25 de julho: dia do principal cliente da sua empresa

25 de julho: dia do principal cliente da sua empresa
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O veículo não vem sozinho para a oficina, nem vai na loja de autopeças em busca de um produto. Essa tarefa é executada por aqueles que ficam sentados no banco da esquerda e em frente ao volante: o motorista. Que tal programar um dia especial para ele, que é o responsável pela existência do seu negócio?

25 de julho. Sabe o que é comemorado nessa data? Sim, também é o dia de São Cristóvão, mas não é essa data religiosa que estamos destacando, mas aqueles aos quais este santo está ligado. O 25 de julho é celebrado na tradição da Igreja Católica como o Dia de São Cristóvão, considerado o padroeiro dos motoristas, e também o elemento principal da sua atividade profissional. 

É ele que gera serviço para você e sua empresa e, assim, o responsável por manter a empresa de reparação com as portas abertas e o movimento no estoque do comércio de autopeças.

O motorista é o cliente que utiliza o veículo frequentemente e somente ele pode iniciar o processo que levará sua oficina ou centro automotivo a abrir uma ordem de serviço, movimentar sua equipe técnica e administrativa, seu estoque e fornecedores, envolvendo da recepção até a entrega do veículo reparado e o registro em seu faturamento.

Segundo dados do Denatran e da CNT  – Confederação Nacional do Transporte, até o fim de 2022, existiam mais de 74 milhões de motoristas habilitados no Brasil, a maioria formada por pessoas comuns que são motoristas, mas não exercem atividade profissional ao volante, e um grupo bem menor, cerca de 2% do total de habilitados, que faz dessa habilidade sua profissão e o sustento de suas famílias.

Os dados da CNT também mostram que deste número, 65,2% são homens e que a faixa etária predominante é entre 31 e 40 anos (19,5 milhões). Será que algum destes 74 milhões já passaram por sua empresa? Acertou quem respondeu “sim”, todos os dias muitos deles passam por aqui e já são nossos clientes.

Então, que tal preparar uma surpresa para esses motoristas/clientes e homenageá-los, agradecer e colocar sua empresa e seus serviços à disposição.

Agora que você já conhece a importância de valorizar o motorista, aproveite para pensar em ações para atrair esses consumidores, fidelizar os que sua empresa já tem e vender mais no Dia do Motorista. Veja algumas sugestões para direcionar seu planejamento de marketing.

 

Desconto e condições especiais

Alguém já disse que o bolso é o órgão mais sensível de qualquer pessoa. O Dia do Motorista é uma boa oportunidade para oferecer seus produtos ou serviços com preços reduzidos. Uma boa ideia são os descontos progressivos, em que a dedução do valor é maior na medida que o cliente gasta mais. Outra boa promoção é oferecer serviços em cortesia ao autorizar um orçamento.

 

Sorteios, distribuição de brindes e eventos especiais

Sorteio de prêmios ou entregas de brindes é uma boa forma de atrair e fidelizar os motoristas/clientes. E não precisa ser apenas prêmios ou produtos físicos. Dá para sortear cupons promocionais, experiências, serviços gratuitos e outros benefícios, inclusive de empresas parceiras. Outra ação para fazer dentro da oficina é um evento especial para motoristas como palestras sobre temas de interesse geral, um café da manhã especial, sessão de massagem ou outras terapias corporais, manicure e maquiagem para mulheres.

Ofereça amostras 

Oferecer amostras gratuitas de seus serviços (higienização do sistema de ar-condicionado, limpeza de interiores, produtos de car care) ou de produtos de empresas interessadas em compartilhar de sua carteira de clientes são boas maneiras de atrair novos consumidores ou de estimular os atuais. Você também pode investir em brindes personalizados com a sua marca, para celebrar a data e ainda fazer com que seus consumidores lembrem do seu negócio enquanto usam os objetos no dia a dia.

 

Promova um concurso

Que tal promover um concurso para engajar os consumidores e fortalecer a sua marca? Formatos como concurso de melhor frase, melhor foto ou melhor vídeo já são clássicos, mas é possível ir além, por exemplo estimulando os consumidores a compartilharem uma história que têm com a sua empresa ou a maneira como usam os produtos ou serviços.

Uma boa ideia é estimulá-los a participar compartilhando o texto ou imagem nas redes sociais, o que ajuda a movimentar sua presença na internet também.

 

Crie uma campanha especial de Dia do Motorista

Se você faz campanhas de marketing digital, pode criar uma campanha específica com diversas ações para o Dia do Motorista, com mensagens de e-mail marketing para grupo de consumidores, cartazes e faixas na sua empresa, mensagens via redes sociais, vídeos das ações realizadas no dia e compartilhados via grupos de comunicação digital e canais de redes sociais.

É importante ter uma comunicação padrão para essa campanha e adotá-la em todas as publicações no site, blog e redes sociais.

 

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