0800 77 12 155

Espaço MV8: Claudia Vargas da Vargas Auto Center.

Espaço MV8: Claudia Vargas da Vargas Auto Center.
SAB 0014 25 Caderninho MAR Imagens 1200x630px 6

Retomando as histórias dessas mulheres que são mais do que potentes, nesse Caderninho vamos conhecer a história da Claudia Vargas, que assim como a de muitas, também teve dúvidas, questionamentos, inseguranças e claro, sucesso!

Voltemos um pouco no tempo dessa gaúcha nascida na cidade de Sapucaia do Sul, onde passou grande parte de sua trajetória. Filha de “oficineiro”, como ela mesmo diz, formou-se aos 16 anos em um curso técnico em contabilidade, porque sequer imaginava tudo o que o futuro lhe proporcionaria. Começou a namorar o primo Wanderlei, aos 15 anos e aos 18 se casou com ele, que já trabalhava na oficina de taxímetros do pai desde os 10 anos.

A jovem Claudia então arrumou emprego de recepcionista em um centro clínico na cidade de Canoas. Em 1989, o sogro abriu uma oficina em Porto Alegre e em 1995, após 7 anos de casada, Claudia pediu demissão da clínica e ela e o marido decidiram ajudá-lo, pois já era idoso e precisava de pessoas de confiança. Eles já tinham então uma filha de 3 anos que ficava em Sapucaia do Sul, na casa da avó dela, enquanto trabalhavam na capital e mal conseguiam conviver com ela. 

“Quando eu saia pela manhã levava ela dormindo e muitas vezes quando voltávamos à noite já levava ela dormindo pra casa”, conta. Foi quando decidiram se mudar definitivamente para Porto Alegre, uma escolha que seria um divisor de águas para todos.

A vida na oficina significou muito mais do que apenas trabalho; foi ali, entre motores e ferramentas, que Claudia encontrou um novo lar. As dificuldades foram muitas, desde a decisão de morar nos fundos da oficina até a expansão dos serviços oferecidos, quando conseguiram construir uma casa maior em cima de onde hoje é a empresa. 

Seu sogro, com uma personalidade conservadora,  se recusava a realizar a sucessão necessária para o progresso do negócio, um cenário que, segundo Claudia, gerava conflitos, mas também fortaleceu laços. Em 2002, a mãe da Claudia veio trabalhar na recepção da oficina e Claudia então passou para a parte administrativa.

A chegada da pandemia em 2020 trouxe um golpe inesperado à família, quando seu sogro, acometido pela covid-19, não resistiu à doença. “Nosso mundo caiu”, declara. Foi um período de luto e resiliência; com coragem, Claudia e seu marido tomaram as rédeas do negócio para proteger o futuro da oficina e das várias famílias dependentes dela.

Em 2022, após enfrentarem dificuldades com a oficina anterior, renasceram das cinzas e montaram uma nova empresa. “Fizemos de um limão uma limonada”, diz Claudia, com brilho nos olhos. A nova oficina, sob sua administração, prosperou com inovações antes nunca imaginadas. 

Atualmente, a Vargas Auto Center é um lugar de muito trabalho, mas sem deixar de lado o sentimento de interação, participação e parceria entre todos, onde Claudia gerencia a recepção, escuta colaboradores, precifica e mantém a essência familiar do negócio. Ela se orgulha de ter aprendido a importância de cada função, reconhecendo seu valor, sem se perder em competições, mas sim unindo forças na busca de objetivos comuns com o marido.

Já com um olhar no futuro, ela começa a passar o bastão ao seu genro, afilhado e futuro sucessor. “Tudo com muita calma e paciência”, afirma, desejando que ele não sofra com as mesmas dificuldades que enfrentaram. Aos 57 anos, e com uma netinha de 7, Claudia ainda se emociona ao olhar para trás e perceber que hoje, uma líder se ergue firme no setor automotivo, e é na rede de apoio e inspiração entre mulheres que Claudia encontra a sua maior fortaleza: “Eu devo isso à Eva”, reconhece, mencionando a jornada transformadora que começou com o envolvimento no grupo Mulheres V8, anteriormente conhecido como Gaúchas Car. “A Eva me ajudou a perceber que eu sou importante sim e tenho meu valor”, continua Claudia, que agora desempenha um papel ativo, apoiando outras mulheres que, como ela, enfrentam desafios para encontrar seu lugar na área da reparação automotiva.

À medida que Claudia reflete sobre sua jornada, seus olhos brilham não apenas de emoção, mas também de esperança e inspiração. 

Para todas as mulheres aspirantes do setor de reparação automotiva, ela deixa um conselho sincero e motivador: “Elas devem se valorizar, estudar e aprender o máximo que puderem sobre o ramo.”

Hoje, Claudia se orgulha de quem se tornou — uma líder forte e humilde, que abraça seu papel na sociedade com determinação e gentileza. Sua história é a personificação da resiliência e uma esperança para as muitas mulheres que seguem como ela, caminhando lado a lado com outros pontos de luz em um mundo que abre espaço, cada vez mais, para seus talentos e vozes. 

Quem quiser conhecer a Vargas Auto Center ou seguir pelas redes sociais, seguem abaixo os contatos: 

Vargas Auto Center

  1. Valparaíso, 917 – Jardim Botânico,
    Porto Alegre – RS, 90690-300
    (51) 99681-6187 

Instagram: @vargas.autocenter

E para conhecer mais sobre o Instituto MV8 e sua atuação, acesse o Instagram oficial www.instagram.com/mulheresv8.

Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa SABÓ
Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia
Pesquisar artigos do caderninho Sabó
Notícias Relacionadas
SAB 0014 25 Caderninho MAR Imagens 1200x630px 7
Curiosidades

Você é bom manobrista?

Estacionar o carro com habilidade e precisão é um desafio para qualquer motorista. A novidade é que essa atividade pode estar com os dias contados.

Leia mais »