Motores de 3 cilindros são confiáveis?

Motores de 3 cilindros são confiáveis?

Motores de 3 cilindros são confiáveis?


Uns dizem que sim, outros dizem que não. O fato é que os motores tricilíndricos já são uma realidade no mercado automotivo e dividem espaço com os tradicionais propulsores de 4 cilindros. Saiba mais sobre o assunto neste post SABÓ.

É cada vez mais comum a utilização do motor de 3 cilindros pelos novos carros lançados no mercado. Embora os modelos com motor de quatro cilindros ainda sejam oferecidos, é bem provável que num futuro próximo todos os veículos no Brasil e no mundo sejam equipados com os pequenos e compactos motores de 3 cilindros.

Atualmente, são quase 30 modelos com motor de 3 cilindros à disposição dos consumidores brasileiros, o que inclui hatches, sedãs compactos, hatchs médios, crossovers e até mesmo modelos premium.

O consumidor brasileiro no começo de 2022 tinha à sua disposição uma ampla gama de modelos como os BMW Série 1, Série 2 e X2, os Chevrolet Onix, Onix Plus e Novo Tracker, o Fiat Argo 1.0, os Hyundai HB20 e HB20S 1.0, os Mini Cooper e Countryman 1.5, o Nissan V-Drive 1.0, os Renault Kwid 1.0, Logan e Sandero 1.0, os Volkswagen Gol, Voyage e Polo 1.0, os modelos turboalimentados Volkswagen Polo, Virtus, Nivus e T-Cross com motor 1.0 TSI, o
Chery Tiggo 3X e o Volvo XC40 Hybrid.

Como funciona o motor de 3 cilindros?

Como o nome deixa bem claro, a principal característica do motor 3 cilindros é funcionar com um sistema que usa apenas 3 câmaras de compressão da mistura ar/combustível. Esta configuração consegue alcançar um rendimento superior ao de 4 cilindros por conta do menor atrito criado no processo de abertura e fechamento das válvulas e na biela com o virabrequim.

Dessa forma, ocorre um aumento da potência e de torque, e uma redução no consumo de combustível.

Quais são as vantagens de um carro de 3 cilindros?

● Menor atrito.

● Mais leve.

● Aumento da eficiência.

Desvantagens do motor de 3 cilindros:

● Aumento dos ruídos.

● Maior vibração.

Como possui um cilindro a menos em relação aos tradicionais 4 cilindros, existe, ainda, uma vantagem adicional para as montadoras, que é o menor número de componentes em sua fabricação, o que torna sua produção mais rápida e enxuta.

O assunto é tão interessante que a SABÓ produziu um e-book, já disponível para download no portal da empresa na internet ou, se preferir, basta clicar no botão.

Quer mais uma boa notícia? A SABÓ possui o mais completo pacote de soluções em sistema de vedação para os motores de 3 cilindros. Além de abastecer diversas linhas de montagem nos principais fabricantes de veículos com motores desta nova tecnologia, temos diversos itens para os modelos equipados com motores de 3 cilindros de diversas montadoras como GM, Fiat, Ford, Hyundai, Kia e Volkswagen, entre outras.

Clique na imagem abaixo e conheça alguns Informativos SABÓ sobre lançamentos para os motores de 3 cilindros.

Para conhecer a linha completa dos produtos SABÓ acesse o catálogo eletrônico em nosso site. É só digitar https://www.sabo.com.br/catalogos e conferir.

Para mais detalhes sobre os produtos e as aplicações, entre em contato diretamente com a Central de Relacionamento SABÓ, através do 0800 77 12 155, de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo e-mail caderninho@sabo.com.br ou ainda pelo Whatsapp no (11) 94289-4469 em horário comercial.

Compartilhe!