Kit de Reparo para Juntas Homocinéticas

O que é o Kit de Reparo da junta Homocinética?

Para entender a função de um Kit de Reparo da Junta Homocinética é importante primeiro dar uma olhada na junta homocinética.

A junta homocinética é um elemento de acoplamento encontrado em uma ou ambas as extremidades dos semi eixos montados em veículos com configurações de suspensão independentes.

É responsável por transmitir velocidade constante da saída do diferencial para as rodas, ou seja, conecta o semieixo da transmissão com os cubos de roda, gerando ângulos de esterçamento maiores e permitindo movimentos angulares e telescópicos do trabalho de suspensão.

As juntas homocinéticas são encontradas principalmente em veículos com tração dianteira porque podem acomodar melhor as variações do ângulo de direção, além do deslocamento para cima e para baixo das rodas.

As juntas homocinéticas são envolvidas por uma camada de lubrificante (GRAXA), que permite operar por um tempo extremamente longo sem desgaste. Para manter essa graxa contida e sem contaminação de água, sujeira e grãos externos, uma proteção em borracha (COIFA) envolve totalmente a junta. A fixação da coifa ao corpo da junta homocinética é feita com anéis de metal em forma de grampos (ABRAÇADEIRAS) aplicadas nas duas extremidades da coifa.

As coifas estão sujeitas a desgaste e danos eventuais

Com o tempo, as coifas das juntas homocinéticas podem ser danificadas devido ao uso normal ou podem ser perfuradas por detritos soltos ou ao dirigir em terrenos acidentados. Normalmente, as rachaduras do desgaste normal aparecem primeiro nas coifas mais próximas das rodas, porque elas estão sujeitas a uma gama maior de movimento para cima e para baixo.

Independentemente de como o dano ocorre, o resultado final é o mesmo. A graxa acumulada dentro da coifa vaza conforme o eixo gira e a sujeira e a umidade entrarão.

Sem a lubrificação adequada, a areia abrasiva e a corrosão da água provavelmente causaram o desgaste da junta homocinética, a ponto de comprometer sua eficiência e deve ser substituída antes que ocorra a quebra completa.

Com a inspeção periódica das juntas homocinéticas é possível detectar uma pequena rachadura ou rasgo antes que a articulação homocinética seja comprometida. Embora furos maiores resultem em respingos de graxa de cor escura visivelmente por toda parte, detectar o problema mais cedo ou mais tarde significa que você poderá se safar substituindo apenas a própria coifa do conjunto. Uma junta homocinética nova é uma peça consideravelmente mais cara para substituir se o problema for ignorado.

Para isso existem os Kits de Reparo de Junta Homocinética SABÓ.

Componentes do Kit: coifa, abraçadeiras e sachê de graxa de bissulfeto de molibdênio.

Cuidados na substituição

As abraçadeiras usadas na vedação da coifa devem ser aplicadas com a ferramenta correta para não causar danos à coifa, nem permitir a entrada de contaminantes na graxa.

Aplique 40 gramas de graxa na peça e 40 gramas na coifa.

A graxa SABÓ utilizada no kit é composta de bissulfeto de molibdênio, composto que faz com que a graxa mantenha as propriedades lubrificantes a altas temperaturas e cargas elevadas.