Os coxins são aplicados principalmente nos motores e transmissões, mas também podem ser encontrados em outros sistemas veiculares tais como no sistema de escapamento e na suspensão.
A principal função dos coxins é trabalhar como um elemento de fixação entre dois conjuntos, como por exemplo entre o motor e a estrutura do veículo, de forma a reduzir ou eliminar a transferência de vibrações e ruídos.
Os coxins consistem basicamente de dois componentes estruturais (metal) interligados por um elemento de borracha. Com este tipo de construção é possível conectar partes do veículo permitindo o movimento relativo entre estas partes de forma a reduzir ou eliminar a transferência de vibrações e ruídos entre estes componentes.
Veja exemplos de construção de coxins:
Os coxins estão constantemente em trabalho e, em razão dos grandes esforços que a sãos submetidos, sofrem desgastes naturais de acordo com as condições de uso do veículo.
Os principais indicativos de que os coxins necessitam de uma revisão podem ser evidenciados ao surgimento de:
Para preservar os coxins e fazer com que eles durem mais tempo, evite dar arrancadas muito fortes com o veículo, principalmente em condições que exijam muita potência tais como subidas, valetas, lombadas e outros obstáculos.
Recomenda-se a verificação periódica dos coxins, em média um coxim de motor deve ser trocado a cada 30 mil km, mas isto pode variar de acordo com a forma de utilização do veículo.
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