Com 77 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para vedações e reconhecida pela busca e investimentos incessantes de novas tecnologias para utilização em seus produtos, a SABÓ surpreende o mercado com lançamento de nova aplicação de vedação para motores do ciclo Otto, contrariando e quebrando paradigmas mundiais preestabelecidos por grandes montadoras.
Dentro das evoluções de vedações de retentores e sistema de vedação de motores, a SABÓ tem trabalhado com os retentores em Elastômeros; retentores em Elastômeros com perfil reduzido; retentores em PTFE (termoplástico) e finalmente os retentores em Elastômeros com lábio de vedação com perfil do retentor em PTFE (Solução Patenteada chamada de F-RED, com aplicação de nanotecnologia). Até o ano passado (2018), essa solução era muito boa para os Retentores dos Motores Diesel.
Já para os motores ciclo Otto, eles estavam reprovados em função de um grande barulho apresentado pelo ar que passa entre os lábios de vedação do retentor, quando os motores apresentam um pequeno vácuo, causando um chiado incômodo. Essa reprovação ocorria nos maiores centros de Desenvolvimentos de Motores do Mundo (Opel Russelshein; VW Wolfsburg; Daimler Sttutgardt; Audi Ingolstadt; Fiat Turim; GM Pontiac; etc).
A SABÓ, inconformada com essa limitação e sempre investindo em novos desenvolvimentos junto ao seu departamento de engenharia, com profissionais altamente qualificados, montou um laboratório de detecção desse ruído, simulando-o da mesma forma que ocorriam nos motores dos veículos.
Como um dos grandes diferenciais da SABÓ é a Tecnologia, através de desenvolvimentos utilizando técnicas como Elementos Finitos (2D e 3D); DOE (Design of Experiments) e um trabalho árduo de 6 Sigma, conseguiu desenvolver, comprovar; reproduzir; eliminar e finalmente criar uma solução que elimina por completo o ruído desse tipo de vedação nas condições máximas de vácuo dos motores ciclo Otto, conferindo também a mesma funcionalidade, desempenho, qualidade e eficiência encontrados na vedação dos motores Diesel.
A SABÓ então patenteou e denominou esta solução como “F-RED HIGH TEC”, que pode ser usada em qualquer tipo de vedação de motores, com índice zero de ruído.
O grande legado dessa solução é que com muita tecnologia, perseverança, inteligência, sabedoria e contrariando os maiores experts mundiais em vedação, a SABÓ conseguiu desenvolver; aprovar e colocar em produção a solução F-RED HIGH TEC, que funciona plenamente para qualquer tipo de motor.
Essa inovação, juntamente com muitas outras novidades em desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas em soluções para vedação foram apresentadas na AUTOMEC 2019, no estande da Sabó no E131, demonstrando as etapas que levou a uma grande solução para as vedações de motores.
Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação