Kit de Reparo do Amortecedor

A durabilidade e eficiência dos amortecedores dependem consideravelmente da condição adequada de sua proteção. Portanto, é altamente recomendável verificar a integridade dos itens que compõem o kit de reparo de amortecedor e substituí-los se necessário. 

O kit de reparo de amortecedor SABÓ conta com a tradição e expertise da marca no desenvolvimento e fabricação de componentes de metal-borracha e seguem os rígidos padrões de qualidade exigidos pelas principais montadoras.

Coxim do amortecedor

É basicamente um componente de encaixe do amortecedor à carroceria do veículo. É produzido com borracha flexível de alta resistência para a perfeita fixação da peça com arremates em metal, ajudando a absorver a energia de impacto que não foi dissipada pelos outros componentes do sistema de suspensão, evitando danos à carroceria do veículo. Em alguns casos esta peça acompanha rolamento, que pode ser fixada na própria peça ou encaixada na mesma.

Coifa de haste

É uma capa feita de polímero, colocada sobre a haste metálica do amortecedor para proteger o sistema contra poeira, vazamentos e impactos de detritos. Graças a engenharia SABÓ, suporta inúmeros ciclos de compressão, resistindo a impactos e preservando sua capacidade de deformação. É resistente a compressão e abrasão, exposição a óleo, gasolina e outros meios agressivos, suas propriedades permanecem inalteradas mesmo ​​nas temperaturas extremas (frio ou calor).

Batente interno do amortecedor

Feito em poliuretano, atua como elemento limitador para a absorção de impactos na suspensão. Fica geralmente alocada na haste do amortecedor ou em alguns casos no eixo traseiro, neste caso ela pode ser externa. Esta peça reduz a batida da mola, dando a ela maior vida útil e prevenindo danos ao amortecedor.

Rolamento do amortecedor

O rolamento do amortecedor tem como principal função garantir o movimento giratório da suspensão dianteira, trazendo, assim, total segurança e estabilidade para o veículo.

É recomendado que sua substituição seja feita sempre que houver a substituição dos amortecedores, no entanto, é importante fazer uma revisão de todo o sistema de suspensão a cada 10 mil quilômetros.

Kit de reparo do amortecedor: diagnosticando o problema

A deterioração faz a borracha se esfarelar e aderir à haste do amortecedor que, sem proteção, começa a receber água, barro e qualquer tipo de sujeira se tornando abrasivos. Conforme a haste se move, os resíduos agem como uma lixa em sua superfície, danificando o vedador do óleo e causando vazamentos que danificam o amortecedor.

A substituição do kit de reparo recupera as condições originais de proteção às molas e amortecedores, prolongando a vida útil dos componentes e de todo o sistema de suspensão.

A primeira providência é balançar o veículo, pressionando sobre a região dos amortecedores e observar como ele reage.

Observe se há ruídos de atrito ou oscilação excessiva do chassi. Não pode existir barulho de atrito entre componentes de metal, nem nos rolamentos. 

Avalie buchas, coifas e batentes quanto à: rasgos, quebras, material desgastado ou deteriorado.

Observe ainda:

Se os pneus apresentam desgaste acentuado. 

Se há vazamento no amortecedor.

Se as molas estão intactas e sem marcas ou deformação.