O que parece um monte de sucata é o resultado do sacrifício de um zero km com cheirinho de novo para produzir informações e conhecimentos que servirão para aprimorar a segurança, proteger vidas, otimizar matéria prima e projetos de engenharia, além de melhorar as técnicas de reparação em situações de colisão envolvendo veículos. Conheça o crash test, uma ação de destruir para construir ainda melhor!
Um crash test é, basicamente, um teste de impacto com veículos onde se analisa e avalia os efeitos danosos gerados no veículo e seus ocupantes em diferentes tipos de colisão. Esses resultados demonstram a capacidade do veículo de absorver os impactos e evitar que a onda de choque e componentes afetados alcancem os ocupantes do automóvel, minimizando ou evitando riscos de ferimentos e, em casos mais graves, mortes.
Em um crash test os técnicos realizam um impacto controlado e monitorado dos carros contra barreiras ou fazem com que essas barreiras ou outros obstáculos colidam contra o veículo.
Diferente do se supõe, um crash test não avalia apenas a deformação na estrutura do veículo, mas também os resultados do impacto na fixação dos bancos, na reação dos cintos de segurança e air bags, analisa riscos do posicionamento de itens como volante de direção, retrovisores, painel e outros, avalia possíveis peças que possam se deslocar e adentrar a cabine dos passageiros, investiga possíveis riscos de vazamentos de líquidos e situações que causariam um incêndio, analisa o comportamento e deslocamento do motorista e passageiros dos bancos dianteiro e traseiro e muito mais.
No Brasil, três montadoras possuem seus próprios centros de segurança veicular, todos equipados com estrutura para simulação de colisões, sendo que a Volkswagen e a General Motors são as mais antigas e a Fiat é a mais recente.
No entanto, como não há um instituto independente credenciado para a realização de crash test, a maioria das avaliações realizadas sob supervisão da Latin NCAP, programa de avaliação de carros novos para a América Latina e o Caribe, lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região, ainda são feitas fora do País.
Neste e-book SABÓ você conhece, também, os “dummies”, uma família completa de bonecos cibernéticos responsáveis por receber as consequências físicas do impacto no veículo e gerar estudos que melhorem a segurança de motoristas, passageiros e pedestres.
Estes bonecos caros e sofisticados substituem a presença da “cobaia humana” e simulam um corpo humano no formato, composição corporal, peso, dimensões e articulações.
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