Limusine: luxo e requinte até o fim

Limusine: luxo e requinte até o fim
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A limousine ou limusine é um modelo de automóvel de passeio, de quatro ou mais portas, fechado, luxuoso, com espaço para até seis pessoas, geralmente usado em ocasiões especiais. São utilizados em casamentos, festas e outros eventos sociais, além do transporte de celebridades, autoridades e até clientes que não podem mais desfrutar de todo esse conforto. Leia e descubra.

São veículos com uma longa distância entre-eixos para proporcionar mais espaço para os passageiros e, em sua grande maioria, são modelos convencionais adaptados por empresas especializadas, que estendem a carroceria e incluem uma série de itens de luxo e conforto para os passageiros.

A limusine presidencial, o Itamaraty Executivo, foi lançado no Salão do Automóvel de 1966 e fabricado artesanalmente até o ano seguinte, com apenas 27 unidades produzidas.

Poucos sabem, mas já tivemos no Brasil uma montadora que produzia uma versão limousine de seus carros. A Willys Overland do Brasil, que mais tarde seria incorporada pela Ford, fabricava uma versão “Presidencial” de seu veículo Itamaraty, que já era a versão luxo do popular Aero-Wyllis.

Já nos anos 70 e 80, muitas oficinas faziam adaptações de modelos fabricados por aqui como os Ford Galaxie e os Chevrolet Opala Diplomata, Monza e Omega, sendo que até o Ford Del Rey ganhou uma versão alongada e virou limusine, primeiro pela concessionária Ford SR e depois pela ousadia de um apaixonado pelo modelo.

Os modelos Chevrolet Omega (acima) e Opala (abaixo) foram bastante utilizados na conversão de veículos de série para Limusines até o final dos anos 90.

Hoje existem algumas oficinas que fazem adaptações em sedãs e SUVs de luxo, transformando-os em limusines que, em geral, são oferecidas em empresas de locação de veículos para ocasiões especiais como traslado de noivas, deslocamento de artistas e festas de aniversário e outras situações inusitadas. 

É importante ressaltar que essa transformação exige que o proprietário passe o veículo transformado por nova vistoria no órgão de trânsito para regularizar as alterações feitas, seguindo as exigências de segurança da legislação de trânsito, incluindo cintos de segurança para todos os ocupantes. 

Essas exigências são importantes, uma vez que que o carro original será cortado e na carroceria será adicionado uma nova estrutura entre as duas extremidades, com soldas e outras modificações que requerem técnica, conhecimentos e bons equipamentos.

Outra exigência é na habilitação do condutor, que deve possuir a CNH categoria “B”, podendo conduzir veículos classificados como limusines, desde que comportem até 8 (oito) passageiros.

Atualmente, as empresas especializadas em transformação de veículos para limusines preferem os SUVs, sempre mantendo o requinte no acabamento e entretenimento. Acima, um Chevrolet Grand Blazer, e abaixo, uma Jeep Grand Cherokee, com destaque para a iluminação interna e externa do veículo.

Se o mais habitual é encontrar SUvs, como as Chevrolet Blazer e Grand Blazer, o Ford Edge, o Dodge Journey, o Jeep Cherokee e o Hyundai Vera Cruz, ou os sedãs, como os Chrysler 300 C, os BMW 540i e 740Li e os Mercedes-Benz Série E, existem algumas opções de limusine pouco convencionais e estas que queremos destacar, como veremos a seguir.

Os sedãs Chrysler 300C e os modelos Mercedes-Benz Série E também são veículos que as oficinas de transformação utilizam bastante na produção de limusines. 

Os estranhos no ninho dos grandões

De compacto à limusine – A empresa italiana Castagna Milano, construtora de carrocerias, desenvolveu três modelos de limosine, usando o Fiat 500 como base. A LimoSun, LimoCity e a LimoCity Presidential, que está disponível apenas nos Estados Unidos.

O Fiat 500 teve o seu comprimento aumentado para 5.320 mm, quase dois metros a mais que a versão de fábrica, e o entre-eixos passou de 2.300 mm para 4.100 mm, com a Presidencial altura aumentando quase 100 mm (de 1.490 mm para 1.580 mm no City Limo). 

Mas esse não foi o único carro compacto da Fiat a virar Limusine. Bem antes e com menor requinte, circulou pelas redes sociais a foto de um modelo Fiat Uno com carroceria estendida e quatro portas.

Este “LimosUno” foi fotografado na cidade de Stockport, no Reino Unido, e estava à venda. O modelo vendido na Europa, onde o compacto também fez sucesso, tinha algumas diferenças do brasileiro, como o capô que não tem as conhecidas “abas” que se integram aos para-lamas dianteiros.

Fuscalimo ou Limofusca? – O reparador automotivo da cidade de Castelo (ES) José Lúcio Fazollo teve o sonho de construir um carro igual ao que viu em um filme, uma limusine. Para isso, ele comprou um Fusca ano 1974 e, em 1997, finalmente ele concluiu o projeto. A limusine adaptada ficou totalmente pronta, desde então, ele vem desfilando com seu carrão em diversos eventos.

Ele conta que não se lembra do ano em que assistiu ao filme, mas nunca desistiu do sonho. “Tirei a carroceria, alonguei 1,25 metro, e o Fusca ficou com cinco metros. Ficou uma limusine igual ao projeto que fiz”, comemora José Lucio. 

A limusine virou uma fonte de renda e tem sido contratada por noivas e aniversariantes. O valor do aluguel varia de acordo com a quilometragem percorrida. 

Limo Lata Velha Desde que o quadro Lata Velha estreou no programa Caldeirão do Huck, exibido pela Rede Globo, já foram reformados mais de 100 veículos, incluindo ônibus, caminhões, carros, motos e pelo menos três limusines.

Uma Kombi, um Fiat Uno (que ficou com seis rodas) e um Ford Landau, conforme as fotos a seguir. 

A limusine chocante – Se um carro grande consome mais combustível, imagina uma limusine. No entanto, nossa próxima limusine é um exemplo de economia e preservação do ambiente. 

O modelo usado como base para a limusine acima foi o elétrico Nissan Leaf. O processo foi o mesmo dos outros: o carro foi cortado ao meio, depois alongado e adicionaram mais um banco para três passageiros. O desafio maior não deve ter sido a parte de cortar e alongar a carroceria, mas refazer toda a parte eletroeletrônica, já que é uma limusine com motor elétrico e ecologicamente sustentável.

A volta do Ford Del Rey Limo – Lá pela metade dos anos 80, a SR Veículos Especiais, uma extensão da Souza Ramos, tradicional concessionária Ford, lançou o Executivo SR, um Del Rey com chassi alongado transformado em uma bela e luxuosa limusine, recheada de inúmeros acessórios em seu interior. 

E não é que quase 40 anos depois do lançamento do Del Rey Limousine da SR, Renato dos Santos Lopes, criador do Canal Del Rey no portal de vídeos do YouTube, que é apaixonado pelo icônico carro da Ford, resolveu enfrentar o desafio de construir o seu próprio Del Rey Limusine de forma artesanal. 

Todos os passos do projeto foram publicados pelo Renato em uma série de vídeos no “Canal Del Rey” no YouTube e hoje o Del Rey Limusine já circula pelas ruas de Goiânia (GO).

Motolimusine Quando você acha que já viu de tudo, eis que uma preparadora decide inventar um triciclo limusine conversível: o Limotrike, que realiza passeios turísticos pelo Rio de Janeiro e demorou cerca de seis anos para ficar pronto.

Ele foi feito partes de diversos veículos, como o motor, 1.4 litro flex, o câmbio e o agregado traseiro extraídos do VW Kombi, as lanternas são do Peugeot 308, o santantonio foi inspirado no Audi TT, rodas traseiras da GMC Suburban, discos de freio da BMW.

Na carroceria não foi utilizado partes de outros veículos e ela foi totalmente feita em fibra de vidro com capota rígida removível.

Já a parte da moto que é compõe a parte da frente da limusine tem banco do Chevrolet Omega 2000 australiano e manoplas da moto Honda Shadow 600. Os demais componentes como guidom, bengalas e garfo tiveram que ser desenvolvidos, pois em razão do peso e comprimento do veículo não haveria como aproveitar itens de motos de série. 

A Limotrike comporta até seis passageiros e na parte traseira existe TV de LED de 32 polegadas, central multimídia com PlayStation 3, e iluminação do piso de acrílico personalizada.

Luxo e requinte até na hora da morte – E para fechar, que tal ir para o endereço final em grande estilo, a bordo de uma limusine funerária?  Desde 2008, o Grupo Bom Pastor, empresa de assistência funerária, oferece serviço de transporte com limusines, sendo que a primeira limusine a integrar a frota foi um Chrysler 300C Touring com 8,7 metros de extensão, capacidade para 7 passageiros e amplo espaço para o esquife.

O projeto das limusines foi executado pela Procópio, empresa paranaense especializada em veículos modificados, que na década de 80 e 90 transformava camionetes para picapes de cabine dupla e hoje atua nos segmentos de vans executivas e limusines, mas são os carros funerários que mais se destacam. 

Hoje, diversas empresas já possuem limusines em seus serviços de transporte funerário de alto luxo, inclusive para transporte de pets. Isso mesmo, o animalzinho de estimação pode fazer sua viagem final em alto estilo. 

Na sequência de cima para baixo, uma picape Chevrolet S10 e outra picape Fiat Toro convertidas em limusines funerárias. No fim da nota, o Mini Cooper limusine dedicado ao transporte funerário de pets. 

 

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