Mais de 7 mil km rodados ao longo de 14 dias, cruzando de São Paulo até a Cordilheira dos Andes, na cidade de Mendoza, na Argentina, sem nenhum imprevisto. Esse é o resumo da aventura vivida pela dupla Wagner e Raphael. Tudo tão tranquilo que eles já planejam uma nova jornada. Acompanhe.
Em outubro de 2022, o empresário e aventureiro Wagner Peres Coronado e seu filho Raphael Pimpinato Peres, partiram da capital paulista a bordo de um Ford Belina ano 1988, rumo à Cordilheira dos Andes, na Argentina, rodando em média 500 quilômetros por dia e com a meta de estar de volta a São Paulo no prazo de 15 dias.
Resultado: 14 dias após a partida e 7.049 quilômetros adicionados ao hodômetro do Ford Belina, eles estavam estacionando a Belina na garagem, com a certeza de que ela seria capaz de percorrer todo o trajeto novamente, após uma troca de óleo e filtros.
Isso mesmo. Uma viagem sem problemas ou qualquer outra emergência, fruto de um planejamento bem executado e seguido à risca. Desde 2020, o Ford Belina 1988 vinha sendo preparado e feito algumas viagens mais curtas, percorrendo trajetos pelo litoral norte paulista e outras cidades próximas da capital, cumprindo etapas antes de partir para a Cordilheira dos Andes.
Para cumprir esse desafio, a dupla desmontou completamente o veículo e efetuou uma checagem que envolveu desde o estado da carroceria, inclusive com reforços na longarina, e a conversão do motor para o uso de gasolina como combustível, até instalação de um novo sistema de aquecimento para enfrentar as baixas temperaturas da região Andina.
Para a conversão do motor de álcool para gasolina e em outros sistemas do veículo, o Ford Belina recebeu componentes SABÓ, principalmente um kit da coleção “Clássicos SABÓ”.
Apesar de toda a preparação e planejamento, a dupla ainda tinha preocupação com o sistema de alimentação de combustível do veículo, pois estavam em um clima muito frio, inclusive com temperaturas negativas, e com ar rarefeito.
No entanto, a viagem foi bastante tranquila e não houve necessidade de utilizar o estoque de peças de reposição, nem a caixa de ferramentas que levaram a bordo para qualquer imprevisto ou pane.
Tão tranquila, que o trio – Wagner, Raphael e a Belina – já está de volta ativa em um novo projeto: “Rota do Asfalto – Belina 4 + 4”. Eles estão participando de duas das atividades mais significativas para carros clássicos do mundo todo: os ralis e as grandes exposições.
O nome do projeto, Belina 4 + 4, faz referência a quatro etapas de ralis para carros clássicos e quatro grandes encontros de antigomobilismo brasileiros, sendo que eles já participaram de três etapas do Rally Clássico de São Paulo, uma prova de regularidade em que a Belina não decepcionou.
Segundo Wagner, a “Expedição Rota do Asfalto Cordilheira dos Andes” foi realizada totalmente sem imprevistos e isso não foi por acaso. “Atribuímos o seu sucesso a três fatores: planejamento do roteiro, muito trabalho antes de colocar o carro na estrada e à qualidade das peças que utilizamos, muitas delas fornecidas pelas empresas que apoiaram o nosso projeto”, explica ele.
Enquanto cumprem as etapas do “Projeto Belina 4 + 4”, a dupla prepara uma nova aventura. Desta vez com um Ford Del Rey ano 1986, com mais de 500 mil km rodados. Este veículo está na família há mais de 29 anos e já levou todos em dezenas de viagens pelo Brasil e outros países da América do Sul.
Esse Ford Del Rey foi inteiramente restaurado pela dupla e das aventuras vividas ao volante do carro nasceu o e-book “Entre dois oceanos”, ministrado por Raphael e Wagner.
Eles não antecipam qual será o destino do novo “Projeto Rota do Asfalto” com o sedã clássico da Ford, mas sugerem que deve ter como destino a região sul do país. Enquanto isso, o Del Rey vai passando por um check-up completo, pois ele já rodou pelo menos 100 viagens diárias da Belina durante o Projeto Cordilheira do Andes desde que foi fabricado.
Acompanhe as aventuras do “Projeto Rota do Asfalto” no canal no YouTube (https://www.youtube.com/c/RotadoAsfalto) ou siga a dupla de pai e filho nas redes sociais (rota do asfalto – Instagram e Facebook).