O Sindipeças comemorou 70 anos de existência em novembro de 2023, em São Paulo (SP). Em sua mensagem, Cláudio Sahad, presidente da entidade, afirmou que não existe história do setor automotivo brasileiro sem a história do setor de autopeças, assim como não há história da indústria de autopeças sem o Sindipeças. “Nas últimas sete décadas, temos sido legítimo e inquestionável representante do setor.” Leia o texto na íntegra.
A reedição do livro A Indústria Automobilística e a 2.ª Revolução Industrial no Brasil, de Ramiz Gattás, presidente do Sindipeças de 1962 a 1966, escrito em 1981, e o lançamento de sua continuação, A Revolução na Indústria de Veículos e de Autopeças no Brasil, de autoria do jornalista Marcos Rozen, marcaram a data. São as únicas obras literárias que contam, com fatos, datas e nomes, a história da indústria brasileira de autopeças. “A história do Sindipeças e do setor que a entidade legitimamente representa é feita por empreendedores, como o meu pai, Moysés Elias Sahad, que tiveram um sonho e se empenharam ao máximo para torná-lo realidade. Esses pioneiros merecem nossa lembrança e as nossas homenagens”, afirmou Sahad.
Um dos homenageados na festa dos 70 Anos, ocorrida em São Paulo (SP), foi José Eduardo Sabó, representando a empresa Sabó, primeira associada do Sindipeças. Em nome da empresa, a entidade homenageou também todos os seus mais de quinhentos associados.
Texto: Assessoria de Imprensa / Sindipeças
Foto: Divulgação