Diafragma

Descrição

Diafragma – Nomenclatura

Os diafragmas são componentes de borracha com reforço têxtil interno.

Diafragma – Aplicação

Estes componentes são utilizados nas câmaras de freio, também conhecidas como atuadores de freio, cilindro de freio, ou simplesmente cuíca de freio.

OBS.: Normalmente, as câmaras de serviço são utilizadas em eixos dianteiros e as câmaras de serviço/estacionamento em eixos traseiros.

Câmara de Freio – Função

Principais funções:

1. Atuação do Freio de Serviço. (Service Brake)

2. Atuação do Freio de Estacionamento. (Parking Brake)

3. Atuação do Freio de Emergência. (Emergency Brake)

Câmara de Freio – Classificação

Classificação / Tamanhos mais usuais:

As câmaras são classificadas pela área efetiva do diafragma, em polegadas quadradas, sendo esta classificação válida para os compartimentos de serviço e estacionamento.

Câmara de Freio – Nomenclatura

Câmara de Freio – Funcionamento

Freio de Estacionamento / Emergência:

A câmara de estacionamento é responsável por manter o veículo em repouso. Seu funcionamento baseia-se em uma mola de alta capacidade de carga.

Quando o veículo está em movimento, a pressão do ar comprime esta mola. Quando é liberada a pressão do compartimento de estacionamento a mola desloca a haste e aciona o freio.

Em alguns casos a mola também pode ser comprimida mecanicamente por um parafuso.

Freio de Serviço:

A câmara de serviço é responsável pela força de frenagem durante a operação normal do veículo. Quando o veículo se encontra em movimento a câmara de estacionamento permanece pressurizada, comprimindo a mola. Nesta situação a câmara de serviço não está pressurizada.

Ao acionar o pedal do freio ocorre a abertura da válvula, que pressuriza a câmara de serviço, deslocando a haste e acionando o freio. Quando o pedal do freio é liberado a válvula interrompe a pressurização da câmara de serviço fazendo com que a mola de retorno empurre a haste a sua posição interrompendo o acionamento do freio.