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Manchas sob o veículo ajudam no diagnóstico de vazamentos

Manchas sob o veículo ajudam no diagnóstico de vazamentos

[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]Seu cliente reclama que saiu com o carro da garagem e encontrou uma mancha onde estava estacionado? Além de um problema para retirar a mancha do chão, isso indica que há um vazamento de fluido no veículo. Problemas? Que nada. Informação e produtos Sabó resolvem isso rapidinho.[/vc_column_text][vc_single_image image=”65947″ img_size=”full” onclick=”link_image” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1575488590212{margin-top: 32px !important;padding-bottom: 32px !important;}”][vc_column_text]Uma mancha sob o carro pode dizer tanto sobre o problema no veículo quanto as queixas e explicações do cliente. Basta ficar atento e observar algumas diferenças.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” css=”.vc_custom_1575487569519{margin-top: 60px !important;}” z_index=””][vc_column][vc_column_text]

O líquido é água e as marcas estão próximas ao meio do veículo

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_row_inner row_type=”row” type=”full_width” text_align=”left” css_animation=””][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”65948″ img_size=”full” onclick=”link_image” qode_css_animation=””][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text]Esse é um indicativo que pode não ser um vazamento, mas apenas a água que saiu do respiro do ar-condicionado. Em carros com ar-condicionado há um respiro que expulsa para fora do veículo a umidade da troca térmica interna. O pinga-pinga, portanto, é uma situação normal. Tende a ser maior quanto mais quente é o dia. Mas é importante não confundir com vazamentos.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” css=”.vc_custom_1575487569519{margin-top: 60px !important;}” z_index=””][vc_column][vc_column_text]

O líquido que fica no chão tem cor marrom, azulada ou avermelhada

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_row_inner row_type=”row” type=”full_width” text_align=”left” css_animation=””][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”65949″ img_size=”full” onclick=”link_image” qode_css_animation=””][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text]Este pode ser um vazamento. A solução do sistema de arrefecimento é composta por água e aditivo. Esse vazamento pode ser oriundo do radiador, do reservatório, da bomba d´água ou das mangueiras do sistema. Observar se o nível do reservatório está baixo pode confirmar o vazamento no sistema de arrefecimento.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” css=”.vc_custom_1575487569519{margin-top: 60px !important;}” z_index=””][vc_column][vc_column_text]

O líquido é viscoso e aparece próximo às rodas ou perto do motor

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_row_inner row_type=”row” type=”full_width” text_align=”left” css_animation=””][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”65950″ img_size=”full” onclick=”link_image” qode_css_animation=””][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text]Esta situação também merece atenção. Pois pode ser vazamento dos amortecedores, do freio ou da direção hidráulica. E estes fluídos às vezes são semelhantes ou até idênticos. Os fluidos de transmissão automática e de direção hidráulica, geralmente são avermelhados ou marrons-avermelhados e têm aspecto oleoso. Os vazamentos do fluido da direção hidráulica são encontrados na frente do motor, perto da bomba de direção hidráulica ou próximos da parte traseira do motor.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text css=”.vc_custom_1575488650027{margin-top: 20px !important;}”]Já o fluido de freio é claro quando está novo e vai escurecendo à medida que fica velho, devido ao acúmulo de sujeira e umidade. Esse fluido também tem aspecto oleoso.
O líquido do amortecedor é fino e claro. O óleo e o pistão são selados dentro de um recipiente fechado e, em condições normais, o óleo não sai e nunca precisa ser adicionado. Se o amortecedor vazar, a solução é trocar o componente, não apenas o que apresentou defeito, mas o par (dianteiro ou traseiro).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” css=”.vc_custom_1575487569519{margin-top: 60px !important;}” z_index=””][vc_column][vc_column_text]

O líquido no chão é óleo lubrificante

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_row_inner row_type=”row” type=”full_width” text_align=”left” css_animation=””][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”65951″ img_size=”full” onclick=”link_image” qode_css_animation=””][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text]A cor pode variar do castanho-claro e transparente (óleo novo) ao marrom-escuro e opaco (óleo usado e oxidado). Existem diversos fatores que podem causar o vazamento de óleo.

  • O filtro de óleo foi mal encaixado ou está com vazamento – avaliar e substituir.
  • Cárter danificado – é necessário que a peça seja substituída e instalada uma junta Sabó nova.

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text css=”.vc_custom_1575488791033{margin-top: 20px !important;}”]

  • Junta da tampa de válvulas defeituosa – neste caso, o óleo costuma vazar em quantidades menores quando o carro está em funcionamento, cheirando a óleo queimado quando cai no motor quente. Apesar de haver vazamento não necessariamente haverá marcas de óleo no chão. Em caso de falha na junta da tampa de válvulas, o correto é substituir a peça. Sempre por uma Sabó, é claro.
  • Anel de vedação do bujão danificado – este defeito não é comum, mas ao longo do tempo o anel de vedação pode se desgastar a ponto de causar vazamentos na base do cárter. Isso também pode ocorrer porque o bujão do cárter foi apertado em excesso, o que causou a deformação dessa arruela.
  • Selo de carcaça de árvore de comando danificado – o selo de carcaça de árvore de comando evita que o óleo escape antes de atingir o virabrequim. Isso também pode ser causado pelo simples desgaste natural da peça em veículos muito antigos.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” css=”.vc_custom_1575488815915{margin-top: 60px !important;}” z_index=””][vc_column][vc_column_text]O mais importante é nunca deixar que essas manchas fiquem sem solução. A falta de lubrificante, fluidos ou líquido de arrefecimento pode levar a danos mais graves e comprometer outros componentes do veículo.
E não se esqueça: componentes de vedação, como juntas, retentores e selos são fundamentais para o bom funcionamento do veículo. Use peças de qualidade. Use Sabó[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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