[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]Organização, capacitação, gestão e inovação. Apenas quatro palavras que quando colocadas em prática podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Acompanhe como melhorar os resultados de sua empresa nestas dicas preparadas pelo Caderninho SABÓ e orientações divulgadas pelo Sebrae-SP.[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1619794107745{margin-top: 20px !important;}”]Um palestrante comparou o mercado a duas escadas rolantes: uma que sobe e outra que desce. Se você pegar a que está descendo, ou vai para baixo ou vai fazer muito esforço para subir um pouquinho ou não sair do lugar. Se escolher a que está subindo tem duas opções, ficar parado e subir com os demais ou esforçar-se um pouco mais e caminhar, subindo mais rápido. Ele ainda alertava para nunca se esquecer de usar os corrimãos em todas as situações, pois eles são os parceiros com os quais pode contar para se apoiar.[/vc_column_text][vc_single_image image=”101890″ img_size=”full” alignment=”center” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1619794727120{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text css=”.vc_custom_1619796996296{margin-bottom: 32px !important;}”]Essa analogia pode ser aplicada a sua empresa. Qual escada e qual a atitude escolherá depende apenas de você. Que tal sair da sua zona de conforto e transformar sua oficina mecânica em um negócio que renda lucros e visibilidade: uma oficina mecânica de sucesso.
Acompanhe a seguir algumas dicas preparadas pela equipe do Caderninho SABÓ e informações extraídas do e-book “Oficina Mecânica de Sucesso, do Sebrae-SP”.[/vc_column_text][vc_row_inner row_type=”row” type=”full_width” text_align=”left” css_animation=”” css=”.vc_custom_1619796750488{margin-right: 10% !important;margin-left: 10% !important;padding-top: 0px !important;padding-right: 0px !important;padding-bottom: 0px !important;padding-left: 0px !important;background-color: #c00418 !important;}”][vc_column_inner width=”1/4″][vc_single_image image=”101891″ img_size=”full” alignment=”center” onclick=”custom_link” img_link_target=”_blank” qode_css_animation=”” link=”http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/3175f5f2458f89fc9e056484dd1605d1/$File/SP_oficinamecanica_17.pdf”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”3/4″][vc_column_text css=”.vc_custom_1619796982818{margin-top: 50px !important;}”]Clique aqui e baixe o e-book
Oficina Mecânica de Sucesso[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text css=”.vc_custom_1619797004449{margin-top: 32px !important;}”]Organização: O primeiro passo é cuidar dos aspectos legais da empresa. Ter uma empresa legalmente constituída permitirá acesso a serviços exclusivos, tais como consultorias, crédito e apoio técnico, além de evitar surpresas desagradáveis com a fiscalização e vistorias de diversos órgãos municipais, estaduais e federais.
Capacitação: Outro ponto crítico é o RH. Avalie como está o seu quadro de funcionários e faça um organograma com as atribuições de cada profissional que trabalha na oficina – lembrando que cada empregado cumpre importante papel para o funcionamento da sua empresa.
Uma vez definido quem serão seus colaboradores, cuide para que estejam sempre atualizados e em permanente treinamento, inclusive você. Ninguém é tão bom que não possa melhorar sempre, além do que, conhecimento não ocupa espaço e é a única coisa que quanto mais se divide com os outros, maior fica.
Gestão: O próximo passo é deixar sua oficina bonita e agradável para que motoristas que ainda não te conhecem se sintam à vontade para entrarem e contratarem seus serviços. Isso inclui, por exemplo, limpeza de todas as áreas da oficina, ambiente confortável para os clientes e profissionais qualificados que ofereçam um bom atendimento.
Acompanhe de perto os resultados. Defina quais serão os indicadores de lucros e despesas e faça sempre um controle de resultados. Essas informações servirão para estabelecer quando será necessário comprar novos produtos, ferramentas e equipamentos, evitar acúmulo de materiais em sua oficina, saber quais os clientes, serviços e períodos são mais lucrativos, entre outras ações, e permitirá tomar as providências necessárias para continuar nesta sua caminhada de sucesso.
Inovação – Não espere resultados diferentes fazendo as coisas como sempre fez. Se quer aumentar sua clientela, promova ações para captar esses clientes. Se deseja aumentar seu tíquete médio, inclua serviços diferentes em sua empresa.
Promova, também, a divulgação da sua empresa na internet. Você pode criar um site, blog ou uma página nas diversas redes sociais e divulgar sua marca. Isso facilita que novos clientes entrem em contato com você e estará expondo sua empresa para qualquer consumidor que esteja à procura de serviços de mecânico.
Mais algumas dicas:
- Trabalhe somente com peças de origem e procedência reconhecidas;
- Disponibilize um diagnóstico de fácil entendimento;
- Cuide por inteiro das necessidades do consumidor em relação ao veículo automotor.
- Estimule o cliente a fazer a manutenção preventiva;
- Aposte em serviços de rápida entrega;
- Crie facilidades para seu cliente – serviço leva e traz, manutenção agendada, facilidades de pagamento e outras;
- Seja ético e sustentável;
- Evite o desperdício;
- Faça coleta seletiva e destine corretamente os resíduos;
- Coloque-se como uma referência junto à comunidade.
Acabou? Não. Sempre há novas coisas a serem feitas. Esteja atento às oportunidades e demandas do mercado e antecipe-se. Vai dar trabalho, mas é melhor do que ficar parado e esperar que tudo dê certo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]