Mulher não entende de mecânica! Quem disse isso está se arrependendo até os últimos fios de cabelo. Mulher não só entende de mecânica, como já dá aulas sobre o assunto e ajuda outras mulheres a entenderem seus automóveis e o que acontece com eles. Confira!
O que começou com uma necessidade, acabou virando um paixão e uma iniciativa de sucesso. A jovem mineira Bárbara Brier, com pouco mais de 16 anos na épóca, precisava trabalhar e resolveu fazer um curso SENAI de aprendizagem em mecânica. Pronto! Foi o que bastou para dar início a uma carreira de sucesso e realizações em um mercado dominado em boa parte pelo sexo masculino.
Moradora na capital, Belo Horizonte (MG), Bárbara se apaixonou pelo assunto automóvel e em pouco tem acumulava experiência na manutenção automotiva e já conseguia uma vaga na FCA – Fiat Chrysler Automobiles.
Com seu empenho e dedicação à carreira foi deslanchando na montadora até alcançar a posição de Líder de projeto na gestão e desenvolvimento de treinamentos técnicos (presencial, web e TV) para a rede de concessionárias Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e Ram.
Irriquieta e persistente, Bárbara não parou por ai e criou uma atividade paralela a seu trabalho na montadora. Em 2016, ela decidiu criar o blog Brier Cars, que falava especialmente sobre carros antigos, que a colocou em evidência nas redes sociais e acabou demandando a participação de Bárbara em outras consultas feitas por mulheres, como dúvidas sobre a manutenção do veículo, cuidados para não ser enganada por pessoas mal intencionados ou recomendação de locais para realização de reparos.
Com a popularidade do blog crescendo, ela resolveu que também podia ensinar mecânica automotiva para mulheres. “Uma amiga consultora percebeu o quanto eu entendia de carros e me deu essa dica. Eu aceitei e comecei a organizar turmas de mecânica para mulheres”, conta.
Começou a dar aulas e palestras como convidada em oficinas e auditórios e, nessa nova fase de trabalho, percebeu que havia uma carência de empresas de reparação nas quais o público feminino se sentisse bem e pudesse confiar.
Surgia uma nova ideía! Em 2017 ela criou a Oficina Amiga da Mulher, um selo de referência para oficinas mecânicas que se dispõem a adequar seus processos de trabalho para tornar o atendimento adequado as necessidades e expectativas deste público, que hoje responde por quase metade da demanda de serviços no setor.
Hoje, Bárbara viaja por todo o território nacional realizando palestras, consultoria e assessoria técnica para empresas do setor, sejam elas oficinas, comercio de autopeças, fabricantes ou entidades, realizando um trabalho de esclarecimento ao público feminino sobre a manutenção automotiva ou qualificando profissionais para o atendimento deste público.
Apoiada nestes mais de 10 anos de experiência no setor, Bárbara entende que a maior dificuldade dessa relaçao entre oficinas mecânicas e proprietárias de veículos está na comunicação. “O mecânico é um apaixonado pela profissão, mas não percebe que ele não atende o carro, ele atende pessoas, e cada uma tem necessidades específicas”, analisa ela e completa: “o público feminino espera ter um bom atendimento, um ambiente agradável e receber informações claras e precisas, não em uma linguagem técnica, que faz sentido para ele, mas num linguagem que o cliente entenda.”
Ficou curisoso? Conheça mais sobre o selo Oficina Amiga da Mulher no link abaixo.
https://oficinaamigadamulher.com.br/index.html