Em sua oitava edição, o Prêmio REI, promovido pela editora da Revista Automotive Business, tem como tema 2018 “Reconhecimento à Excelência e Inovação”, identificando as principais iniciativas de empresas ligadas ao setor automotivo que contribuem diretamente para a inovação e excelência de processos e produtos.
A SABÓ, reconhecida por suas iniciativas tecnológicas, apresentou uma inovação incremental, buscando alternativas de agregação de valor denominada “Alavancar novos negócios com suporte de prototipagem 3D”. O case escolhido está relacionado a um problema de vazamento da junta do cárter de motor da linha pesada e está entre as 4 finalistas na categoria “melhores fornecedores de componentes motores e transmissões”.
A equipe de engenharia SABÓ elaborou um novo conceito de vedação auxiliar denominado “tapetinho” com a função de garantir a vedação nas junções da parte inferior do motor: bloco, flange e cárter.
O primeiro desafio do projeto foi garantir a boa comunicação junto ao cliente em apresentar o conceito de vedação auxiliar e seus benéficos em uma visão espacial (tridimensional). Neste caso, a métrica utilizada foi a prototipagem 3D em resina, modelando-se as quatro seções envolvidas em escala real para mostrar o funcionamento da peça atual e os benefícios desta vedação auxiliar chamado “tapetinho” que retém o fluxo de óleo ao redor do ponto de vazamento. Sem dúvida, com a prototipagem 3D, o engenheiro de desenvolvimento conseguiu apresentar de uma forma simples e didática o funcionamento e o benefício da inovação incremental e agregação de valor ao produto e consequentemente, a segurança do cliente em dar continuidade ao projeto.
“Com esta métrica já conseguimos implementar em produção um projeto de junta de cárter com tapetinho ao mercado local e também já conseguimos aprovar uma outra junta ao mercado exportação que estamos em fase de ferramental de produção com previsão de início de produção para o segundo semestre de 2018.”, conta Roberto Kenji, Gerente de Desenvolvimento de Produto e Tecnologias da Sabó.
“A prototipagem 3D foi fundamental para alavancar novos negócios com rapidez (apresentar proposta em menos de uma semana) e baixo custo. Outra vantagem é que a prototipagem 3D em resina plástica foi elaborada na própria peça com detalhes construtivos da aplicação. O brilho nos olhos do cliente quando ele manipula a sua própria peça é indescritível.”, explica Kenji.
O projeto foi tão bem aceito que gerou uma patente e fez da SABÓ a detentora da ideia e de todo o desenvolvimento e funcionalidade do “tapetinho”.
A mecânica da premiação é dividida em três fases: Na primeira fase, são recebidos os cases de cada empresa interessada em participar, subdivido em 15 categorias e foram recebidos até o dia 23 de março, passando para a segunda fase, submetidos à avaliação de um júri especializado e totalmente isento, que indicou os quatro melhores em cada categoria. Nesta edição 2018, cada jornalista da Automotive Business também compôs o júri, dando o seu voto aos melhores.
A terceira e última fase inicia-se com a divulgação dos finalistas: 60 iniciativas estão concorrendo nas 15 categorias. Nesta fase, abre-se então os cases ao júri popular em votação aberta ao público. Cada pessoa poderá votar apenas uma vez, apontando uma iniciativa, produto ou pessoa por categoria. Os votos serão recebidos até o fim de maio e finalmente, em junho, os vencedores serão conhecidos com a entrega dos troféus em uma cerimônia especial a ser realizada em São Paulo.
Com o Prêmio Rei, a SABÓ espera o reconhecimento público dessa iniciativa inovadora que agregou valor com baixo custo e resolveu um problema crítico de vedações em motores e transmissões.
A votação pode ser feita eletronicamente até o dia 31 de maio pelo site http://automotivebusiness.com.br/votacaopremiorei2018.html
depois dessa data, ela segue da seguinte forma:
16 de abril – Votação com cédulas no IX Fórum da Indústria Automobilística;
21 de maio – Votação com cédulas no III Workshop Inovação Radical e Indústria 4.0;
11 de junho – Votação com cédulas no VI Fórum de RH no Setor Automotivo
Contamos com o voto e o reconhecimento de todos que acreditam na marca e na qualidade dos produtos SABÓ, há mais de 70 anos, trabalhando para o desenvolvimento e melhoria contínua do mercado de peças e serviços, uma das pioneiras na implementação da produção “INDÚSTRIA 4.0” no Brasil, sendo benchmarking das empresas automotivas brasileiras, como MBB, GM, Bosch, Eaton, bem como das indústrias fora do mercado automotivo Brasileiro, como Coca-Cola e Natura.
Sabó, a marca da evolução!
Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa Sabó
Foto: Divulgação