0800 77 12 155

E lá vamos nós novamente. Tchau 2022 e que venha 2023!

E lá vamos nós novamente. Tchau 2022 e que venha 2023!

Mais uma vez contamos os dias para arrancar a última página do calendário 2022 e pendurar o de 2023 na parede. Mas calma. Antes de amassar e descartar as últimas folhas de dezembro, vamos rever o que aconteceu nos últimos 12 meses, aprender com os erros, corrigir e aperfeiçoar o que fizemos e planejar o que faremos a partir de amanhã. 
Ainda faltam alguns dias para o fim do ano e nunca é tarde para fazer um balanço do ano que se encerra e planejar o que faremos para continuar crescendo no novo ano. 
Apesar de um ano turbulento, ainda com reflexos da pandemia e muita insegurança pelo cenário econômico e a disputa eleitoral que se arrastou por praticamente todo o segundo semestre, o desempenho do setor de reposição de autopeças e reparação automotiva apresentou índices positivos, com crescimento acima dos 12% no comércio de autopeças e perto do 15% no setor de manutenção de veículos. 
Esses percentuais eram esperados pelos agentes do mercado, como fabricantes de autopeças e entidades do setor, pois os comparativos e monitoramentos realizados a cada mês, trimestre e nas consolidações semestrais, já indicavam que as vendas de peças e serviços iam recuperando os volumes de atendimento anteriores a 2020-2021.
Esses índices poderiam ser melhores se o cenário internacional não enfrentasse um atraso na retomada do crescimento causado pela guerra deflagrada pela Rússia contra a Ucrânia, o que causou alta nos preços de alimentos e combustíveis, e a queda de produção de insumos eletroeletrônicos da China, que teve uma nova onda de covid-19 e fechamento de fábricas e cidades inteiras.
A virada da folhinha para o ano de 2023 traz algumas certezas e muitas dúvidas para a recuperação da economia brasileira, mas acena com uma tendência de estabilidade para o mercado da reposição automotiva.
sabo53Com a taxa de inflação elevada em 2022, espera-se uma inflação menor para o próximo ano, mas não se identifica essa mesma tendência no quesito taxa de juros. Isso representa que a venda de veículos novos deve crescer, mas não de forma a alterar a idade média da frota brasileira, o que continuará gerando demanda nas oficinas de reparação automotiva e estas no consumo de autopeças.
Embora os profissionais tenham que continuar investindo na aquisição de conhecimento e ferramental para trabalhar com os veículos de motorização híbrida e os 100% eletrificados, o volume desses modelos ainda não será suficiente para uma transformação no perfil do técnico automotivo. 
Mas isso não deve ser desprezado, pois existe uma frota expressiva nas ruas e esses veículos precisarão de mão de obra especializada e itens de reposição cada vez mais sofisticados tecnologicamente.
As vendas de usados e seminovos é outra tendência que deve se confirmar para o novo ano, com os veículos usados sendo mais atrativos para a maioria dos consumidores do que os modelos oferecidos como veículos de entrada pelas revendas e concessionárias. 
Nossas recomendações para 2023 são:

  • Invista em conhecimento e atualização tecnológica.
  • Esteja sempre perto de seu cliente, pois ele precisará de seus serviços e confia na sua empresa.
  • Mantenha sua empresa atualizada em ferramentas e equipamentos – você nunca sabe qual veículo entrará por tuas portas.
  • Adote e estimule práticas sustentáveis em sua empresa. O meio ambiente e todos nós agradecemos.
  • Tenha fornecedores confiáveis e abastecidos para suprir suas necessidades de peças e insumos rapidamente.
  • Acredite em você, confie nos seus parceiros e colaboradores e seja arrojado.
  • Por fim, use sempre peças de qualidade e tradição. Use SABÓ, é claro!

Bem-vindo a 2023. Vamos juntos fazer um ano mais que bom, vamos fazer um ano ótimo!
sabo54

Compartilhe esta notícia

Categoria

Recentes

Pesquisar artigos do caderninho Sabó
Notícias Relacionadas