Continuar e planejar são as palavras de ordem. Avaliar o que foi feito e os resultados obtidos e planejar as correções e ações do segundo período.
Ok. Você tem certa razão. Não está sendo um ano fácil como se esperava, mas as tendências são por um período melhor.
Os resultados alcançados até o momento apontam para um ano melhor que os dois anteriores, com a venda de veículos usados e novos voltando a crescer, venda de caminhões e motocicletas melhorando, volume de passagens nas oficinas de reparação e vendas de autopeças com bom desempenho. Estes são bons sinais, concorda?
E na minha empresa? O que fazer?
Passo 1: conferir no seu planejamento anual (você, claro, tem um plano anual de ação, né?) quais eram suas metas e como estão os resultados.
Passo 2: Verificar o que falta ser feito e propor novas ações para o 2º semestre.
Uma boa iniciativa é fazer um plano de ações promocionais para o período baseado no calendário. É uma ação básica e que não requer grandes investimentos ou providências.
Nós do Caderninho Sabó, com uma rápida olhada no calendário de datas dos próximos meses, encontramos seis promoções para o 2º semestre. Vamos a elas:
11 de agosto – Dia dos Pais – que tal uma oferta de desconto ou serviço cortesia para os pais que vierem com seus filhos na oficina nesta semana ou até mesmo convidar os pais para um café da manhã especial.
21 de agosto – Dia da árvore e semana de início da Primavera – Decorar a empresa com plantas e flores dará um toque diferente na visão dos clientes. Se puder distribua uma muda de árvore ou semente de brinde para aqueles que contratarem serviços.
Pequenos vasinhos nas mesas e plantas na oficina podem alegrar o ambiente na semana do Dia da árvore e início da Primavera
12 de outubro – Dia das Crianças – Novamente, decoração festiva com balões e desenhos para serem distribuídos as crianças são opções simples e que cativam os pais.
Em qual oficina seu cliente iria preferir levar o filho no Dia das Crianças? A da esquerda ou a da direita?
15 de outubro – Dia do Professor – você com certeza deve ter clientes que atuam no ensino. Convide-os a virem a sua empresa e ofereça uma cortesia.
31 de outubro – Dia das Bruxas ou Halloween – Ação básica também, decoração e pequenos mimos para clientes. Que tal atendê-los fantasiado de vampiro, bruxo ou pendurar umas aranhas e morcegos de plástico na oficina?
Peças em EVA fazem um bom efeito no Halloween e não custam caro
Semana entre 15 e 20 de novembro – Proclamação da República e Dia da Consciência Negra – este é o último feriado prolongado do ano no calendário nacional. Revisões preventivas e check lists para uma viagem segura podem melhorar seus resultados e trazer mais negócios e clientes.
Atenção: o mais importante para estas e outras ações darem certo é a divulgação e preparação da empresa.
- Divulgação – Faça folhetos, coloque faixas e banners na empresa, envie e-mails, post nas suas redes sociais. Convide seus clientes e alcance-os de diversas formas.
- Envolva a equipe – Avise seus colaboradores sobre o que será feito e como será feito. Envolva-os na ação e permita que eles deem ideias e sugestões.
- Recursos – Planeje o estoque de peças e deixe seus fornecedores cientes. Ferramentas e equipamentos prontos, disponíveis e atualizados.
Planeje seu estoque de peças para as cada uma das ações que realizar
E lembre-se: pior do que fazer e o resultado ser fraco, é não fazer nada e esperar resultado diferente!
Mãos (e cabeça) a obra e faça acontecer. Depois conte o resultado para a gente comemorar junto.