0800 77 12 155

Somos mais de 700 mil e apenas um dia para comemorar

Somos mais de 700 mil e apenas um dia para comemorar

Médico do carro, santo protetor dos pistões e bielas, técnico de reparação automotiva ou, simplesmente, mecânico. Também chamado de mecânico automotriz em boa parte dos países vizinhos do Brasil, esses profissionais são responsáveis pelo bom funcionamento da maior parcela dos veículos que circulam pelas estradas, ruas e avenidas nacionais, inclusive aqueles que cruzam as fronteiras levando pessoas e produtos. Bem que eles merecem nosso reconhecimento, nem que seja por um único dia!
Oficina é um local destinado ao reparo ou manutenção de algo ou também destinado à elaboração de alguma coisa. Por isso é comum dizer “oficina de automóveis”, que se trata de um estabelecimento onde carros, motos, caminhões e outros veículos motorizados passam por revisões, reparos e manutenções.
Quem trabalha nesse tipo de oficina é um mecânico, geralmente que fez algum tipo de curso e encontra-se apto a realização desse tipo de serviço. Por isso é comum ainda o uso de expressões como “oficina mecânica” para se referir a esse local. 
No próximo 20 de dezembro é comemorado o Dia do Mecânico no Brasil, uma data para lembrar daquele profissional que é responsável pelo bom funcionamento de aproximadamente 40 milhões de veículos, algo em torno de 80% da frota brasileira, assegurando um trânsito mais seguro para motoristas, passageiros e pedestres. 
Os mecânicos são os profissionais responsáveis pela manutenção e cuidados dos veículos motorizados e seu conhecimento e prática o tornam um profissional habilitado na manutenção, reparo e modificações que visam a segurança e bom funcionamento do veículo.
Segundo dados do Sindirepa Nacional e da CINAU (Central de Inteligência Automotiva), os mecânicos são responsáveis por cuidados em mais de 80% dos carros que circulam nas estradas brasileiras, conferindo confiabilidade ao veículo e proteção para seus usuários.
Existem quase 120 mil empresas de reparação automotiva em todo o Brasil, que empregam 700 mil profissionais e movimentam mais de R$ 70 bilhões ao ano, e são esses homens e mulheres que cuidam para que funcionem plenamente a maior parcela da frota que circula pelo nosso país.
sabo55São esses dedicados profissionais que, diariamente, realizam os serviços de manutenção corretiva, preventiva e socorros automotivos em todo o território nacional, examinando cada componente, sanando irregularidades nos sistemas automotivos e orientando o motorista sobre os cuidados e operação do veículo, não importa se ele tenha duas, quatro ou dez rodas, transportam pessoas, cargas, animais ou produtos, rode na cidade, nas estradas ou no campo. 
O objetivo do mecânico é tornar o veículo um meio de transporte seguro e confiável, prevenindo panes, acidentes e prejuízos. É por essa razão que existe essa data e que vale a pena celebrá-la! 
20 de dezembro: Dia do Mecânico – ele merece, no mínimo, nossos parabéns e um muito obrigado pelo seu trabalho. 
sabo56

Compartilhe esta notícia

Categoria

Recentes

Pesquisar artigos do caderninho Sabó
Notícias Relacionadas