Alguém já disse que “lugar de mulher é onde ela quiser estar” e ai de quem discordar dessa afirmação, pois elas estão certas e cada vez mais ocupando um espaço que de fato e de direito também podem ocupar.
Conheça o exemplo da Gaúchas Car, um grupo de mulheres e para mulheres no setor de reparação automotiva que confirma a afirmação acima.
Um movimento que começou há pouco mais de um ano pela iniciativa de três empreendedoras, que se propuseram a criar um grupo formado exclusivamente por mulheres que atuam no segmento de reparação automotiva, com o intuito de promover palestras, workshops, cursos e outros eventos que auxiliam na capacitação, autoconhecimento e, principalmente, facilite a conexão entre elas, formando uma rede de apoio.
Essa ideia foi o embrião do Gaúchas Car, um grupo exclusivo para mulheres do setor automotivo. Uma das primeiras ações do projeto foi a caravana organizada por e para mulheres para a visita a 3ª edição da REPARASUL – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva, realizada entre 18 e 21 de novembro de 2021, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS).
Em entrevista dada à organização da feira, Eva Paiva, uma das fundadoras da Gaúchas Car e idealizadora da caravana, explicou que uma das propostas do grupo era a visitação em feiras do mercado automotivo, com o objetivo de fortalecer a presença feminina, criar conexão entre as integrantes do grupo e gerar conhecimento e oportunidades para essas mulheres e suas empresas. “A ideia é elevar a imagem da mulher dentro do setor automotivo, hoje predominantemente masculino”, comentou Eva na ocasião.
Ela ressaltou, ainda, a importância do projeto para evidenciar a presença de mulheres nesse setor. “Vejo a mulher atrás das cortinas, nos bastidores. Nosso desafio é abrir as cortinas para demonstrar tamanha potência e criar a credibilidade que a mulher precisa em espaços ainda pouco explorados como o nosso setor.”
O projeto foi idealizado em 2019 por Eva, com o intuito de unir as mulheres no meio automotivo e não apenas abriu as cortinas, mas colocou essas mulheres no foco do mercado automotivo.
Ela conta que nasceu dentro de uma oficina, pois é filha e neta de mecânicos. “Nasci no chão da oficina e sempre quis algo que unisse as mulheres mecânicas”. No começo de 2021, Eva encontrou com as amigas e hoje parceiras Queren Fritz Ayres e Ellen Nascimento, todas com profunda ligação com o setor da reparação automotiva e reposição de autopeças, e o que era uma ideia virou o projeto Gaúchas Car.
Hoje, o grupo tem mais de 230 participantes em todo o Brasil, todas unidas pela mesma causa e que diariamente trocam todos os tipos de informações como dicas de cursos, workshops, experiências práticas de reparos e outros assuntos sempre ligados ao dia a dia das oficinas mecânicas.
O primeiro encontro do grupo, realizado em meados de agosto de 2021, foi um almoço e reuniu 18 mulheres do setor automotivo. De lá para cá já foram organizadas palestras, cursos e visitas a outras empresas do setor, além do constante contato e troca de informações pelo aplicativo de mensagem e nas redes sociais do projeto.
“É importante a inclusão das mulheres no setor, para que o mundo automobilístico continue evoluindo. E essa evolução pode ser ainda mais abrangente com um enfoque diferenciado e detalhista que só a mulher pode proporcionar”, ressalta a jovem empresária.
O Gaúchas Car é composto por proprietárias e colaboradoras de oficinas, comércio varejista e atacadista de autopeças, mulheres que ainda não estão inseridas no mercado, mas que são movidas pela paixão automotiva.
O grupo está sempre aberto a novas participantes, sejam elas proprietárias ou colaboradoras de oficinas, autopeças, distribuidoras, revendedoras, representantes, fabricantes e, até mesmo, aquelas mais aventureiras que adoram pilotar e são apaixonadas por carros. “Todas as mulheres que tiverem interesse no mundo automotivo são bem-vindas ao grupo”, afirma Eva e
finaliza: “Nossa ideia é capacitar as mulheres para enfrentar os desafios e vencer os preconceitos que a gente sabe que ainda existem. É uma motivação para aquelas que acham que não tem capacidade ou precisam de um incentivo.”
Para saber mais sobre o Gaúchas Car, acesse a página no Facebook https://www.facebook.com/gauchascar) e/ou no Instagram (https://www.instagram.com/gauchascar/ ). Também é possível entrar em contato diretamente com as criadoras nos endereços pessoais delas nas redes sociais: @eva.paivacar, @ellenmvk e @querenfritzayres.