[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]Coxins são basicamente componentes para absorção de vibrações, seja do bloco do motor em relação ao chassi ou a qualquer outro sistema veicular. Além da função de absorção de vibrações, também aumenta a vida útil de outros componentes envolvidos.[/vc_column_text][vc_column_text]Os coxins consistem basicamente de dois componentes estruturais (metal) interligados por um elemento de borracha. Com este tipo de construção é possível conectar partes do veículo, permitindo o movimento relativo entre estas partes de forma a reduzir ou eliminar a transferência de vibrações e ruídos entre estes componentes.[/vc_column_text][vc_column_text]Os coxins são aplicados principalmente nos motores e transmissões, mas também podem ser encontrados em outros sistemas veiculares tais como no sistema de escapamento e na suspensão.[/vc_column_text][vc_column_text]Os coxins, geralmente, estão localizados em alguns pontos específicos do carro: no escapamento, no motor, no câmbio e na suspensão. Quando falamos do coxim do motor, em carros populares, geralmente são usadas três peças. Já em carros importados podem passar de cinco e, normalmente, são feitas de um material mais nobre, tornando quase imperceptível os sons e a vibração do motor do carro.[/vc_column_text][vc_column_text]O barulho ou a vibração do coxim do motor costuma aparecer quando a peça está muito desgastada. E para que o carro não fique extremamente vulnerável com o coxim ressecado ou rachado, a sua troca é essencial.[/vc_column_text][vc_column_text]Mesmo que a maioria dos motoristas nem saibam da existência dessa peça ou simplesmente se esquecem de realizar esse reparo no veículo, essa é uma tarefa do profissional da reparação automotiva, que deve alertar o cliente antes que o componente apresente problemas, ou seja, fazer a manutenção preventiva.[/vc_column_text][vc_column_text]Deixar o coxim do motor, do câmbio ou da suspensão em péssimas condições pode acarretar alguns problemas sérios com o carro, principalmente no que diz respeito à segurança e conforto.[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1611843636753{margin-top: 60px !important;}”]
O coxim
[/vc_column_text][vc_column_text]As peças metálicas possuem a função estrutural e servem para a fixação dos coxins.
A borracha é o elemento de união entre as peças metálicas de fixação e sua principal função, além da junção das peças metálicas, é a absorção das vibrações e ruídos, dando flexibilidade ao conjunto.[/vc_column_text][vc_single_image image=”100821″ img_size=”full” alignment=”center” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1611843692225{margin-top: 30px !important;}”][vc_column_text css=”.vc_custom_1611843708490{margin-top: 60px !important;}”]
Manutenção/Inspeção
[/vc_column_text][vc_column_text]Os coxins estão constantemente em trabalho e, em razão dos grandes esforços que a sãos submetidos, sofrem desgastes naturais de acordo com as condições de uso do veículo.[/vc_column_text][vc_column_text]Os principais indicativos de que os coxins necessitam de uma revisão podem ser evidenciados ao surgimento de:[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1611844147379{margin-top: 30px !important;}”]
- Barulho ou tranco no motor / câmbio ao arrancar;
- Vibrações na alavanca do câmbio;
- Dificuldades para engatar a marcha;
- Veículo puxando para um dos lados.
[/vc_column_text][vc_column_text]Dependendo do tipo de coxim e onde ele está posicionado no veículo o motorista pode reclamar de barulhos ao rodar com o veículo por pistas irregulares, vibrações na alavanca de câmbio e assoalho, dificuldade para engatar marchas, peso e volante puxando.[/vc_column_text][vc_single_image image=”100822″ img_size=”full” alignment=”center” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1611843832266{margin-top: 30px !important;}”][vc_column_text]É importante que o reparador considere as reclamações do cliente, pois embora muitas vezes ele não saiba qual a causa, ele percebe o comportamento do veículo e pode descrever o que escuta, sente ou percebe ao usar o veículo.[/vc_column_text][vc_column_text]Para preservar os coxins e fazer com que eles durem mais tempo, oriente seu cliente para evitar arrancadas muito fortes com o veículo, principalmente em condições que exijam muita potência tais como subidas, valetas, lombadas e outros obstáculos.[/vc_column_text][vc_column_text]Outra recomendação é que ele traga o veículo para a verificação periódica dos coxins. Em média, um coxim de motor deve ser trocado a cada 30 mil km, mas isto pode variar de acordo com a forma de utilização do veículo.[/vc_column_text][vc_column_text]Por último, sempre use coxins de qualidade e procedência assegurada nos serviços de reposição. Para isso você pode contar com a linha completa de Coxins SABÓ, com aplicações para motor, câmbio, suspensão, radiador, escapamento e carroceria, com itens para as linhas leve, pesada e utilitários.[/vc_column_text][vc_column_text]Para mais detalhes sobre os produtos e suas aplicações, acesse o catálogo eletrônico no site SABÓ ou entre em contato diretamente com a Central de Relacionamento SABÓ, através do 0800 77 12 155, de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo e-mail caderninho@www.sabo.com.br ou ainda pelo WhatsApp no (11) 94289-4469 em horário comercial.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]