Pare um pouco e pense: você gostaria de ser condenado por alguma coisa que não fez?
Na Dica Técnica SABÓ deste mês, o professor Tenório Júnior apresenta o caso de um Citroën Xsara em que havia a suspeita de que a junta de cabeçote nova estava com defeito.
O proprietário da JR Automotiva recebeu em sua oficina um veículo que havia apresentado um problema de junta de cabeçote queimada durante uma viagem. O dono do Citroën Xsara estava na estrada e teve que realizar o reparo em uma oficina no trajeto.
Ao retornar para a capital paulista, o carro voltou a queimar a junta de cabeçote. Diagnóstico: a peça nova estava com defeito, correto?
Errado. Antes de condenar a peça, Tenório efetuou o teste de planicidade do cabeçote (tinha problemas), checou o sistema de arrefecimento (tinha problemas) e verificou a estanqueidade de todo o conjunto (também tinha problemas).
Tudo checado e com os problemas resolvidos, foi só instalar um novo jogo de juntas de cabeçote SABÓ 79411FLEX, substituir os parafusos de cabeçote por um novo conjunto (código SABÓ 78670) e o superaquecimento que causou a queima da junta foi resolvido e a peça condenada foi “absolvida”.
A inspeção foi tão minuciosa que descobriram até uma bomba d’água “vampirinha”. Isso mesmo: “vampirinha”. Mas para saber o que é isso vai ter que assistir ao videotreinamento preparado pelo professor Tenório Júnior diretamente no Canal SABÓ dentro do portal de vídeos YouTube.
Basta clicar na imagem acima e conferir. E não esqueça de deixar seu like, curtir e compartilhar.