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Mangueiras

Mangueiras

Mangueiras

Mangueiras são componentes para transporte de líquidos e gases. Estão entre as peças responsáveis pela condução dos fluidos como no sistema de arrefecimento, onde ajuda a controlar a temperatura do motor do carro ou em sistemas de admissão de ar, conduzindo o ar entre os sistemas de filtragem e combustão ou até mesmo no transporte de combustível do tanque ao sistema de injeção.

Construção

As mangueiras automotivas são, em sua grande maioria, compostas basicamente de borracha. A construção e complexidade destes componentes varia de acordo com as características de cada aplicação.

  • Borracha (Corpo): Responsável pela condução dos líquidos e gases assim como assegura a vedação nas junções com os demais componentes dos sistemas em que irá trabalhar. A borracha deve apresentar resistência mecânica, resistência aos líquidos, gases e variações de temperatura de acordo com as condições de trabalho.
  • Reforço: Para algumas aplicações é necessário a utilização de reforços estruturais na construção da mangueira. Estes reforços visam dar maior resistência as mangueiras em condições severas de pressão e normalmente são utilizados reforços têxteis fabricados com fibras especiais de alta resistência.

Mangueiras de filtro de ar

Construção Injetadas

Geralmente encontramos este tipo de mangueira nas ligações entre filtro de ar e o coletor de admissão do motor dos veículos leves e pesados com sistema de alimentação injetado e carburado.

Por ter a sua fabricação pelo processo de injeção as formas e os contornos podem ser os mais variados, proporcionando um aperfeiçoamento na estética e no acabamento do compartimento do motor.

Este tipo de mangueira é utilizado nos veículos mais avançados do mundo.

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Mangueira do turbo / Intercooler

Construção especiais e individual

São mangueiras que apresentam construções diferentes das mangueiras comuns, pois são enfaixadas e recebem várias camadas de reforço em tecido ou tecido emborrachado. Podem receber também espirais ou aros em aço inox ou galvanizado, dependendo da aplicação.

Resistem a pressões e depressões elevadas, e por isso, podemos encontrá-las em coletores de admissão de ar, nas ligações Turbo/Intercooler e nas mangueiras de água.

Trata-se de um produto fabricado artesanalmente devido as suas formas físicas e as rigorosas especificações determinadas pelas montadoras. Podem ser encontradas em borracha de Neoprene, Nitrílica, Silicone e EPDM.

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Manutenção/Inspeção

Por se tratar de um componente de borracha e, independentemente do tempo de uso, qualquer sinal de ressecamento ou rachadura é considerado um bom motivo para a substituição. Isso porque se houver a ruptura de uma mangueira o veículo poderá ficar inoperante ou causar outras avarias.

Uma falha na fixação ou uma ruptura na mangueira do filtro de ar pode favorecer a entrada de contaminantes presentes na atmosfera, danificando os componentes internos do motor.

Uma forma simples de avaliar o estado de conservação das mangueiras é através da inspeção visual das extremidades. Esta região é onde ocorre a fixação das mangueiras aos demais componentes e deve estar livre de indícios de ressecamento e trincas. Outro aspecto fundamental para ser observado é a condição de aperto das abraçadeiras, que não podem estar nem muito apertadas nem soltas.

A fixação incorreta das mangueiras ou de outros componentes pode causar atrito indesejado na mangueira ocasionando um desgaste prematuro e causar consequentemente um vazamento ou a entrada de contaminantes.

É importante ressaltar que a ruptura da mangueira do filtro de ar não é acusada no painel de instrumentos nem perceptível através de variações no funcionamento do motor. Desta forma uma mangueira de filtro de ar danificada será percebida apenas por meio de uma revisão ou inspeção. A não detecção da falha poderá ocasionar danos significativos no motor devido a entrada de contaminantes, mas isto não acontece instantaneamente.

Nossa recomendação é seguir as orientações dos fabricantes para a realização das manutenções preventivas.

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