0800 77 12 155

Espaço das Gaúchas: Jaqueline Dorneles da Silva da Maestri Auto Center

Espaço das Gaúchas: Jaqueline Dorneles da Silva da Maestri Auto Center

Como começar a contar a história da Jaqueline da Maestri… Formada como Técnica de Auditoria e Qualidade e com uma faculdade quase acabada de Pedagogia Empresarial, há 8 anos ela se tornou a Jaque da Maestri, mas na realidade, a sua “paixão automotiva”, o seu amor pela graxa e gasolina começou há 30 anos. 

Ela então, aos 18 anos, tinha dois empregos: de manhã fazia estágio em uma empresa de computação, na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre e à tarde trabalhava como auxiliar de escritório em um consultório médico na cidade de Canoas e à noite ainda estudava. Uma vida corrida, de fato, mesmo para alguém tão nova. Foi então que com essa mesma idade, ela conheceu o Fabio Maestri, mecânico desde os 12 anos de idade, quando começou consertando bicicleta, depois aos 14 foi lavador de peças em uma oficina e assim como tantos outros que conhecemos foi adquirindo conhecimento, experiência e foi evoluindo na carreira.  

Vendo a namorada nesse vai e vem diário e tão cansada, sugeriu apresentá-la na concessionária onde trabalhava, pois a vaga de secretária de peças, aquela que separa as peças, entrega para os clientes e mecânicos e dá baixa no estoque, estava em aberto. 

Foi então que a Jaque foi fazer um teste de “datilografia”, (caso alguém não saiba ou não se lembre, era um teste numa máquina de escrever). E ela foi aprovada.

Desse dia em diante, a Jaqueline nunca mais tirou o pé de uma oficina! Foi admitida na concessionária Primorosa da Fiat, passando pelo setor de peças, consultoria técnica, encarregada de garantia e recepção. Mudou de concessionária, indo para uma Citroën, passou para um ponto assistencial da Fiat, depois voltou novamente para a concessionária Citroën, visitou as fábricas e chegou até mesmo a ser convidada para ser vendedora de carros. Mas ali não tinha o mesmo agito da oficina… e era isso que movia a Jaque! 

Alguns anos se passaram e foi então que o Fábio, já então marido dela, além de trabalhar na concessionária, começou a atender alguns carros, ali, na garagem da casa deles mesmo.

“Às vezes tarde da noite eu via ele trabalhando ali, eu fazia um cafezinho e levava pra ele, um lanchinho, quando chovia, eu ficava junto segurando o guarda-chuva pra ele”, relembra com carinho a Jaque Maestri.  

Com algumas idas e vindas em algumas concessionárias renomadas, essa mulher foi parar na linha pesada.

Trabalhou na Volvo, Iveco, chegou a dar treinamentos para outras concessionárias, logo quando eram inauguradas. Também trabalhou na concessionária Hyundai e, por último, em uma da Ford, sempre em áreas ligadas à oficina. 

Durante esse período de sucesso da Jaque, o Fábio resolveu deixar o mundo das concessionárias e abrir a sua própria oficina e em pouco tempo, precisou já mudar de endereço, pois onde estava já não comportava mais.  

Como a empresa estava crescendo e o Fábio estava praticamente sozinho, chegou o momento de precisar de um braço direito e de confiança para trabalhar com ele. 

Foi então que ele chamou a Jaque para trabalharem juntos e o amor deles era tão grande, que transbordou, fazendo com que eles sentissem no coração que era hora de serem pais. 

Ela viajava muito por conta dos treinamentos nas concessionárias e ficar com o Fábio também daria a estabilidade que ela precisava para se tornar mãe. 

Há seis anos se mudaram para o endereço onde estão até hoje e após algum tempo na fila da adoção e dois anos de curso para que pudessem se tornar pais adotivos, há dois anos e meio atrás, chegou para eles amarem muito, o Pablo e a Isabelly, hoje com 9 e 8 anos respectivamente. “Deus nos abençoou e eles são a melhor coisa que aconteceu em nossas vidas. Eles também já pegaram amor pela oficina, tem uniforme, vão com a gente lá, já sabem calibrar pneu, apertar parafusos. Somos só orgulho”, conta emocionada.  

Atualmente, a Jaque faz tudo na parte de gestão da oficina: RH, financeiro, compra de peças e se envolve também com atendimento ao cliente, orçamentos. Está sempre atenta às datas comemorativas, enfeita a oficina, providência de brindes para clientes, fornecedores, parceiros. 

Para quem tem dúvidas se empresa familiar dá certo, a Jaque conta que está há sete anos trabalhando com o Fábio, e que é totalmente possível separar a vida pessoal da profissional. “Na oficina, falamos e resolvemos problemas de trabalho. Em casa, apenas assuntos pessoais”, conta.  

“A cada dia aprendemos mais o que precisamos melhorar, seja no atendimento, seja pela tecnologia dos veículos, estamos sempre fazendo um “coffee” especial para os clientes, mandando um brinde. Acho que isso é um pouco da razão do nosso sucesso. Tratamos todos com muito respeito, igualdade, desde o motoboy que vai lá entregar peças, até os fornecedores e clientes. Sempre vai ter uma bolachinha, um salgadinho, um presentinho para todos”, explica.  

Sobre pertencer ao grupo Gaúchas Car, a Jaque faz uma declaração muito bacana: “Estar junto das Gaúchas, me abriu demais a cabeça, proporcionando cursos, conhecimento, união entre as mulheres do setor, uma sempre ajudando a outra. Hoje, já tenho vontade de aprender a trocar óleo do motor. E o Fábio já disse que vai me ensinar! 

Com 48 anos eu já podia ficar só sentada fazendo meu serviço, mas não, eu quero aprender sempre mais”. Eita que essa guria não tem parada, tchê! 

Segundo a Jaque, a Maestri está sempre aberta para receber profissionais que queiram ministrar treinamentos por lá, tornando-se um ponto de encontro também para que outros reparadores possam adquirir conhecimento. 

A oficina já recebeu mecânicos de renome de vários estados como Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, além de fornecedores, levando informação e atualização para a Região Sul. 

 

E sobre o sucesso… 

Sobre o sucesso da oficina, a Jaque diz que o mais importante é ter conhecimento e qualidade. É importante saber exatamente como funcionam os sistemas do veículo para na hora de passar o orçamento para o cliente, dar também a segurança que só quem conhece sobre o que está falando tem.  

E para quem está empreendendo, #FicaADica da Jaque: “O importante não é ter bom preço. O importante é sua oficina ter valor!”

Para fechar essa história, cheia de paixão pelo mundo da reparação, pelo seu marido e pelos seus dois filhos do coração, a Jaque citou uma frase do ídolo dela e do Fábio. Tanto que eles mantêm na oficina dois quadros dele… e deve ser o ídolo também de quase todos os brasileiros, o grande Ayrton Senna, que dispensa apresentações.  

A frase que eles têm no quadro é: “ No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Alguém discorda? 

Como ela mesmo diz, com 48 anos de idade e 30 de experiência dentro do ramo automotivo, não tinha como ser de outra forma, né Jaque?

Vida longa à Maestri, à sua família e ao brilho que você emana quando fala de oficina! 

 

Maestri Auto Center 

R. Santa Zita, 24 – Olarias 

Canoas – RS – 92035-512 

(51) 3077-2103/99396-9912

Texto: Paula Skoretzky/PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa SABÓ
Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia

Categoria

Recentes

Pesquisar artigos do caderninho Sabó
Notícias Relacionadas