A palavra é… “nanotecnologia”! O Caderninho SABÓ apresenta essa evolução na fabricação de diversos produtos do nosso cotidiano, inclusive nos automóveis, que já está presente em diversos componentes, desde a carroceria até os combustíveis. Acompanhe.
Com certeza você já leu em algum lugar palavras como nanopartículas, nanoporos, nanocompósitos ou precipitados nanométricos.
O prefixo nano surgiu do grego “nánnos” que significa “anão”, ou seja, algo muito pequeno. Em termos de dimensão um nanómetro (com o símbolo nm) é um metro dividido por mil milhões.
Para obtermos materiais “nano” é necessário trabalhar microscopicamente em suas estruturas internas, por meio de processos de construção que unem átomos ou moléculas, um de cada vez, e que são medidas em escalas nanométricas, ou seja, a milionésima parte do milímetro.
A nanotecnologia é um campo inter-multidisciplinar, onde biólogos, químicos, físicos e engenheiros estão envolvidos no estudo de substâncias à nanoescala.
Na mobilidade, essa tecnologia resulta em avanços significativos, introduzindo soluções que tornam os veículos mais eficientes, duráveis e seguros. Ou seja, é o uso inteligente de partículas na escala de nanômetros para melhorar o desempenho e a eficiência dos transportes, desde carros até aviões.
Desde o final do século XX e começo do XXI, montadoras, petrolíferas, fabricantes de autopeças e o setor acadêmico desenvolvem pesquisas na área, com estudos voltados para a melhoria dos componentes e que abrangem materiais como metais, tintas, plásticos e vidros, sistemas de energia, inteligentes e nanoeletrônica.
Estima-se que quase 100 novas aplicações de nanotecnologia serão ou já foram introduzidas no setor automotivo até o final da década. O uso da nanotecnologia na produção de componentes, produtos e no processo de fabricação do veículo resulta em uma redução significativa do consumo de energia, marcando um avanço importante na busca por soluções de mobilidade sustentável e econômica.
E você sabia que a SABÓ já está na era da nanotecnologia há muito tempo? Há muitos anos trabalhamos com nanotecnologia na fabricação de componentes, permitindo a perfeita combinação entre metais e elastômeros, com a vantagem de ser um processo totalmente ecológico.
Se quer saber mais sobre a como a nanotecnologia vem revolucionando a produção de componentes, autopeças e outros produtos utilizados na fabricação de veículos, clique agora na imagem abaixo e obtenha seu exemplar gratuito do e-book SABÓ “Nanotecnologia e o automóvel.”