Alunos da Faculdade de Engenharia de Campinas visitam a SABÓ em Mogi Mirim

Alunos da Faculdade de Engenharia de Campinas visitam a SABÓ em Mogi Mirim

Alunos da Faculdade de Engenharia de Campinas visitam a SABÓ em Mogi Mirim


A fábrica da SABÓ em Mogi Mirim recebeu em maio os alunos do terceiro ano do curso de Engenharia Mecânica da FACAMP – Faculdade de Campinas para uma visita técnica.

O objetivo era proporcionar aos futuros engenheiros uma visão técnica e prática com a “junção” de projeto e manufatura com foco em desenvolvimento de produto e conceitos de manufatura.

A visita foi orientada pelo Gerente de Qualidade do Produto e Sistemas, Gilberto Fernandes da Silva, com foco no desenvolvimento de produto e processo, desde a captação das necessidades do cliente passando pela concepção do protótipo, testes laboratoriais, funcionais e validação. Os alunos receberam informações técnicas de todas essas etapas e viram exemplos reais de produtos sendo fabricados já em grande escala na manufatura.

“Foi realmente muito rico para os alunos, tanto as palestras quanto a visita guiada. Cada um, na sua área, pode compartilhar conosco sua experiência e conhecimento, trazendo uma visão de realidade que só é possível quando existe esse tipo de parceria faculdade-empresa.”, declara Melissa Mesquita, Professora da Facamp, responsável pela visita.

“A SABÓ apoia iniciativas de integração escola x indústria para o enriquecimento do conhecimento sobre manufatura e gestão de operações, como um todo – relacionando a teoria e a prática, na composição da formação desta nova geração de profissionais”, declara Ricardo Avila, Diretor Industrial da SABÓ. “Ficamos muito felizes em poder colaborar e proporcionar essa experiência”, finaliza Avila.

Atualmente a SABÓ é uma das poucas multinacionais 100% brasileiras que já trabalha com o conceito de indústria 4.0 em sua linha de produção, utilizando tecnologia robótica colaborativa, conectando setores e postos de trabalho, diminuindo tempo e custos de produção e eliminando por completo problemas de fabricação.

A empresa conta hoje com duas unidades fabris, uma localizada no Bairro da Lapa, em São Paulo com 52mil m2 e outra na cidade de Mogi Mirim, interior do Estado, com 70mil m2. São unidades com operações complementares em termos de portfólio e tecnologia, atendendo aos mercados original e de reposição, com soluções que envolvem vedações dinâmicas e estáticas, para veículos duas rodas, leves quatro rodas e pesados, além de atender linha agrícola e linha branca.

Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa Sabó
Foto: Divulgação

Compartilhe!