Seu volume de peças nas prateleiras atendem as necessidades de seus serviços? Sua oficina tem todos os itens que precisa para cada serviço ou os veículos em reparação ficam aguardando a chegada das peças? Está com dúvidas? E agora? Calma! A Sabó ajuda você a avaliar e organizar seu estoque e evitar perdas financeiras e de prestigio junto aos clientes
O estoque de uma empresa de serviços não são apenas as estantes e expositores onde os produtos ficam guardados, esperando para serem consumidos nas tarefas solicitadas. Em uma empresa prestadora de serviços o estoque organizado e abastecido com os itens necessários é fator essencial para um serviço bem realizado.
Em uma oficina mecânica o estoque de peças pode significar cliente satisfeito e sua empresa recomendada para outros 10 proprietários de veículos ou cliente desapontado e sua empresa comentada negativamente para uma rede de relacionamento de até 50 ou mais pessoas.
Para conseguir atender bem os seus clientes, a oficina mecânica precisa ter à mão todos os bens que possibilitem um bom trabalho.
O seu Caderninho Sabó dá algumas dicas para que sua oficina tenha um estoque de peças organizado e adequado aos seus serviços, sem falta ou excesso de itens, mas planejado para satisfazer seu cliente.
- Organize o espaço: Não adianta ter um local de armazenamento se ele não for bem gerido. Sem organização, seu estoque se torna apenas um amontoado de produtos. É preciso otimizar o espaço para facilitar o trabalho na oficina.
É necessário, ainda, pensar em uma disposição eficiente das prateleiras e dos itens, de forma a permitir a circulação dos funcionários e o acesso às autopeças estocada
- Crie nichos de peças: Quando você armazena peças de diferentes tamanhos e tipos no mesmo local, pode acabar danificando algumas delas. Para não sofrer com esse problema, suas prateleiras devem ser organizadas de forma a alocar produtos de mesma categoria em espaços determinados.
Você pode subdividir as prateleiras de acordo com o tipo, tamanho e local de utilização das peças. Assim você sabe onde procurar cada item. Os retentores e juntas de motor estarão na seção “Motor”, junto com filtros de ar, filtros de óleo e demais itens que você utilizará em trabalhos de reparação no motor; as pastilhas e discos de freios e outros componentes desse sistema em “Freios” e assim por diante.
Outra opção é separar por tamanho, mas desde que devidamente identificado o item, Você pode usar uma prateleira para peças pequenas, outra para as médias e agrupar em outra prateleira as peças grandes.
- Posicione as peças estrategicamente: O seu estoque de peças deve ser moldado de acordo com a demanda que sua oficina recebe. Os itens que têm maior giro ficam perto da área de expedição (o balcão de entrega) e em locais que permitam a visualização e o fácil acesso.
As peças mais pesadas podem ser alocadas na parte de trás do estoque e sempre colocadas nas prateleiras mais baixas para tornar mais fácil o manuseio e não prejudicar sua equipe de funcionários. Os produtos pelos quais há menos demanda podem ser armazenados nas prateleiras superiores e longe do balcão de saida das peças.
- Monitore os espaços vazios: Em uma oficina, a dinâmica é constante e há sempre a chegada de novos produtos. Esses itens precisam ser alocados quando chegam à empresa, por isso é essencial ficar de olhos nos espaços vazios das prateleiras.
Realoque as peças obsoletas: Pode acontecer de algumas peças de pouco giro acabarem paradas no estoque. Os itens também podem ficar obsoletos e serem substituídos por peças novas, e sua permanência no estoque pode prejudicar a organização do espaço.
Para dar conta desses produtos, a dica é retirá-los da prateleira, caso a demanda por eles seja muito baixa, e armazená-los em caixas ao canto do armazém, tudo documentado e identificado para não causar confusões. Retirando as peças que estão obsoletas, você libera espaço para outras mercadorias que são prioritárias e serão utilizadas com mais frequência na oficina.
- O estoque de peças deve ter ambiente claro e areajado: É importante estar atento às orientações de cada fabricante para fazer um armazenamento correto. Mas, no geral, as autopeças devem ser guardadas sem exposição ao sol ou à umidade. Peças de borracha ou plástico, adesivos e guarnições, por exemplo, podem ser seriamente prejudicados se forem colocadas sob calor excessivo.
A umidade e o calor favorecem a proliferação de fungos. No caso dos itens eletrônicos, isso pode comprometer todo o funcionamento do produto e levar você a perder dinheiro.
Prefira um controle eletrônico do estoque:
É possível ter o controle do seu estoque anotando tudo o que entra e o que sai de forma manual. Porém, dessa maneira você estará mais suscetível a erros, podendo ter uma grande diferença no fim do mês ou, pior, ficar sem o item em estoque e não perceber até que ele seja demandado.
Utilizar programas eletrônicos de gestão e controle do estoque de peças e também do caixa já não é mais um bicho de sete cabeças e não custa tão caro. Esses sistemas minimizam as chances de erros e ajuda a integrar todas as áreas da sua loja e oficina mecânica, compartilhando informações em tempo real.
Você terá um controle maior sobre o que entra e o que sai, qual peça tem mais demanda e qual fica mais tempo parada, além de saber informações sobre datas de validades de cada peça e quantas ainda têm em seu estoque. Além disso, você terá uma análise mais eficiente sobre a situação financeira do seu estabelecimento.
- Compre certo: Planejar o estoque de peças para médio e longo prazo é determinante para que você não tenha perdas por falta ou excesso de peças, ou ter que realizar compras de forma urgente, o que resulta em preços elevados.
Acompanhe os relatórios do seu estoque:
Verifique periodicamente como está seu estoque. Assim você consegue encontrar possíveis falhas na gestão de estoque de peças de sua oficina e fazer melhorias em todo o sistema.
Verificar de tempos em tempos se o número de peças ainda no sistema condiz com o número que há, de fato, no estoque, fará toda a diferença para o seu planejamento e para que você não tenha surpresas desagradáveis no futuro. Afinal de contas, pessoas erram e programas falham.
- Comprar em excesso: É muito importante que um gestor saiba exatamente o que e quanto precisa de um determinado produto para suprir suas necessidades para os próximos dias até a realização da próxima compra.
Por fim, com o cadastro de autopeças organizado e o estoque físico batendo com o estoque registrado no sistema de gestão da oficina, mantenha este processo por pelo menos seis meses para que ocorra alguma movimentação do estoque, de modo que seja suficiente para para a elaboração de uma Curva ABC de estoque.
A Curva ABC irá definir o que e quanto manter em estoque de cada componente ou insumo. Ou seja, definir a lista de produtos segundo a importância para seus serviços de modo que as as mais consumidas não faltem em seu estoque e as menos demandadas não encalhem em suas prateleiras.
Viu como é fácil. Aplique estas dicas em sua gestão de estoque e veja se sua oficina mecânica não obterá resultados melhores.
Só não esqueça de uma coisa: reserve um espaço bom e tenha sempre produtos Sabó em seu estoque. Juntas, retentores, selos, flanges e toda a linha Sabó não encalham na sua empresa e são uma garantia de qualidade para seus bons serviços e clientes satisfeitos.