Não é um filme de espionagem, nem a trama de um agente secreto.
É mais um caso que o instrutor técnico e parceiro SABÓ recebeu em sua oficina, a JR Automotiva, onde ele teve que corrigir um problema de vazamento de óleo do motor causado, em boa parte, por uma situação de improviso.
Na Dica Técnica SABÓ deste mês, Tenório Júnior traz detalhes de um Citröen Xsara 2.0 que apresentava vazamento de óleo pela tampa das válvulas e pelos retentores do comando.
O veículo teve uma pane na estrada e, como método paliativo para que o cliente seguisse viagem, o reparador que o socorreu fez alguns “remendos” no motor, usando silicone em diversos locais, como na junta da tampa do comando de válvulas, nos retentores e até mesmo nas polias.
A primeira providência que Tenório tomou foi desmontar os itens contaminados pelo óleo e descobriu que o reparador que socorreu o cliente teve que improvisar, pois a tampa de válvulas apresentava uma quebra na canaleta onde é instalada a junta, além da dificuldade que, provavelmente, ele teve para encontrar novas peças.
A solução adotada permitiu que o Citröen Xsara rodasse mais quatro mil quilômetros antes de chegar até a JR Automotive.
Efetuada a desmontagem, limpeza e substituição da tampa de válvulas, aplicando os retentores novos – Código SABÓ 04247BRGF – e o jogo de juntas da tampa de válvulas – Código SABÓ – 75411, foi só entregar o veículo para o cliente.
Desta vez sem aplicação do silicone.
Assista ao videotreinamento preparado pelo professor Tenório Júnior diretamente no Canal SABÓ dentro do portal de vídeos YouTube. Não vai ter perseguição em carros em alta velocidade, mas muita informação técnica e conhecimento.
Basta clicar na imagem acima e conferir. E não esqueça de deixar seu like, curtir e compartilhar.