A deterioração faz a borracha se esfarelar e aderir à haste do amortecedor que, sem proteção, começa a receber água, barro e qualquer tipo de sujeira se tornando abrasivos. Conforme a haste se move, os resíduos agem como uma lixa em sua superfície, danificando o vedador do óleo e causando vazamentos que danificam o amortecedor.
A substituição do kit de reparo recupera as condições originais de proteção às molas e amortecedores, prolongando a vida útil dos componentes e de todo o sistema de suspensão.
A primeira providência é balançar o veículo, pressionando sobre a região dos amortecedores e observar como ele reage.
Observe se há ruídos de atrito ou oscilação excessiva do chassi. Não pode existir barulho de atrito entre componentes de metal, nem nos rolamentos.
Avalie buchas, coifas e batentes quanto à: rasgos, quebras, material desgastado ou deteriorado.
Observe ainda:
Se os pneus apresentam desgaste acentuado.
Se há vazamento no amortecedor.
Se as molas estão intactas e sem marcas ou deformação.