Diafragma

Diafragma

Descrição

Diafragma – Nomenclatura

Os diafragmas são componentes de borracha com reforço têxtil interno.

Aplicação

Estes componentes são utilizados nas câmaras de freio, também conhecidas como atuadores de freio, cilindro de freio, ou simplesmente cuíca de freio.

OBS.: Normalmente, as câmaras de serviço são utilizadas em eixos dianteiros e as câmaras de serviço/estacionamento em eixos traseiros.

Câmara de Freio – Função

Principais funções:

1. Atuação do Freio de Serviço. (Service Brake)

2. Atuação do Freio de Estacionamento. (Parking Brake)

3. Atuação do Freio de Emergência. (Emergency Brake)

Câmara de Freio – Classificação

Classificação / Tamanhos mais usuais:

As câmaras são classificadas pela área efetiva do diafragma, em polegadas quadradas, sendo esta classificação válida para os compartimentos de serviço e estacionamento.

Câmara de Freio – Nomenclatura

Câmara de Freio – Funcionamento

Freio de Estacionamento / Emergência:

A câmara de estacionamento é responsável por manter o veículo em repouso. Seu funcionamento baseia-se em uma mola de alta capacidade de carga.

Quando o veículo está em movimento, a pressão do ar comprime esta mola. Quando é liberada a pressão do compartimento de estacionamento a mola desloca a haste e aciona o freio.

Em alguns casos a mola também pode ser comprimida mecanicamente por um parafuso.

Freio de Serviço:

A câmara de serviço é responsável pela força de frenagem durante a operação normal do veículo. Quando o veículo se encontra em movimento a câmara de estacionamento permanece pressurizada, comprimindo a mola. Nesta situação a câmara de serviço não está pressurizada.

Ao acionar o pedal do freio ocorre a abertura da válvula, que pressuriza a câmara de serviço, deslocando a haste e acionando o freio. Quando o pedal do freio é liberado a válvula interrompe a pressurização da câmara de serviço fazendo com que a mola de retorno empurre a haste a sua posição interrompendo o acionamento do freio.

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