Diafragma da cuíca de freio SABÓ é mais segurança nas estradas.

Diafragma da cuíca de freio SABÓ é mais segurança nas estradas.
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Instalada nos eixos traseiros ou dianteiros dos caminhões, a cuíca de freio possui um componente simples, mas que pode imobilizar o caminhão se não estiver em perfeito estado. Esse é o diafragma da cuíca de freio!

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O objetivo da cuíca de freio, também chamada de cilindro de freio, atuadores de freio ou spring brake, é garantir que os freios sejam aplicados ao mesmo tempo nas rodas do caminhão e da carreta, permitindo que ele pare ou fique em repouso.

Além disso, ela também desempenha funções relacionadas à atuação do freio de serviço (Service Brake), do freio de emergência (Emergency Brake) e do freio de estacionamento (Parking Brake).

A cuíca de freio de caminhão possui um sistema de molas que se comunica com a lona, sapata e com o tambor e, enquanto o veículo se movimenta pelas ruas, avenidas e estradas brasileiras, o sistema hidráulico pressuriza e comprime a mola da cuíca de freio do caminhão, e quando o motorista trava o freio de mão, a mola descomprime, gerando a força necessária para parar o caminhão.

Para manter a pressão no interior da cuíca existe um componente de borracha, o diafragma da cuíca de freio, uma peça que ajuda na sustentação e no repasse da força para as molas que realizam a frenagem e mantêm o caminhão parado ao estacionar.

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O diafragma é um disco de borracha com o diâmetro da câmara de freio, que serve para vedar e manter o ar pressurizado dentro da cuíca, comprimindo, assim, a mola de emergência e liberando o sistema de freios para rodagem.

O grande problema é quando o diafragma fura ou apresenta algum rasgo ou área danificada ocasionando a perda da pressão, o que pode deixar o veículo imobilizado.

Ela fica posicionada dentro da câmara de freio e a sua função é fazer a vedação da mola da cuíca. Ela pode ser trocada a qualquer momento sem que a câmara de freio precise ser substituída.

A melhor forma de evitar panes e acidentes é investir na manutenção preventiva, sobretudo em sistemas de segurança dos veículos pesados, e ficar atento aos sinais que podem indicar problemas na cuíca de freio, atentando para sempre substituir por peças de qualidade comprovada e tradição, como os diafragmas da cuíca de freio SABÓ.

É bom ficar atento e inspecionar a cuíca de freio, especialmente o diafragma, se o caminhão apresentar sinais de mal funcionamento, tais como:

  • O veículo tender a “puxar” para um lado na hora da frenagem.
  • Presença de ruídos na hora de frear.
  • Vazamento de ar na hora que o freio é acionado.
  • Mau funcionamento do freio de estacionamento.
  • Aquecimento elevado das rodas do veículo.

 

Os diafragmas de cuíca de freio SABÓ possuem extrema precisão dimensional e são produzidos em borracha natural (NR), que oferecem maior durabilidade, elevada resistência térmica e, seguramente, a melhor resistência ao contato com partículas de óleo e água existentes no sistema de freios.

Possuem o reforço de uma camada de poliamida (PA) 6.6 trançado e atende às normas (ABNT) NBR6067 e NBR 10966-4.

Para facilitar ainda mais o trabalho de substituição nas empresas de reparação especializadas na manutenção do sistema de freios em veículos pesados, os diafragmas de cuíca de freio SABÓ possuem borda macia, que proporciona maior rapidez na montagem das abraçadeiras e melhor absorção de imperfeições nas bases de contato das câmaras.

Clique na imagem e baixe o informativo SABÓ com os códigos dos produtos SABÓ, tamanho, tipo, aplicações e número de referência dos diafragmas de cuíca de freio SABÓ.

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E não se esqueça: a segurança e qualidade dos componentes SABÓ são a garantia de um serviço correto, rentável e sem retrabalho.

Para saber mais sobre produtos, serviços e aplicações SABÓ, entre em contato diretamente com a Central de Relacionamento SABÓ, através do 0800 77 12 155, de segunda a sexta, das 8h às 20h50; e aos sábados, das 9h às 15h20, ou ainda pelo WhatsApp (11) 94289-4469.

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