SABÓ inicia suas atividades no Brasil em 1942 – Conheça a história

SABÓ inicia suas atividades no Brasil em 1942 – Conheça a história

SABÓ inicia suas atividades no Brasil em 1942 – Conheça a história


Desde 1942 a SABÓ iniciava suas atividades no Brasil. Hoje destaca-se como fornecedora estratégica e global no segmento de vedações.

O Grupo SABÓ produz retentores, juntas e sistemas integrados de vedação e fornece produtos originais para as linhas de montagens mundiais das principais montadoras e Sistemistas bem como para o mercado de reposição. Com faturamento no Brasil de aproximadamente R$500 milhões e investimentos que devem girar em torno de R$ 20 milhões no próximo triênio, a SABÓ é reconhecida pela sua tecnologia, produtos diferenciados, qualidade de produtos e serviços, bem como pela excelência das suas linhas enxutas, automatizadas e conectadas para a produção de vedações (World Class Manufacturing; Lean Manufacturing e Manufatura 4.0).

Expansão Internacional

Iniciando suas exportações na década de 70 para a Alemanha, o Grupo SABÓ hoje é reconhecido por ter seus produtos em vários países considerados como polos importantes para a indústria de autopeças.

Na década dos anos 1970 e 1980 a SABÓ Brasil vendeu tecnologia de projeto e processo de vulcanização de vedações para uma renomada empresa de “anéis-o“ da Alemanha. Essa negociação consistiu na venda de tecnologia de produto, processos e inclusive equipamentos de injeção de borracha. A SABÓ tinha na época sua empresa de projeto, desenvolvimento e produção de equipamentos dedicados à injeção de elastômeros sendo mundialmente pioneira no seguimento de vedações (projeto, processo e produção).

Motivada pela abertura do Mercosul em 1992, a empresa adquiriu duas concorrentes na Argentina e, em 1993, com grande perspectiva de crescimento no mercado europeu, adquiriu a KACO, empresa centenária e tradicional alemã, segundo maior fabricante de vedações nesse país com três plantas locais e uma na Áustria. Ainda, e já sob administração da SABÓ, o grupo inicia, em 1997, as atividades de uma nova planta na Hungria, na cidade de Enese.

Objetivando expandir seus negócios também no mercado norte americano e visando fortalecer o seu atendimento aos clientes daquele mercado, o Grupo SABÓ instalou, em 1993, seu primeiro escritório técnico-comercial em Michigan, o que resultou em 2007, na inauguração da sua fábrica em Lincolnton, Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Em 2009, através de um projeto de sua subsidiária KACO, o Grupo SABÓ inaugurou sua primeira fábrica na China, em Wuxi, mercado em forte expansão e rápido desenvolvimento tecnológico. A empresa, oferecendo tecnologia inexistente naquele mercado, cresce exponencialmente, produzindo retentores, sistemas de vedação e bonded piston seals, fornecendo seus produtos para as montadoras locais e seus clientes globais instalados naquele país.

Em 2014 o Grupo SABÓ consolida na Kaco Alemanha sua planta e operações dos USA e cria o Grupo KACO, que já tinha como filiais as plantas da Áustria, Hungria e China. Neste mesmo ano, o Grupo ZHONGDING associa-se ao Grupo KACO através da aquisição de 80% do Grupo, com sede na Alemanha. Esta associação sino-brasileira tem entre suas principais metas, uma grande expansão nos mercados chinês e norte-americano, iniciando com a abertura de uma segunda planta na China, em Anhui, já em 2015; aquisição de um novo terreno de 100.000 metros quadrados para 3ª planta de vedações na China e a triplicação da fábrica da Carolina do Norte (De 4.000 para 12.000 metros quadrados).

Diferencial Tecnológico

Sem dúvida, o grande diferencial da SABÓ é fornecer vedações com altas tecnologias de produtos e processos.

Retentores e Sistemas de Vedações com grande redução de atrito. Esses produtos foram desenvolvidos em conjunto com as maiores e melhores engenharias das montadoras e sistemistas mundiais. Foram utilizadas ferramentas de 6 sigma; FEA (Elementos Finitos); DOE (Design of Experiments); simulações de fluxo de injeção; simulações de vida das vedações.

Desenvolvimentos também de juntas de vedações para tampas de transmissões e motores. Essas juntas são projetadas usando carcaças de alumínio com elastômeros. Para prover essa união a SABÓ dispõe de um processo de Nanotecnologia que é aplicado a carcaça de alumínio para prover a adesão química com o elastômero.  Esse processo Produtivo é totalmente amigável ao meio ambiente.

Tecnologia no Processo Produtivo também é um grande diferencial da SABÓ. Utilização do processo de nanotecnologia como auxiliar de produção. Linhas de produção com alto grau de automação. Processos robustos em cada uma das etapas do fluxo: vulcanização, rebarbação, montagem de molas, inspeção eletrônica (MIA- Máquina de Inspeção Automática); montagem de molas automatizadas, aplicação de graxa e embalagem automatizadas. Alta tecnologia em cada uma das etapas com alto grau de agregação de valor para o produto. Nossas linhas de produção são consideradas pelas principais montadoras mundiais como sendo World Class Manufaturing.  Ainda em 2016 foram implantadas linhas de produção totalmente automatizadas, de elevado grau de conectividade, incluindo processamento de dados em tempo real e interações máquina-máquina (Manufatura 4.0).  Hoje a SABÓ tem sido reconhecida pelas principais montadoras, autopeças, órgãos governamentais e indústrias brasileiras em geral, como sendo uma das empresas mais produtivas do mercado brasileiro.

Compartilhe!