Ele é um sucesso de vendas em seu país e já vendeu mais de 1 milhão de unidades desde que foi lançado ao mercado chinês, em julho de 2020. Esse é o Wuling Mini EV, o modelo elétrico mais barato de todo o mundo. Será que vem para o Brasil?
O Wulling Mini EV superou a marca de 1 milhão de unidades vendidas em apenas dois anos de produção – julho de 2020 a julho de 2022, e continua sendo o modelo elétrico mais barato do mundo e um sucesso de vendas na China, abocanhando mais de 50% do segmento de microcarros elétricos do mercado.
A Chery e a Changan, os maiores concorrentes da Wuling, juntas representam algo próximo de 30% do segmento, ambas com modelos que foram lançados após o sucesso do Mini EV.
O Mini EV é produzido pela joint venture SAIC-GM-Wulling, e tem se destacado, principalmente pelo preço acessível, versatilidade e baixo consumo de energia.
A Wuling Motors não é uma montadora nova e inexperiente. A fabricante chinesa surgiu na década de 80, montando vans da Mitsubishi. A partir de 2002 virou um produto da joint venture SAIC-GM-Wuling e, em 2007, virou uma submarca do conglomerado.
Medindo apenas 2,92 metros de comprimento e apenas 1,94 metro de distância no entre-eixos, o Wuling Mini EV é prático e funcional no trânsito urbano, graças ao diâmetro de giro de apenas 4,2 metros e as rodas de 12 polegadas, seu peso reduzido e boa autonomia.
Ele tem duas opções de motorização, sempre com um motor elétrico dianteiro, que pode ser de 27 cv ou 41 cv e 11,2 kgfm de torque na versão Gameboy. O microcarro elétrico é oferecido com dois tipos de baterias: NMC ou LFP, com alcance entre 120 e 300 km (CLTC), dependendo da combinação entre bateria e motor.
No aspecto bateria, o microcarro chinês tem agora outra característica bem interessante. Ele pode ser adquirido sem a bateria e o cliente adquire apenas o veículo, sendo que a bateria é oferecida em um serviço de assinatura da bateria.
Essa assinatura é um empréstimo de valor fixo por 60 meses e disponível para todas as cinco versões de acabamento do Mini EV, incluindo o modelo de entrada e versão mais cara Gameboy 300 km.
Esse modelo de venda permite uma redução de preço ainda maior, pois o Mini EV de entrada com a bateria incluída custaria 32.800 RMB (R$ 23.200). Se o carro for adquirido sem bateria, o valor cai para 19.800 RMB (R$ 14.010), com o cliente assumindo o compromisso de pagar o valor da assinatura de 198 RMB (R$ 140) durante 60 meses.