Qual a principal tarefa da sua empresa? Vender serviços de reparação automotiva, correto! Então, por que perder tempo anotando em cadernos e lembretes as ordens de serviço abertas, os veículos prontos para entrega e as peças em falta no seu estoque? Não importa o tamanho da sua oficina, um software de gestão pode tornar o seu negócio mais produtivo e melhorar os seus resultados.
Responda rápido. Quantos clientes existem no cadastro de sua oficina? Qual o percentual médio de venda das horas de serviços nos últimos seis meses? Qual o item de maior giro no seu estoque de peças? Quem é seu cliente mais fiel?
Qual o valor do tíquete médio das ordens de serviços abertas no ano passado?
Se você conseguiu responder pelo menos três das cinco perguntas acima em menos de 10 minutos, parabéns! Isso só é possível em duas hipóteses: 1) Você tem uma empresa muito bem organizada e uma memória excepcional ou então; 2) É bem provável que você já trabalhe com um sistema informatizado de gerenciamento em sua empresa de reparação automotiva.
Já passou o tempo onde se acreditava que apenas grandes empresas podiam investir em sistemas de automação e que dava para gerenciar sua empresa apenas com boa vontade e um caderno de anotações.
Independentemente de ter uma pequena oficina mecânica ou um grande centro automotivo, um software de gestão irá agilizar seus processos de gerenciamento, comunicação, produtividade, cadastro de clientes e extração de relatórios da empresa.
Outro mito eliminado pelo tempo é que usar estes programas de computador é complicado e sua aquisição é muito cara. Hoje, os programas estão cada vez mais amigáveis e as telas são autoexplicativas, com entrada de dados simplificada e emissão de relatórios com apenas poucos cliques. Nada muito diferente daquilo que você já faz constantemente ao preencher um formulário na internet ou solicitar um extrato de sua conta no aplicativo de seu banco.
Entre as vantagens que o software de gestão oferece, destacam-se:
Agilidade: os processos diários de receber o cliente e abrir a OS é um momento crítico do atendimento. Com o sistema de gestão, você e seus funcionários terão mais facilidade no gerenciamento da oficina, no controle de estoque, no acesso às emissões de nota fiscais, nas informações de clientes e muitas outras utilidades.
Controles: qualquer empresa, independentemente do tamanho, necessita de organização e controle interno dos custos. Um software ajuda na gestão do estoque, no controle do fluxo de entrada e saída de produtos, nas compras para a oficina e no estoque disponível.
Registro de informações atualizadas: a tecnologia gera um grande volume de dados e o acesso ao armazenamento de todas as informações é fundamental para o controle financeiro, emissão de relatórios de custos e agendamento de tarefas, além de zelar pela segurança e integridade desses dados.
Aumento na produtividade e na lucratividade: com a automação da parte burocrática das rotinas diárias é possível liberar seus funcionários para outras atividades, melhorando a taxa de ocupação de cada colaborador e os resultados financeiros. Sua equipe poderá se concentrar em outras demandas exigidas pela oficina.
É importante escolher um sistema com operações fáceis e instruções claras. Escolha aquele que mais se encaixa nas características de sua empresa e atenda suas necessidades. É importante que tenha as funções básicas, tais como cadastro de clientes e serviços, atribuição de tarefas, produtividade por colaborador, acompanhamento financeiro, estoque e outras tarefas rotineiras de uma empresa de reparação automotiva.
Mas não se engane, o software não irá trabalhar sozinho. A precisão e a correção na entrada dos dados, a análise e a utilização das informações registradas, com o bom atendimento e a qualidade dos seus serviços, são o que permitiram que sua empresa cresça e continue prosperando.
Agora que tal dar um clique na opção “gestão eficiente da sua empresa” e fazer um download nesta ideia?