sobre o comportamento do usuário em vários sites. Esta informação é usada para otimizar a relevância da propaganda no site.

10 anos

Persistente

_ga

Registra um ID único que é usado para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site

2 anos

Persistente

_gat

Usado pelo Google Analytics para controlar a taxa de solicitação

1 dia

Persistente

__gd#

Gerenciador de marcações Google A

Sessão

_gid

Registra um ID único que é usado para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site

1 dia

Persistente

_ga_#

Usado pelo Google Analytics para coletar dados sobre o número de vezes que um usuário visitou o site, bem como datas da primeira e mais recente visita

2 anos

Persistente

6.3. Cookies de Marketing

Cookie
Finalidade
Validade
Tipo

__trf.src

Este Cookie é usado para registrar como o usuário acessou o site para permitir o pagamento de taxas de comissão de referência aos parceiros.

2 anos

Persistente

_gcl_au

Usado pelo Google AdSense para testes de eficiência de publicidades por meio de sites utilizando o serviço.

3 meses

Persistente

Rdtrk

Coleta informações sobre o comportamento do usuário em vários sites. Esta informação é usada para otimizar a relevância da propaganda no site.

10 anos

Persistente

ads/ga-audiences

Usado pelo Google AdWords para reconquistar visistantes que provavelmente serão convertidos em clientes com base no comportamento online do visitante em websites.

Sessão

IDE

Usado pelo Google DoubleClick para registrar e relatar as ações do usuário do site após visualizar ou clicar em um dos anúncios do anunciante com o objetivo de medir a eficácia de um anúncio e apresentar anúncios direcionados ao usuário.

1 ano

Persistente

remote_sid

Necessário para a implementação e funcionalidade do conteúdo de vídeo do YouTube no site.

Sessão

VISITOR_INFO1_LIVE

Tenta estimar a largura de banda dos usuários em páginas com vídeos integrados do YouTube.

179 dias

Persistente

YSC

Registra um ID único para manter estatísticas de quais vídeos do YouTube o usuário tem visto.

Sessão

yt-remote-cast-available

Registra as preferências do reprodutor de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado.

Sessão

yt-remote-cast-installed

Registra as preferências do reprodutor de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado.

Sessão

yt-remote-connected-devices

Registra as preferências do reprodutor de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado.

Persistente

yt-remote-connected-device-id

Registra as preferências do reprodutor de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado.

Persistente

yt-remote-fast-check-period

Registra as preferências do reprodutor de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado.

Sessão

yt-remote-session-app

Registra as preferências do reprodutor de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado.

Sessão

yt-remote-session-name

Registra as preferências do reprodutor de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado.

Sessão

Política da Gestão da Qualidade e Ambiental
Revisão 33, data 29/09/2023
A Sabó Indústria e Comércio de Autopeças Ltda., fabricante de sistemas de vedação e condução, com aplicação nas indústrias automotivas, mecânicas, de implementos agrícolas e eletrodomésticos, atuando no mercado nacional e internacional, estabelece sua Política de Gestão da Qualidade e Ambiental com as seguintes diretrizes:
  • Atender aos requisitos especificados com foco em qualidade e meio-ambiente;
  • Cumprir com a legislação aplicável ao Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiental;
  • Manter o sistema de gestão para melhoria contínua do desempenho da organização;
  • Prevenir a poluição, buscando sempre que possível a eliminação na fonte, a redução ou o controle de seus aspectos ambientais, priorizando os resíduos sólidos industriais;
  • Os gestores e colaboradores têm a responsabilidade de praticar e divulgar esta Política.
Produzir sem agredir o meio ambiente
A preocupação com o meio ambiente faz parte das ações em todas as etapas de produção do grupo SABÓ. A maioria das plantas do grupo têm ISO 14001, do sistema de gestão ambiental cujo objetivo é planejar, implementar, avaliar e analisar as atividades, práticas e procedimentos que estão relacionados com o meio ambiente numa organização. As melhorias constantes no processo de concepção dos produtos e na linha de produção evitam ou reduzem a produção dos resíduos industriais comuns nesse tipo de indústria. A SABÓ possui equipamentos de controle ambiental para tratar os efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Além disso, todos os nossos colaboradores são treinados para reduzir o consumo de água e energia usada na fabricação dos sistemas de vedação e condução e parte da água usada nesses processos vem do reaproveitamento da água da chuva. Todas essas ações têm o objetivo de levar os melhores produtos para nossos clientes sem agredir o meio ambiente.
Perfeita nos Detalhes
Fornecer produtos State-of-the-Art e auto-certificados exige que todos os integrantes do processo produtivo do grupo SABÓ, em qualquer parte do mundo, tenha a mesma filosofia: buscar sempre a tecnologia da perfeição. Este pensamento global, aliado à uma forte atuação local, são complementados por investimentos maciços em equipamentos de projetos e testes, softwares de última geração, qualificação profissional, pesquisa de materiais e engenharia avançada além de certificações de qualidade conferidas pelos mais rígidos padrões existentes. Um conjunto de recursos que garantem, em todas as plantas e escritórios do grupo SABÓ capacidade para desenvolver e liderar as soluções do futuro.
Gestão para o Desenvolvimento
Um dos pilares do conceito de sustentabilidade nas empresas é estabelecer relações de respeito integral entre seus colaboradores, promovendo a civilidade e combatendo preconceitos. No grupo SABÓ, as práticas de gestão de pessoas levam em conta a integração, o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e profissional de todos seus colaboradores. Com diversos Programas de estímulo à gestão participativa e ao desenvolvimento coletivo, nossos grupos multidisciplinares incentivam a colaboração e a criatividade de cada um dos profissionais que fazem parte da empresa.
Qualidade e Requisitos Ambientais
Política de RH
Como uma empresa moderna e internacionalmente reconhecida pela qualidade de seus produtos e serviços, a SABÓ busca valorizar sempre as práticas de gestão de pessoas levando em conta a integração, o bem estar e o desenvolvimento pessoal e profissional de todos seus colaboradores.
Política Anticorrupção e Suborno
Esta política visa dar ciência a todos os funcionários e terceiros SABÓ, a respeito da lei brasileira anticorrupção, especialmente para que todos estejam engajados no objetivo de mitigar situações de risco para a SABÓ, sejam seus conselheiros, administradores, diretores ou demais profissionais da empresa. Veja o Material completo clicando aqui
Código de Ética e Conduta da Sabó
 No Código de Ética e Conduta distribuído em julho/2014, consta que em 2016 seria feita uma revisão em seu conteúdo.
 
Aos Nossos Fornecedores e Prestadores de Serviços
A SABÓ mantém um estreito relacionamento com seus fornecedores e prestadores de serviços através de uma parceria que tem durado décadas. A SABÓ exige qualidade e pontualidade, mas sabe reconhecer e valorizar a tradição e a confiança mútua que conquistou no mercado.

Como se tornar um parceiro fornecedor ou prestador de serviços.

Bem-vindo à Sabó! A seguir, apresentamos os Termos e Condições de Uso (“Termos”), contendo as principais regras que devem ser observadas por Você ao acessar e utilizar as funcionalidades site da:
SABÓ INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE AUTOPEÇAS LTDA inscrita no CNPJ/ME sob o nº. 60.860.681/0004-32, com sede na Rua Cerro Corá, 2175, 4º andar, Vila Romana, São Paulo/SP, CEP: 05061-450
disponível eletronicamente através do link https://www.sabo.com.br (“Portal Sabó”). Como condição para acesso e uso das funcionalidades do Portal Sabó, que incluem o acesso às informações sobre nossas soluções, serviços e produtos, além de canais de atendimento e outras funcionalidades, Você declara que fez a leitura completa e atenta das regras deste documento, estando plenamente ciente e de acordo com estas disposições. Durante a utilização do Portal Sabó, poderão ser requeridas informações adicionais relacionadas a Você para melhor lhe atendermos. Não se preocupe, a utilização de seus dados está regulada de acordo com a nossa Política de Privacidade, que pode ser acessada por Você a qualquer momento.

1. FUNCIONALIDADES DO PORTAL SABÓ

1.1. Acesso livre

A disponibilização do conteúdo no Portal Sabó tem caráter gratuito para os seus usuários e, em regra, não exige cadastro prévio.

1.2. Elegibilidade

Nós podemos alterar os critérios de elegibilidade de acesso e utilização do Portal Sabó a qualquer momento e ao seu critério, sem a necessidade de comunicação ou aviso prévio à Você ou a qualquer terceiro, sendo de extrema importância que Você, ao navegar no Portal Sabó, sempre verifique as regras vigentes.

1.3. Atendimento

Ao fornecer seus dados em nossa página de atendimento, Você concorda que poderá receber, no e-mail e/ou telefone informados, mensagens da Sabó.

1.4. Apresentação do Site

Portal Sabó e suas funcionalidades são apresentados a Você na maneira como estão disponíveis, mas podem passar por constantes aprimoramentos e atualizações sem a necessidade de prévio aviso.
1.4.1.
Neste caso, Nós nos comprometemos a preservar a funcionalidade do Portal Sabó com esforços razoáveis, utilizando layout que respeita a usabilidade e navegabilidade, sempre que possível, bem como exibir as funcionalidades de maneira clara, completa, precisa e suficiente de modo que exista uma correta percepção do que está sendo praticado e proteger, por meio do estado da técnica disponível, os dados coletados pelas funcionalidades disponibilizadas.

2. USO DO PORTAL SABÓ POR VOCÊ

2.1. Acesso ao Portal Sabó.

O acesso ao Portal Sabó pode ser efetuado através do uso da internet, por meio do link www.sabo.com.br, não sendo permitido o acesso por meio de nenhum outro meio diverso não autorizado pela Sabó.

2.2. Funcionalidades do Portal Sabó.

Você poderá usufruir da navegação do Portal, onde terá acesso a diversos conteúdos informativos, tais como notícias, eventos, catálogo de produtos, newsletter, destinados a atender os mais diversos públicos e expor informações dos produtos ofertados pela Sabó.

2.3. Chatbot.

Para sua conveniência, caso Você tenha alguma dúvida, sugestão ou deseje buscar maiores informações sobre nossas soluções, serviços e produtos Você poderá nos contatar diretamente pelo WhatsApp por meio do link disponível no Portal da Sabó, ocasião em que serão solicitados o seu nome, seu e-mail e seu telefone de contato.

2.4. Catálogos.

Você poderá verificar os produtos da Sabó, incluindo seus dados técnicos e suas aplicações, por meio de nosso catálogo eletrônico disponível para Você no Portal da Sabó, pelo aplicativo que poderá ser baixado diretamente nas páginas do Google Play e App Store ou, se preferir, Você poderá instalar o programa executável em seu computador.

2.5. Palestras Técnicas.

Você poderá solicitar diretamente para a Sabó caso tenha interesse na realização de palestras técnicas para seus funcionários, por exemplo. Para tanto, Você deverá preencher seus dados no formulário disponível na página “Palestras Técnicas” para que possamos retornar o seu contato.

2.6. Palestras Online.

Caso seja de seu interesse, Você poderá também se inscrever sem custos nas palestras online realizadas pela Sabó, bastando preencher seus dados no formulário disponível na página “Palestras Online” do Portal Sabó.

2.7. Trabalhe conosco.

Sabó também dispõe de área no Portal Sabó destinada aos candidatos aos processos seletivos. Caso Você tenha interesse em fazer parte do time, poderá saber mais sobre as oportunidades em destaque e nos enviar seu currículo por meio de nosso parceiro, se inscrevendo na vaga que desejar de acordo com o seu perfil profissional, na página “Trabalhe Conosco”.

2.8. Integridade das informações.

Você é o único responsável pela integridade e veracidade das informações inseridas por Você no Portal Sabó, respondendo civil e criminalmente pelos efeitos advindos de uso irregular de informações de terceiros ou informações falsas.

3. CONTEÚDO E DADOS INSERIDOS NO PORTAL SABÓ E PROPRIEDADE INTELECTUAL

3.1. Propriedade Intelectual.

Ao acessar o Portal Sabó, Você declara que irá respeitar todos os direitos de propriedade intelectual da Sabó, incluindo, mas não se limitando, aos programas de computador, direitos autorais e direitos de propriedade industrial sobre as marcas, patentes, nomes de domínio, denominação social e desenhos industriais, eventualmente depositados ou registrados em nome da Sabó, bem como de todos os direitos referentes a terceiros que porventura estejam, ou estiveram, de alguma forma, disponíveis no Portal Sabó, sendo que a sua infração poderá ensejar o pagamento de indenização por perdas e danos judicialmente apurados.
3.1.1.
A eventual remoção, bloqueio ou suspensão de qualquer conteúdo ou funcionalidade do Portal Sabó em decorrência de alguma reclamação deverá ser sempre compreendida como demonstração de boa-fé e intenção de solução amigável de conflitos, jamais como reconhecimento de culpa ou de qualquer infração pela Sabó a direito de terceiro.

3.2. Seus Dados.

Você é e continuará sendo o titular e proprietário de todos os dados, submetidos e/ou compartilhados no Portal Sabó por Você (“Seus Dados”), bem como será o exclusivo responsável pela veracidade deles.

3.3. Legalidade dos Seus Dados.

Sabó não se obrigará a tratar quaisquer dos Seus Dados se houver razões para crer que tal tratamento possa imputar à Sabó qualquer infração de qualquer lei aplicável ou que o Portal Sabó esteja sendo utilizado, sob critério exclusivo da Sabó, para quaisquer fins ilegais, ilícitos ou contrários à moralidade.

3.4. Ausência de garantias quanto a Seus Dados e ao Conteúdo.

Sabó não garante a qualidade, coerência, integridade, forma, atualização ou fonte dos Seus Dados, pois não controla, verifica ou faz juízo deles. A Sabó não é responsável, portanto, por quaisquer inveracidade, desatualização ou erro de Seus Dados.

3.5. Armazenamento.

Sabó não presta e o Portal Sabó não constitui serviço de armazenamento, portanto a Sabó não possui qualquer obrigação de armazenar ou reter cópia de Seus Dados ou qualquer conteúdo por ela publicado.

3.6. Não mineração.

É vedado a utilização de softwares de mineração de dados no Portal Sabó, de qualquer tipo ou espécie, além de outro aqui não tipificado que atue de modo similar.

3.7. Indenização.

Na incidência de danos à Sabó ou a terceiros, o responsável se compromete a arcar com todas as obrigações de indenizar o sujeito lesado, inclusive daqueles danos cuja origem for de atos praticados por meio dos dados informados em formulários disponibilizados no Portal Sabó, assumindo o polo passivo de ação judicial ou procedimento administrativo e requerendo a exclusão da Sabó, devendo arcar totalmente com as despesas e custas processuais atinentes, deixando-a livre de prejuízos e ônus.

3.8. Integridade do Portal Sabó.

Você compromete-se a não acessar áreas de programação do Portal Sabó, seu banco de dados, códigos fonte ou qualquer outro conjunto de dados disponíveis nestes ambientes, bem como não realizar ou permitir engenharia reversa, nem traduzir, decompilar, copiar, modificar, reproduzir, alugar, sublicenciar, publicar, divulgar, transmitir, emprestar, distribuir ou, de outra maneira, dispor inapropriadamente das funcionalidades do Portal Sabó.

4. ISENÇÃO E LIMITAÇÕES DE RESPONSABILIDADE

4.1. Disponibilidade do Portal Sabó.

Sabó envida seus esforços para a manutenção da disponibilidade contínua e permanente do Portal Sabó. No entanto, pode ocorrer, eventualmente, alguma indisponibilidade temporária decorrente de manutenção necessária ou mesmo gerada por motivo de força maior, como desastres naturais, falhas nos sistemas de comunicação e acesso à internet, ataques cibernéticos invasivos, ou quaisquer fatos de terceiro que fogem da esfera de vigilância e responsabilidade da Sabó.
4.1.1.
Se isso ocorrer, a Sabó fará o que estiver ao seu alcance para restabelecer o acesso ao Portal Sabó o mais breve possível, dentro das limitações técnicas de seus serviços e serviços de terceiros, dos quais depende para ficar online. Por essa razão, Você fica ciente que não poderá pleitear indenização ou reparação de danos no caso se o Portal Sabó permanecerem fora do ar, independente da motivação.
4.1.2.
Sem prejuízo de outras condições destes Termos, a Sabó não se responsabilizará: (i) Por quaisquer problemas, bugs, glitches ou funcionamentos indevidos que ocorrerem nos seus dispositivos e equipamentos; (ii) Por qualquer dano direto ou indireto ocasionado por eventos de terceiros, a exemplo, mas não se limitando a ataque de hackers, falhas no sistema, no servidor ou na conexão à internet, inclusive por ações de softwares que possam, de algum modo, danificar ativos físicos ou lógicos em decorrência do acesso, utilização ou navegação no Portal Sabó, bem como a transferência de dados, arquivos, imagens, textos, áudios ou vídeos contidos no Portal Sabó; (iii) Pela navegação em quaisquer links externos disponibilizados no Portal Sabó,sendo seu dever, a leitura dos Termos e Condições de Uso e da Política de Privacidade do recurso acessado e agir conforme o determinado; e (iv) Por verificar, controlar, aprovar ou garantir a adequação ou exatidão das informações ou dados disponibilizados em tais links externos, não sendo, portanto, responsável por prejuízos, perdas ou danos ocorridos pela visita a tais sites, cabendo ao interessado verificar a confiabilidade das informações e dados ali exibidos antes de tomar alguma decisão ou praticar algum ato.

5. RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

5.1. Acesso ao Portal Sabó.

Sempre que acessar o Portal Sabó, verifique se de fato está no ambiente disponibilizado por Nós. Ações de hackers podem roubar seus dados, replicarem uma cópia do Portal Sabó ou áreas deste.
5.1.1.
Para verificar a integridade e veracidade do Portal Sabó, clique no cadeado presente na barra de endereço do navegador, verificando os certificados presentes e informados.
5.1.2.
Caso o navegador não apresente os certificados e/ou retorne com a mensagem de que o acesso não é seguro, interrompa imediatamente o uso do Portal Sabó e comunique à Sabó para que as devidas providências sejam tomadas.

6. PENALIDADES

6.1. Penalidades

O descumprimento de qualquer cláusula destes Termos poderá gerar responsabilização nas esferas cível e penal, quando aplicável.
6.1.1.
Você reconhece desde já e se compromete, durante a utilização do Portal Sabó, a não realizar quaisquer ações que atentem contra a moralidade, a ética e boa-fé, obrigando-se a, em nenhuma hipótese, não divulgar, instigar ou auxiliar a prática de atos ilícitos ou fraudulentos, devendo combatê-los sempre que tomar conhecimento sob pena das previsões da cláusula 6.1 acima.

7. OUTRAS DISPOSIÇÕES

7.1. Canais de Atendimento.

Você, toda vez que presenciar ou verificar conteúdo impróprio no Portal Sabó, seja ele notadamente ilícito ou contrário às regras de uso estipuladas nestes Termos, poderá nos contatar por meio do “Contato” pelo link https://www.sabo.com.br//contato/, por meio dos telefones 0800 77 12 155 e (11) 94289-4469 ou pelo e-mail contato@sabo.com.br.

7.2. Atualização dos Termos.

Estes Termos estão sujeitos a constante melhoria e aprimoramento. Assim, reservamo-nos o direito de modificá-los a qualquer momento, conforme nossa finalidade ou conveniência, tal qual para adequação ou para conformidade legal decorrente de norma que tenha força jurídica equivalente, incluindo de órgãos reguladores, motivo pelo qual recomendamos que Você deva verificar a versão mais recente sempre que efetuar o acesso ao Portal Sabó.
7.2.1.
Ao navegar pelo Portal Sabó e utilizar suas funcionalidades, Você aceita guiar-se pelos Termos que se encontram vigentes na data de acesso. Por isso, é recomendável que Você se atualize das condições vigentes.

7.3. Novação e renúncia.

A tolerância do eventual descumprimento de quaisquer condições destes Termos não constituirá renúncia ou novação nem impedirá a Sabó de exigir estas condições a qualquer tempo.

7.4. Nulidade.

Se alguma disposição destes Termos for julgada inaplicável ou sem efeito, o restante continuará a viger normalmente.

7.5. Comunicação.

Você reconhece que toda comunicação realizada por e-mail ou telefone informados por Você é válida, eficaz e suficiente para a divulgação de qualquer assunto que se refira ao Portal Sabó.

7.6. Data e hora.

Portal Sabó tem como base a data e horários oficiais de Brasília (UTC/GMT – 03:00).

7.7. Lei aplicável e foro.

Estes Termos serão interpretados segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o foro do seu domicílio para dirimir qualquer controvérsia que envolva este documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.

7.8.

Estes Termos são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português, sendo eleito o foro, Foro da Comarca de São Paulo/SP, para dirimir qualquer controvérsia que envolva este documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.

8. GLOSSÁRIO

i. Bug: Termo utilizado para designar alguma falha lógica que impede a execução de alguma operação nos sites. ii. Canais de Atendimento: Meios de contato disponibilizados pela Sabó, para o envio de dúvidas e sugestões relacionadas ao Portal Sabó. iii. Glitches: Utilizado para designar um funcionamento inesperado que impede a execução ou o bom funcionamento da operação pretendida nos sites. iv. Layout: Conjunto compreendido entre aparência, design e fluxos do Portal Sabó. v. Link: Terminologia para endereço de internet. vi. Portal Sabó: endereço eletrônico disponibilizado através da internet que permite aos Usuários o acesso às informações disponíveis sobre os produtos ofertados pela Sabó. vii. Usuário ou Você: Visitantes ou clientes que utilizam o Portal Sabó para acesso às funcionalidades disponibilizadas e para obter maiores informações sobre os produtos ofertados pela Sabó.
Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e
Homens 09.2024 – Sabó Mogi Mirim

Esclarecimentos

Abrangência: Sabó Mogi Mirim

O relatório de transparência e igualdade salarial de Mulheres e Homens foi divulgado novamente pelo Governo Federal na semana passada.

Este relatório é uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a transparência e a equidade dentro da empresa. A SABÓ é, de forma genuína, favorável à igualdade salarial entre Mulheres e Homens. Tanto é verdade que conta com diversas mulheres nos mais variados cargos.

O documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego apresenta uma visão geral dos salários e remunerações praticados em diferentes níveis hierárquicos e áreas da empresa. A divulgação dessas informações tem como objetivo promover a cultura de transparência e confiança. Ainda que com esse alvo, o relatório continua se apresentando genérico e demonstrando os dados misturando diferentes cargos, capacitações e tempo de experiência profissional. Destacamos ainda que o número puro apresentado, coloca em mesma referência de análise gerentes e aprendizes, ferramenteiros experientes e os profissionais iniciando suas carreiras. Também é importante observar que:

  • as informações têm base no ano de 2023, porém, importante ressaltar uma incoerência nesta informação, quando no primeiro gráfico na coluna “indicador” o descritivo consta como ano 2022; 
  • O adicional noturno, as horas extras, os eventos de férias, de admissões, afastamentos e demissões geraram distorções no relatório.

A SABÓ adota boas práticas e as dissemina através dos seus Código de Ética e Conduta e Regulamento Interno de Trabalho, sempre estimulando a boa convivência, o trabalho em equipe, todo tipo de inclusão, respeito às pessoas e observância das normas vigentes, e mais que tudo, equidade nas tratativas de gestão.

Nesse sentido, encorajamos todos os empregados a conhecerem o nosso RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA SALARIAL SABÓ, atualizado em agosto/204 e elaborado por grupo de cargos/funções, de modo que seja possível a melhor compreensão das informações. Caso tenham dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, procure seu gestor ou a área de Relações
Humanas (RH).

Estamos comprometidos em manter um ambiente de trabalho justo e inclusivo, e a transparência salarial é parte desse compromisso.

Agradecemos sua colaboração e dedicação contínuas.

Sabó Indústria e Comércio de Autopeças LTDA

 

Análise Crítica da Gestão sobre o Relatório de Transparência e
Igualdade Salarial

Nota-se que o público mais frequente entre cargos de nossa estrutura é o de operadores. Neste grupo temos preponderância masculina (79,6%) e as mulheres, em média, ganham 0,9% mais que os homens. O segundo público mais frequente é o de auxiliares, onde a preponderância é feminina (94,3%) e as mulheres, em média, ganham 4,4% mais que os homens. Temos cargos de lideranças com preponderância masculina (57,6%), com mulheres recebendo salário contratual 1,5% acima que os homens. Inspetores têm preponderância feminina (56,8%) sendo que as mulheres estão remuneradas em 9,1% acima dos homens. Só temos preparadores, abastecedores, mantenedores, ferramenteiros homens. Em geral, estas últimas ocupações ainda envolvem trabalhos com maior solicitação ergonômica e não alcançamos inclusão feminina, por enquanto.

Nos cargos técnicos, grupo que envolve a terceira ocupação mais frequente na população, temos preponderância masculina (72,5%) e as mulheres ganham 78,1% do que são remunerados os homens – uma constatação decorrente da presença de público feminino com menor tempo de carreira e experiência profissional, e há perspectivas de equilíbrio. Situação semelhante é observada na Coordenação, em que temos preponderância masculina (92%) e as mulheres recebem 73,6% do que recebem os homens, destacadas coordenações femininas mais recentemente efetivadas nos cargos.

Entre engenheiros, tecnólogos e especialistas, também há preponderância masculina (81,0%), sendo que as mulheres recebem 74,1% do que são remunerados os homens. O cenário destacado neste parágrafo retrata esforço da gestão por trazer equilíbrio de gênero nos cargos, enquanto apropriado citar que grande parcela das ocupações envolvem formação em escolas técnicas e/ou universidades as quais só mais recentemente passaram a atrair público mais equilibrado em gênero (a grande parcela dos postulantes às carreiras era maior no público masculino). Entre outras ações, a Sabó engajou-se com a associação VDI no movimento Industry 4Her o qual visa acelerar formação técnica e de gestão com alavancagem exclusivamente feminina, e tem destacado talentos para participação.

Entre outros cargos e ocupações não mencionados até aqui, há aprendizes do Senai que estão permeando os quadros de oportunidades na empresa, ingressaram recentemente na carreira, e temos posição salarial idêntica para ambos os gêneros. Na área de Medicina Ocupacional, temos público 100% feminino, enquanto na Gerência atuando na planta de Mogi Mirim, pelo momento, temos apenas homens – cabe mencionar que formamos mulheres para esta posição, inclusive na fábrica antes da transferência (ainda em São Paulo) e as mesmas acabaram por não conseguir efetivar sua mudança para Mogi Mirim – oportunamente a evolução de carreiras, o desempenho no trabalho em equipe e o giro cíclico nas responsabilidades abrirão espaço à nova composição.

Sabó – Relações Humanas – 30.09.2024