0800 77 12 155

Copo meio cheio ou meio vazio?

Copo meio cheio ou meio vazio?
Perspectiva Segundo Semestre

No começo do ano, fizemos uma aposta que 2022 seria um ano de crescimento e bons resultados. Passados os primeiros seis meses, como está o mercado de reparação automotiva? As oficinas estão atendendo mais ou menos clientes? Quais as oportunidades ou dificuldades estão ajudando ou atrapalhando o aftermarket?

No final de 2021, tivemos a confirmação de que o mercado de reposição de autopeças registrou um aquecimento nos negócios de reparação automotiva e venda de autopeças e isso abria a perspectiva de o ano seguinte seria melhor ainda, com o volume de serviços voltando ao normal e até crescendo em função da queda na venda de veículos novos.

O que não era esperado era a invasão da Ucrânia pela Rússia, a explosão nos reajustes dos combustíveis e a inflação crescente, fatores que alteraram o poder aquisitivo de boa parte da população e gerou forte insegurança em todos os setores do mercado.

Tudo isso, é claro, também provocou alguns impactos em toda a indústria automobilística. Os preços dos veículos novos e seminovos dispararam, a venda de veículos novos caiu, efeito também do aumento gigantesco das taxas de juros e da inflação.

Outros pontos que afetaram negativamente a indústria automobilística foi a queda na utilização dos veículos pelos consumidores. Os aumentos consecutivos no preço dos combustíveis reduziram a quilometragem rodada semanalmente pelo proprietário e muitos optaram pelo transporte coletivo e até meios alternativos como motocicletas, bicicletas e outros similares em seus trajetos diários.

Só no primeiro trimestre, a venda de carros no Brasil caiu 23,2%, de acordo com a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Por outro lado, a venda de motos no mesmo período cresceu 34% e a produção de veículos de duas rodas subiu 37,8%, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

 

É o aftermarket?

sabo-72

A exemplo do que aconteceu no ano anterior, as condições apresentadas pela situação atual do mercado brasileiro também tiveram reflexo nos índices de reparação automotiva, porém, com menor impacto no aftermarket, o que representou um crescimento, pequeno é verdade, mas bem diferente de outros setores do mercado automobilístico.

O que se verificou foi um crescimento considerável na venda de autopeças. Embora a venda de veículos novos não venha crescendo, a produção de veículos com motorização híbrida ou elétrica vem aumentando o volume de compra de autopeças, com razões para estimativas otimistas para a indústria de autopeças. A venda de autopeças para as montadoras cresce 30,4% somente no primeiro trimestre, além de alta de 7,4% nas exportações e de 4,1% no mercado de reposição.

O volume de serviços nas oficinas também reflete a maior venda de autopeças na reposição, com índices de crescimento entre 2% e 3% nos atendimentos realizados pelas empresas de reparação automotiva da rede independente, embora ainda exista dificuldade na localização de peças, crescente aquisição de itens no comércio eletrônico e a delegação da compra de componentes aos proprietários de veículos.

Como estaremos no fim de 2022?

sabo-73

“Com certeza as condições de mercado devem continuar as mesmas…”.

“No cenário econômico também não são esperadas mudanças, pois nada indica que a inflação recuará e os preços serão reduzidos, dando um alívio nas contas dos consumidores…”.

“Num resumo bastante realista, podemos concluir que o mercado de autopeças e reparação automotiva continuará crescendo, pois nossa frota ficou um ano mais velha e exigirá reparos mais frequentes, com as empresas do setor independente sendo responsáveis por mais de 80% dos atendimentos…”.

As três afirmações acima foram extraídas do post que fizemos em novembro de 2021 (https://www.sabo.com.br/caderninho/perspectiva/retroperspectivas-2021-2022/) e podemos afirmar com toda a certeza que continuam válidas e se confirmando a cada mês que destacamos em nosso calendário na parede da oficina.

Podemos reafirmar com certeza que já completamos e continuamos comemorando os 80 anos de existência da SABÓ, vamos continuar apoiando as empresas e profissionais do aftermarket, estaremos trabalhando os 365 dias do ano com esse intuito e o mercado de reparação automotiva seguirá aquecido.

Rumo aos 12% ou mais de crescimento! Quem vem com a gente neste desafio?

Compartilhe esta notícia
Pesquisar artigos do caderninho Sabó
Notícias Relacionadas