Alguns foram sucesso, outros ainda são e quase todos foram produzidos por pelo menos duas décadas. Saiba quais automóveis possuem os maiores volumes de venda em todo o mundo.
À esquerda, Karl Benz e seu Benz-Patent Motorwagen, o primeiro carro a ser fabricado no mundo em 1886, que teve apenas 25 unidades produzidas. À direita, o Toyota Corolla, que é fabricado desde 1966, e já vendeu mais de 50 milhões de unidades e continua em produção.
Desde o século 19, no qual os primeiros motores a combustão foram desenvolvidos e, mais especificamente, a partir de 29 de janeiro de 1886, data em que o engenheiro alemão Karl Benz patenteou a Benz-Patent Motorwagen, um carro com motor monocilíndrico movido a gasolina, o automóvel passou a ser um bem desejado e adquirido com muita frequência.
Com isso, a indústria automotiva global registra números crescentes de automóveis produzidos e comercializados, sendo que alguns modelos tiveram (e têm) tanto sucesso que suas vendas registram recordes de modelos vendidos.
Mas você sabe quais são os veículos líderes em vendas nestes 137 anos de invenção do automóvel? São veículos que ultrapassaram a marca dos 15 milhões de unidades vendidas, alguns já descontinuados e outros ainda em produção e sendo renovados a cada ano que passa.
12º) Ford T – 16,5 milhões
Fabricado entre 1908 e 1927, o Ford T vendeu 16,5 milhões de unidades e manteve a liderança de vendas até quase o final dos anos 30, quando a Volkswagen lançou o seu “carro do povo”, o Fusca. O Ford T teve o mérito de popularizar o automóvel. Produzido em larga escala, tinha um preço acessível, fácil manuseio e manutenção.
11º) Honda Accord – 17,5 milhões
Fabricado desde 1976, o sedã grande da Honda foi o primeiro carro japonês a ser fabricado nos Estados Unidos. No Brasil, mesmo com fábrica montada no país, o Accord sempre veio como importado a partir de 1993. O modelo saiu de linha em todo o mundo no ano passado (2022), pouco depois da marca japonesa lançar a versão com motor híbrido.
10º) Ford Escort – 18 milhões
A Ford lançou o veículo em 1968 e só trouxe para a planta brasileira em 1983, em substituição ao Corcel, e foi produzido até 2003, ano em que saiu de linha em todas as fábricas Ford. Foi o primeiro carro de tração dianteira produzido nos Estados Unidos e substituiu o Fiesta 1978, que era importado da Europa para o consumidor norte-americano.
9º) Toyota Hilux – 19 milhões
Lançada no Japão, em março de 1968, portanto há 55 anos, e com 31 anos no Brasil, a picape está em sua oitava geração. No Brasil, completou 30 anos no fim do ano passado e ainda é comercializada, com produção na fábrica da montadora japonesa na cidade de Zarate, Argentina, de onde é exportada para 22 países, incluindo o Brasil.
8º) Ford Fiesta – 20 milhões
O carro foi lançado em 1960, no mercado europeu, e só chegou ao Brasil em 1996, importado da fábrica da Ford na Espanha. Em 2019, o veículo saiu de linha no mercado nacional quando a Ford decidiu encerrar a produção local e no começo de 2023 foram produzidos os últimos modelos do New Fiesta em todo o mundo.
7º) Lada Riva/Nova/Laika – 20 milhões
O Lada Riva ou Nova foi lançado na União Soviética em 1980, e seu design foi baseado no Fiat 124, um modelo da marca italiana lançado em 1966. A fábrica soviética encerrou sua produção no primeiro semestre de 2012 e o modelo chegou a ser exportado para vários outros países do globo, incluindo o Brasil, onde começou a ser importado no início da década de 1990 sob o nome Lada Laika.
6º) Volkswagen Fusca – 24 milhões
Ele pode ser considerado o primeiro grande sucesso de vendas da indústria automotiva na fase das marcas multinacionais. O Volkswagen Fusca foi apresentado em 1938 e fabricado desde 1941. Foi o primeiro carro fabricado pela VW e tinha como meta ser um veículo que pudesse transportar 2 adultos e 3 crianças, alcançasse uma velocidade média de 100 quilômetros por hora e fosse acessível ao bolso do povo. No Brasil, chegou em 1950 e foi por anos o modelo mais vendido do mercado nacional. O último Fusca foi produzido em 2003, no México.
5º) Honda Civic – 27,5 milhões
Em 1972, a Honda apresentava o Civic, um sedan que até hoje ainda é fabricado e vendido, exceto no Japão, onde o modelo não é mais oferecido, embora seja produzido para exportação. O Honda Civic começou a ser importado para o Brasil em 1992, na 6ª geração e, cinco anos depois (em 1997) foi o primeiro carro da marca a ser fabricado no Brasil, na cidade de Sumaré (SP). Hoje está em sua décima primeira geração e a montadora já anuncia novidades para breve.
4º) Volkswagen Passat – 31 milhões
A montadora alemã também fez sucesso com o Passat. Ele foi lançado em 1973 e apenas um ano depois já fazia parte do portfólio da montadora no mercado brasileiro. Fabricado desde 1973, o primeiro Passat foi baseado no Audi 80, permitindo que ele competisse de igual para igual com outros concorrentes no mercado europeu. No Brasil, foi lançado inicialmente com carroceria fastback 2 portas em 1974 e se despediu do mercado em 2020. Já nos Estados Unidos, onde era vendido em versão exclusiva, foi descontinuado em 2021. Com o fim de linha na Europa em 2022, o Passat segue em produção apenas na China, com o nome de Magotan.
3º) Volkswagen Golf – 36 milhões
Este é um hatchback alemão lançado pela VW em 1974 e que também chegou ao Brasil 20 anos depois, em 1994. Inicialmente, os veículos eram importados da Alemanha e do México, sendo que os primeiros fabricados no país só surgiram a partir de 1999, inaugurando a fábrica da VW na cidade de São José dos Pinhais (PR), onde foi fabricado até 2019. Existe a possibilidade de o modelo retornar em sua 8ª geração.
2º) Ford F-Series – 40 milhões
Apresentado, inicialmente, em 1947 a Ford Série F já está próxima dos 41 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo e nos Estados Unidos ainda é o carro mais vendido desde a década de 80. Até pouco tempo o modelo não era vendido no Brasil, porém essa situação mudou no começo do ano com a entrada da F150, que esgotou o estoque na pré-venda ocorrida em fevereiro de 2023.
1º) Toyota Corolla – 50 milhões
O número um entre os modelos mais vendidos do mundo é o japonês Toyota Corolla. Fabricado desde 1966, o sedã da marca japonesa já vendeu de 50 milhões de unidades e esses números devem continuar crescendo, pois o sedan ainda é fabricado em 15 países e comercializado em mais de 150 mercados, entre eles o Brasil, onde a fábrica de Indaiatuba (SP) é responsável por atender ao mercado interno e também de exportação para outros países da América Latina.