Motor com alto consumo de combustível: sabia que pode ser a junta ou retentor

Motor com alto consumo de combustível: sabia que pode ser a junta ou retentor

[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]Geralmente, quando o cliente reclama do consumo de combustível em seu carro, a primeira providência do reparador é trocar as velas de ignição, analisar sensores e atuadores da Injeção Eletrônica ou trocar os filtros. Mas você sabia que uma junta ou retentor danificado também aumentam o consumo de combustível? Entenda como isso acontece nesta dica preparada pela equipe do Caderninho SABÓ.[/vc_column_text][vc_single_image image=”101974″ img_size=”full” alignment=”center” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1622226699092{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]Se você já trocou uma dezena de peças e o cliente continua reclamando que o consumo de combustível está alto, pode ser que o problema não seja apenas um componente fora dos padrões ou com funcionamento irregular.
Quanto a troca de um jogo de velas de ignição e os testes de sensores e atuadores não resolvem, a solução pode ser uma análise do funcionamento dos componentes mecânicos, pois uma peça falhando pode gerar uma situação anormal e uma leitura errada dos parâmetros esperados por um sensor ou atuador.
O aumento do gasto de combustível é sempre um motivo de preocupação. Não importa se falamos de um aumento de consumo pequeno ou grande. Infelizmente, não é simples descobrir a razão que leva um carro a gastar mais combustível. Isso porque qualquer problema mecânico, elétrico ou eletrônico tem o potencial de impactar a eficiência do motor. Alguns exemplos de componentes eletroeletrônicos problemáticos são:

  • Uma sonda lambda defeituosa.
  • Um termostato danificado.
  • Uma vela de ignição problemática.
  • Um catalisador entupido.
  • Um bico injetor sujo.

Nos itens mecânicos, um dos problemas mais comum é o desgaste irregular das camisas causado por aperto excessivo de parafusos de cabeçote, o que acaba comprometendo inúmeras peças. As bielas também precisam ser avaliadas, pois podem estar tortas, o que pode provocar o desalinhamento dos pistões e comprometer a compressão do cilindro.
Veja alguns outros exemplos de falhas mecânicas de motor:

  • Válvulas de cabeçote ou sedes comprometidas.
  • Falta de pressão de óleo para carga dos tuchos.
  • Tuchos danificados.
  • Alojamento de tuchos danificados, prejudicando sua carga.
  • Polia do comando errada ou mau posicionada.
  • Motor fora de sincronia.
  • Cabeçote trincado ou empenado.
  • Desgaste irregular das camisas.
  • Componentes de vedação danificados ou aplicados erroneamente.

Neste último item, vamos destacar quatro aplicações: retentores de haste de válvulas, junta de cabeçote, juntas do coletor de admissão e junta do corpo de borboleta e vedações da bomba d´água.[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1622226331923{margin-top: 32px !important;}”]

Retentores de haste de válvulas

[/vc_column_text][vc_single_image image=”101975″ img_size=”full” alignment=”center” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1622226774994{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]Um dos sintomas de desgastes nos retentores de válvulas é o consumo excessivo de óleo lubrificante, o que aumenta também o consumo de combustível.
Os retentores de haste de válvulas são pequenas peças de borracha que ficam na haste das válvulas. Eles servem para vedar e impedir a passagem de óleo e outros fluídos do cabeçote do motor para a câmara de combustão. Além disso, também garante que impurezas como terra e poeira não entrem nas válvulas e comprometam a performance do seu veículo.
Caso esse tipo de vazamento seja negligenciado, o óleo vai começar a queimar junto do combustível, causando a diminuição do nível do fluído, aumento do consumo de combustível pela proporção errada na mistura ar X combustível e a geração de uma fumaça azulada e um tanto mais espessa no escapamento. Além disso, em último caso, com o esgotamento do óleo pode ocorrer de o motor fundir.[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1622226323203{margin-top: 32px !important;}”]

Junta de cabeçote

[/vc_column_text][vc_column_text]A junta do cabeçote é responsável por unir o cabeçote com o bloco do motor de uma maneira que esta união seja plenamente vedada. Desse modo, permite a compressão da mistura (ar/combustível) nos cilindros presentes no bloco. Assim, protege também as partes metálicas do desgaste e do empenamento.
Quando a junta não realiza a perfeita vedação do motor, haverá a contaminação do combustível por lubrificante e até pelo líquido de arrefecimento, prejudicando a perfeita queima da mistura e podendo até ocasionar a queima da junta devido à alta temperatura de trabalho.[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1622226314185{margin-top: 32px !important;}”]

Junta do coletor de admissão e junta do corpo de borboleta

[/vc_column_text][vc_single_image image=”101977″ img_size=”full” alignment=”center” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1622226819470{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]Vazamentos de vácuo geralmente acontecem em torno de mangueiras de vácuo deterioradas e conexões soltas. Mas estes vazamentos também podem acontecer ao redor da junta do coletor de admissão ou da junta do corpo de borboleta.
Um vazamento de vácuo pode afetar o funcionamento do módulo eletrônicos do carro e muitos sensores ou atuadores que precisam de vácuo para operar, como o sensor MAP.[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1622226384506{margin-top: 32px !important;}”]

Vedação da bomba d´água

[/vc_column_text][vc_single_image image=”101976″ img_size=”full” alignment=”center” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1622226879401{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]Uma bomba-d’água com problemas pode causar sérios estragos nos veículos, que vão desde a oxidação do óleo, gasto excessivo de combustível, superaquecimento e até o travamento do motor. Isso pode ser decorrente da perda da eficiência de vedação e vazamento do líquido de arrefecimento, o que causará superaquecimento do motor.
Como evitar estes problemas? Juntas, retentores e demais componentes de vedação SABÓ, é claro![/vc_column_text][vc_single_image image=”101978″ img_size=”full” alignment=”center” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1622226894074{margin-top: 32px !important;}”][/vc_column][/vc_row]

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