0800 77 12 155

Iniciativas de preservação ambiental fazem parte da SABÓ há tempos!

Iniciativas de preservação ambiental fazem parte da SABÓ há tempos!
lançamento agosto

Muito em evidência ultimamente, tanto na mídia como no dia a dia de quem vive no mundo corporativo, iniciativas ESG (siglas do inglês para Environmental, Social e Governance) que aqui no Brasil traduzida se torna Meio Ambiente, Social e Governança, têm feito departamentos inteiros de empresas buscarem alternativas que ampliem adequação de impacto dos seus negócios a esses três pilares – são empresas preocupadas com o seu legado.
A SABÓ, com mais de 80 anos de tradição e líder de mercado na fabricação de juntas, retentores e sistemas integrados de vedação para os segmentos de reposição e original, fornece para as maiores montadoras e sistemistas mundiais.
No contexto de dedicação ao legado potencial de seus negócios, vem adotando há anos, iniciativas que visam a melhoria de seus processos no que diz respeito à sua relação com o meio ambiente, com a sua responsabilidade social e sua governança corporativa.
Em uma série de três textos, abordaremos em cada um deles os aspectos desenvolvidos na SABÓ para o ESG e sendo esse o primeiro, começaremos com as iniciativas relativas ao MEIO AMBIENTE.
 

Monitoramento de água

Dentre eles, está o monitoramento inteligente para economia e reúso de água.
Com esse sistema implantado em sua fábrica em Mogi Mirim, interior de São Paulo, a SABÓ conseguiu reduzir o consumo e o desperdício de água através da instalação de pontos estratégicos de monitoramento, acompanhados em tempo real e individual via sistema pelo técnico de manutenção predial da empresa.
Através do comportamento detectado por esse monitoramento é possível identificar rapidamente pontos de vazamentos na circulação de água da empresa, e claro, sanar o problema mais rapidamente. Além disso, há reserva de água de chuva, com destinação apropriada para onde não é necessária água potável.
As vantagens aparecem não apenas na conta emitida mensalmente pela concessionária de água, mas também no efetivo andamento dos processos, evitando paradas até mesmo dentro da produção, além claro de promover o uso
consciente da água por todos os colaboradores.
 

Logística reversa de embalagens

Outra iniciativa de extrema importância e impacto ambiental é com a eureciclo, uma empresa de tecnologia para o rastreamento da cadeia de reciclagem e atualmente a maior certificadora da logística reversa do Brasil.
Através dessa parceria, a SABÓ promove ações de logística reversa de suas embalagens pós-consumo que são encaminhadas para cooperativas e operadores de reciclagem parceiros, dando a devida destinação para todo o papelão e plástico que já cumpriram sua função junto à marca, gerando impacto social também para os trabalhadores desse setor, unindo ainda o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina a meta de 22% de logística reversa das embalagens geradas pelas empresas.
 

Eficiência energética

Para a área de energia, em 2022 a SABÓ estabeleceu um comitê interno nomeado de “Liga da Energia”, formado por colaboradores voluntários que tem como objetivo, através de encontros periódicos, despertar um olhar crítico com foco voltado para propostas e implementação de ações que favoreçam a economia de energia e sustentabilidade dentro da empresa.
Acompanhando a evolução tecnológica veicular, já existe no estacionamento vaga com carregador compatível com veículos elétricos.
Durante o ano de 2022, também foram oferecidas a grupos de colaboradores palestras sobre Eficiência Energética em parceria com o SENAI Indaiatuba, em que puderam aprender mais sobre energias renováveis, sistemas térmicos e termografia, geração, transformação e distribuição de energia e vários outros pontos que ressaltam a importância da preservação e boa gestão das fontes energéticas.
Iniciativas como o PGA (Plano de Gestão Ambiental) com o foco no planejamento e controle sobre as implementações dos temas relacionados à eficiência energética e uma parceria com o SENAI para identificar, monitorar e eliminar/minimizar o desperdício de energia elétrica, buscando excelência na utilização do recurso, tanto nas plantas de Mogi Mirim como na Lapa, em São Paulo já estão em prática.
Em sua linha de produção, também foram estabelecidas novas ações como a troca de compressores com melhor eficiência energética para substituir os atuais, fornecendo mais capacidade de geração de ar comprimido; eliminação do uso de bombas de vácuo elétricas que requerem o uso de energia filtros e óleo; e com a automatização piloto em máquinas para ligar e desligar a iluminação de acordo com o uso.
Na estrutura predial, tanto em Mogi Mirim como em São Paulo, foi realizada a troca de lâmpadas para as de tipo Led, entre 2016 e 2018, mantendo áreas administrativas e refeitório com sensores de presença para iluminação,
promovendo economia de energia.
Também é relevante citar que a SABÓ faz parte do Mercado Livre de Energia, há mais de uma década, e que viabilizou contratar energia renovável proveniente de fontes limpas contribuindo para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável, reduzindo a emissão dos Gases do Efeito Estufa (GEE) e os impactos causados ao meio ambiente.
Com essas iniciativas, e outras relevantes em andamento, a SABÓ segue em busca de soluções e inovações ampliando entregas efetivas de seus projetos – contribuições para a construção de um mundo melhor.
Para saber sobre mais sobre as iniciativas ESG e a logística reversa da SABÓ, entre em contato diretamente com a Central de Relacionamento SABÓ, através do 0800 77 12 155, de segunda a sexta, das 8h às 18h ou ainda pelo Whatsapp (11) 94289-4469, em horário comercial.

Compartilhe esta notícia

Categoria

Recentes

Pesquisar artigos do caderninho Sabó
Notícias Relacionadas
slide ebook belas peruas elegantes
E-book

Belas e elegantes peruas!

Elas já foram sucesso e preferência na escolha dos motoristas. Hoje, estão em extinção e poucas delas ainda são produzidas fora do Brasil. Conheça alguns

Leia mais »