Reconhecida por suas iniciativas e soluções em novas tecnologias e inovação, a SABÓ, participou no início de agosto, de uma imersão no Laboratório de MetaIndústria, localizado em São Caetano do Sul. Esta iniciativa faz parte de projeto, apoiado pelo Governo Federal, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, por meio da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e em parceria com a empresa integradora SPI. O Laboratório de MetaIndústria foi criado para aproximar empresas dos processos, tecnologias e modelos de negócios da Indústria 4.0.
São convidadas para participar do projeto equipes de empresas destacadas em seu setor de atuação, visando promover empoderamento dos envolvidos através da absorção de tecnologias específicas ou combinadas que aceleram a transformação digital na empresa.
O projeto oferece trilhas de capacitação que visam alinhar e trocar conhecimentos, proporcionando uma visão prática das tecnologias 4.0 e estruturando projetos-piloto para solucionar problemas prioritários.
As trilhas de capacitação são divididas em três dias de trabalhos intensos e da seguinte forma:
Alinhamento e Troca de Conhecimento: No primeiro dia, os participantes são apresentados ao projeto, expõem os principais desafios do estágio atual do negócio e definem os desafios tecnológicos a serem enfrentados.
Visão Prática da Combinação de Tecnologias 4.0: O segundo dia proporciona contato direto com tecnologias inovadoras. No MetaIndústria Lab, os gestores podem ver o funcionamento dos demonstradores na prática, tirar dúvidas e avaliar as possibilidades de uso conforme suas necessidades específicas.
Estruturação de Projeto-Piloto: O último dia é dedicado à criação de um projeto-piloto que visa solucionar um problema prioritário identificado nas trilhas anteriores.
O MetaIndústria visa promover a inovação na indústria brasileira através da colaboração e do compartilhamento de conhecimentos. Para isso, propõe a criação de uma base de dados e melhores práticas em áreas como cálculo de retorno de investimento para inovação, gestão de projetos, capacitação de equipes e fontes de fomento.
Benefícios para as Empresas:
As empresas participantes têm acesso a informações valiosas compartilhadas por líderes altamente especializados para o aprimoramento de processos inovadores, o que contribui para a redução dos custos totais de investimentos.
Além disso, empresas que compartilham seus conhecimentos recebem consultoria especializada, reforçando sua posição de vanguarda e obtendo acesso a novas tecnologias e soluções.
“O que foi apresentado nesses três dias superou as minhas expectativas, me deu uma visão de IA e inovação que eu não tinha. Eu sempre busquei estar por dentro dos assuntos de Indústria 4.0 e IA, mas o que foi apresentado foi além do que eu já tinha visto e me deu uma perspectiva muito maior de onde podemos chegar, de quanta oportunidade temos internamente para evoluir e buscar ser cada dia melhor.”, declara Stéfani Schiavi, Especialista em Engenharia e Processos.
“Vimos várias tecnologias e como estão sendo aplicadas na prática, mostrando exemplos de empresas que já passaram pela imersão e estão avançando em sua jornada. Dessa forma, fica mais fácil visualizar onde podemos utilizar essas inovações em nosso ambiente, passando pela criação de plantas e soluções ‘virtuais’, digitalização de soluções já elaboradas e geração de dados que podem ser utilizados com IA para aprimorar soluções, trazendo grande assertividade para novas demandas.”, explica Alessandro Laurenti, Gerente de TI da SABÓ.
A utilização de robôs na linha de produção, já é uma realidade há tempos inserida na SABÓ, promovendo menos custos de produção e maior produtividade, sem perda de qualidade, o que é de extrema importância quando falamos em peças e produtos.
Com o avanço e o desenvolvimento da Inteligência Artificial, da realidade aumentada, da realidade virtual, da tecnologia 5G e muitas outras inovações, novas iniciativas devem fazer parte de indústrias que buscam estar atualizadas com as demandas de mercado, lembrando que antes de qualquer investimento nesse sentido, é necessário o investimento em capacitação de pessoas para que tudo possa ser implementado com assertividade e excelência nos processos.
SABÓ: uma indústria sempre à frente e preparada para o futuro.
Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa SABÓ
Foto: Divulgação