SABÓ leva tecnologia de indústria 4.0 para a Automec

SABÓ leva tecnologia de indústria 4.0 para a Automec

SABÓ leva tecnologia de indústria 4.0 para a Automec


Todos já sabem que um dos maiores pilares da SABÓ, presente no mercado automotivo há 77 anos, é o investimento constante em novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos e soluções que auxiliem e melhorem os produtos e serviços do setor.

A SABÓ é uma das poucas multinacionais brasileiras que já aplicam em sua manufatura o conceito da indústria 4.0, com linhas de produção enxutas e totalmente automatizadas, com risco 0 (zero) de defeitos, além de quantidade com qualidade elevada no resultado de suas linhas.

Para demonstrar toda essa tecnologia para o público entender de onde vem toda a qualidade e cuidado do produto SABÓ, uma das maiores fornecedoras para as principais montadoras do mundo, a empresa levará para o seu estande sua impressora 3D utilizada para prototipagem no desenvolvimento de novos produtos, projeção tridimensional de algumas das células com iniciativas da indústria 4.0, um motor três cilindros em vista de corte, onde o público poderá visualizar o funcionamento do sistema de vedação em tempo real, além das novas placas bipolares para células de combustível e juntas alumínio borracha aplicadas às transmissões de carros elétricos, que devem ser produzidas em escala a partir de 2023.

Em um conceito de estande aberto para facilitar o acesso das pessoas a tudo o que a empresa tem para mostrar, a surpresa também fica por conta de um espaço cuidadosamente preparado em parceria com a Barbearia Corleone e equipe Luiza Sato para relaxamento e cuidado dos visitantes da feira.

F-RED HIGH TEC

Mas mesmo com todas essas novidades, a maior delas é a solução que a SABÓ desenvolveu e patenteou, quebrando paradigmas mundiais sobre a eficiência e aplicabilidade. Estamos falando da vedação “F-RED HIGH TEC”, que pode ser usada em qualquer tipo de motor, com índice zero de ruído. A empresa já tinha desenvolvido a vedação em Elastômero com lábio de vedação com perfil do retentor em PTFE (Solução Patenteada chamada de F-RED, com aplicação de nanotecnologia). Até o ano passado (2018), essa solução era muito boa para os Retentores dos Motores Diesel. A novidade foi criar a solução também para Ciclo Otto, considerada praticamente impossível para a maioria dos engenheiros mundiais.

Através de desenvolvimentos utilizando técnicas como Elementos Finitos (2D e 3D); DOE (Design of Experiments) e um trabalho árduo de 6 Sigma, a SABÓ conseguiu desenvolver, comprovar; reproduzir; eliminar e finalmente criar uma solução que elimina por completo o ruído desse tipo de vedação nas condições máximas de vácuo dos motores ciclo Otto, conferindo também a mesma funcionalidade, desempenho, qualidade e eficiência encontrados na vedação dos motores Diesel.

Uma descoberta como essa, claro, não poderia ficar de fora de um evento grandioso como a Automec e será possível verificar as etapas que levou a uma grande solução para as vedações de motores através de vídeo apresentado no estande.

Todos esses diferenciais tecnológicos em termos de desenvolvimentos de produtos, processos e habilitadores da Indústria 4.0, poderão ser conferidos no estande da Sabó no E131, que terá à disposição dos jornalistas, técnicos especializados para entrevistas, dúvidas e explicações.

Serviço

14ª Automec – FEIRA INTERNACIONAL DE AUTOPEÇAS, EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Data:
23 a 27 de abril de 2019 (terça a sexta das 13 às 21h e sábado das 9 às 17h)
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo/SP

Texto: Paula Skoretzky/PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Compartilhe!