0800 77 12 155

Veículos icônicos que já foram carros de polícia

Veículos icônicos que já foram carros de polícia

Para começar, eles deixam de ser automóveis e ganham um novo nome: viaturas. Neste e-book apresentamos alguns modelos que foram utilizados pela polícia como veículos de serviço e marcaram época na história dos automóveis e da segurança pública.

 

Sirene ligada, luzes piscando, alta velocidade e manobras arriscadas. Abram alas que lá vem as viaturas policiais mais impressionantes da história da segurança pública. Imagem: Diário do Nordeste.

 

Carro de polícia, viatura policial, camburão, radiopatrulha e até os carinhosos apelidos de “baratinha” ou “joaninha”. Esses são alguns dos nomes dados aos veículos utilizados pelas polícias, seja para transportar agentes, atender uma ocorrência, transportar suspeitos, patrulhar um local ou até mesmo perseguir suspeitos ou criminosos.

Os carros de polícia são veículos de linha fabricados nas mesmas linhas de montagem dos modelos destinados ao consumidor comum – os cidadãos, que é como linguagem policial se refere a estes -, mas que foram adaptados conforme a sua área e divisão de atuação.

Para ser usado com viatura de polícia, os veículos recebem muitas modificações, tanto no desempenho quanto na aparência visual. As modificações podem incluir mudanças na pintura, melhorias e inclusão de reforços na lataria, principalmente nos para-choques, e essa diferença de construção tem a função de aumentar a resistência, dirigibilidade, segurança e durabilidade, além de mudanças na suspensão e inclusão de acessórios internos e externos.

Muitos modelos já foram e são utilizados pelas forças policiais como viaturas. No entanto, existe uma preferência para cada tipo de força policial e um certo padrão de escolha definido em cada corporação.

Durante algum tempo, diversas cidades e estados adotaram os Chevrolet Corsa e Classic, os Volkswagen Gol, os Fiat Palio e Palio Weekend e outros modelos de diversas montadoras.

Hoje, a maioria das forças policiais optam pelos SUV’s com boa participação dos Renault Duster, Toyota Hilux e Corolla Cross e os Chevrolet Trail Blazer e S10, além de uma extensa variedade de veículos em uso, com modelos Honda Civic, Troller e Jeep Renegade (especialmente pela Polícia Militar do Ceará), dependendo essa escolha também das características geográficas de cada região.

 

 

Mas o grande destaque deste e-book não são estes modelos mais recentes, mas cinco viaturas que ficaram gravadas na memória das pessoas e na história dos veículos policiais.

Vamos conhecer um pouco da história dos “vovôs” das viaturas policiais: Volkswagen Fusca, a “baratinha” ou “joaninha”; os Chevrolet Opala e Veraneio; o Jeep Willys, o “pé de boi”; e o mais icônico de todos, o Simca Chambord, uma viatura que jamais participou de uma missão policial.

Liguem a sirene e as luzes, apertem o cinto e venham conosco nesta ronda pela história com estes heróis sobre rodas da polícia.

 

 

Compartilhe esta notícia

Categoria

Recentes