0800 77 12 155

Pode escolher: preto, cinza ou branco?

Pode escolher: preto, cinza ou branco?
Quais-as-Cores-Preferidas-de-Carros.

Lembra do verde-limão, do azul-pavão e do amarelo-manga? Pois é, eles sumiram das ruas. Nas últimas décadas, os carros estão cada dia mais preto e branco, com alguns tons de cinza. Motivo: escolha dos clientes!

Bem-vindo ao mundo automotivo em P&B.

sabo45

“O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto”. A frase utilizada por Henry Ford, criador da Ford Motor Company, em sua autobiografia, remete ao modelo Ford de montagem em série. Hoje, Ford poderia dizer que você pode ter o carro na cor que quiser, contanto que seja preto, branco, prata ou cinza.

E isso não é uma restrição das fabricantes de veículos, que oferecem uma paleta de cores para seus veículos com mais de uma dezena de opções, mas uma escolha espontânea dos consumidores.

É só dar uma olhada nas ruas e estradas para perceber que os modelos nas cores branca, preta e cinza, está última com algumas variações entre o prata e o cinza chumbo, são amplamente predominantes.

Eventualmente, um ou outro modelo na cor vermelha ou azul se destaca em meio ao mar de carros nas três cores mais compradas, mas é quase uma “mosca branca”, ou melhor, “mosca vermelha ou azul”.

Essa realidade não é exclusiva do Brasil. Nos cinco continentes, as fabricantes de tintas automotivas confirmam que a carroceria na cor branca é, disparada, a mais popular, seguida dos modelos pintados nas cores prata, preto ou cinza.

Cores mais vivas, como azul ou vermelho, representam pouco menos de 20% do total de veículos oferecidos no mundo e não chegam aos 10% no Brasil.

sabo46

Embora as montadoras ofereçam uma paleta de cores bem ampla, com nomes bastante atraentes e sugestivos, como, por exemplo, o Vermelho Monte Carlo (FIAT), o Bege Flash (VW), o Azul Imperial (GM) e o Bleu Mineral (Renault), as cores de maior sucesso são as variações de branco, preto e cinza, como os modelos abaixo:

Fiat – Preto Vulcano, Cinza Silverstone, Prata Bari e Branco Banchisa.

VW – Branco Nepal, Cinza Prata, Cinza Plus, Preto Ônix e Preto Especial.

GM – Branco Summit, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro e Cinza Senti.

Renault – Blanc Glacier (branco), Noir Nacre Met. (preto), Gris Comete e Gris Basalte (cinza)

Essa predominância de tonalidades neutras ocorre porque o mercado considera esses modelos mais comerciais e fáceis de revender. Vários consumidores ficam relutantes em optar por carros de cores fora do padrão branco, prata, preto e cinza, com medo de que haja maior perda no valor de revenda, além de serem cores em que não há acréscimo ao preço do carro 0 km por não serem tintas consideradas como pinturas especiais.

Com essa tendência determinada pelo consumidor, boa parte das montadoras enxugaram suas paletas de cores, suprimindo a oferta de carros na cor verde, amarelo, laranja, marrom, bege e outras de baixa demanda.

O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto, branco, prata ou cinza.

Bem-vindo ao mundo tetracromático dos carros.

sabo47

Onde estão os carros azuis e vermelhos? Esse é um jogo no qual o consumidor determina as regras.

Compartilhe esta notícia

Categoria

Recentes

Pesquisar artigos do caderninho Sabó
Notícias Relacionadas