Sabe quem está batendo à porta novamente? Isso mesmo, o ano novo. Depois de alguns períodos complicados e desafiadores, finalmente tivemos 12 meses normais e até podemos comemorar alguns bons resultados. Acompanhe.
Teve pandemia, isolamento, home office, queda na venda de veículos, montadoras fechando fábricas e reduzindo quadros e turnos de trabalho, oficinas fechadas, desabastecimento de autopeças e até gente andando mascarada sem poder sorrir, mas sobrevivemos a tudo isso e até crescemos – pouco, é verdade.
O mercado de autopeças e reparação automotiva viveu (e sobreviveu) a períodos difíceis que começaram em março de 2020 e só começou a apresentar sinais de recuperação em 2022. Mesmo com todos esses contratempos, o desempenho do setor de reposição de autopeças e reparação automotiva sempre apresentou índices positivos e em 2022 tivemos crescimento acima dos 12% no comércio de autopeças e perto do 15% no setor de manutenção de veículos.
Finalmente no ano de 2023 tivemos sinais claros de recuperação e crescimento, com o mercado de reposição de autopeças e reparação automotiva com indicadores positivos e otimismo em todos os segmentos do aftermarket.
Segundo a projeção do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), o mercado de autopeças tem previsão de crescer 6,1%, o que representará um faturamento estimado é de R$ 202,7 bilhões, aumento de R$ 11,6 bilhões em relação ao ano passado.
Já o mercado das oficinas de reparação automotiva estima que o crescimento do período será próximo de 15%, segundo monitoramento realizado pela CINAU – Central de Inteligência Automotiva, unidade de pesquisa, BI-Business Intelligence e Consultoria do Grupo Oficina Brasil.
Tivemos ainda sinais animadores do bom desempenho do aftermarket automotivo, principalmente pelo crescimento no movimento nas empresas de reparação, aumento na procura de mão de obra e a retomada dos grandes eventos do setor, com feiras e exposições gerando grande interesse e atraindo grande público e expositores.
A Automec, realizada na capital paulista, foi um bom exemplo do estado de ânimo e otimismo dos profissionais do aftermarket, com negócios acontecendo em todos os estandes da feira.
Na SABÓ também tivemos ótimos motivos para sorrir, com centenas de novos itens lançados, novamente figuramos na liderança em vendas e lembrança em juntas e retentores, segundo os agentes do mercado, além de entramos definitivamente na Indústria 4.0, com novos projetos e produtos para atender a necessidade de nossos clientes na vedação de veículos leves, pesados, agrícola e até mesmo nos eletrificados.
Apesar de todos esses indicadores e fatos positivos, não é hora de relaxar. Temos que continuar empenhados em fazer de 2024 um ano ainda melhor e estar atentos às ameaças e desafios que continuam rondando o mercado de reposição de autopeças.
Ainda existe o risco de escassez de mão de obra especializada, pois com o crescimento do setor de veículos elétricos e híbridos, haverá aumento na procura de profissionais e isso deve gerar novos empregos e oportunidades de negócios no Brasil.
Outra tendência sem retorno é o comércio eletrônico. Com o aumento do volume de serviços nas oficinas de reparação automotiva e o estoque de itens extremamente reduzido, será fundamental agilizar a aquisição das peças e a busca eletrônica é um canal que cresce a cada ano.
O grande trunfo dos canais tradicionais em relação ao comércio eletrônico ainda é a rapidez na entrega e a confiança no fornecedor (lojas físicas). O ponto crítico é a dificuldade de encontrar peças pela extensa variedade de modelos em circulação, o que gera perda de tempo na busca do item.
Outro ponto de atenção é a permanente necessidade de atualização dos conhecimentos técnicos dos profissionais do setor. O aumento na participação dos veículos elétricos e híbridos exigirá adaptações e novos investimentos nas empresas de reparação automotiva.
O que nos tranquiliza é a capacidade de adaptação, superação e resiliência dos reparadores e empresários brasileiros. Já superamos desafios bem maiores e saímos mais fortalecidos e preparados para enfrentar qualquer obstáculo.
Quer saber como será 2024? O melhor de todos os anos até aqui. Juntos faremos um ótimo ano. Pode chegar chegando 2024!