[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]Serviço executado, teste no veículo feito, acabou! Que nada, falta uma etapa muito importante: a entrega do carro. Muitas empresas vão bem até finalizar as tarefas de substituição e manutenção. Pecam no momento crucial, devolver o veículo ao cliente e orientar sobre as próximas ações. Veja aqui como tornar essa a primeira de muitas vendas[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1614688039044{margin-top: 60px !important;}”]Diagnóstico feito, orçamento aprovado, peças adquiridas, serviços realizados, teste de rodagem executado, tudo pronto! Agora é só avisar o cliente, receber o pagamento e devolver o veículo, não é mesmo?
Não! Não é só isso, mesmo. O fim dos serviços de reparação no veículo do cliente não significa que sua tarefa terminou. Ainda existem algumas etapas a serem cumpridas, tais como:[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1614688667269{margin-top: 20px !important;margin-bottom: 20px !important;}”]
- Avaliação das condições gerais do veículo;
- Identificação de outros possíveis serviços a serem oferecidos;
- Separação e acondicionamento das peças substituídas;
- Roteiro de entrega do veículo com esclarecimentos sobre o que foi feito no veículo;
- Orientações sobre prazos de garantias e cuidados nos próximos dias;
- Observações sobre cuidados para evitar que o problema volte a ocorrer;
- Próximas revisões e manutenções preventivas;
- Ações de pós-venda como pesquisa de satisfação, contato para assegurar que o veículo ficou realmente bom e convite para retorno e inspeção de necessidades de ajustes ou checagens nos serviços executados.
[/vc_column_text][vc_column_text]Isso pode ser considerado uma entrega técnica, similar ao que uma revenda de veículos executa no ato da entrega de um veículo novo, esclarecendo o feliz proprietário sobre as tecnologias e operação do reluzente modelo adquirido.
Diferente da venda do carro novo, onde existem funcionários treinados especificamente para esta função. a entrega técnica nas empresas de reparação, observadas as condições específicas de cada situação, é ignorada pelos empresários da reparação automotiva, que perdem uma ótima chance de surpreender o cliente e cativá-lo.[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1614688681113{margin-top: 50px !important;}”]
Etapas da entrega técnica nas empresas de reparação
[/vc_column_text][vc_column_text]Após o término dos serviços contratados e já realizados, essa é a chance de fazer uma vistoria completa no veículo e identificar possíveis sistemas ou componentes que apresentem sinais aparentes de desgaste ou possíveis falhas.
É tarefa sua e da sua empresa zelar pela segurança e bom funcionamento do veículo do cliente. Alertá-lo sobre as rotinas de manutenção recomendadas, tudo embasado em informações técnicas e no check-list aplicado no veículo, só é possível se dedicarmos algum tempo no teste do veículo e na produção de um relatório para apresentar ao cliente.
Com o serviço concluído é importante apresentar as peças substituídas para o cliente e deixá-lo decidir se quer levá-las. Explique resumidamente o que foi feito no veículo e os riscos que ele estaria submetido se não tivesse feito a reparação.
Lembre-se: use uma linguagem simples e que o cliente entenda. Não é hora de sufocá-lo com termos técnicos e exibição de conhecimentos.[/vc_column_text][vc_single_image image=”100871″ img_size=”full” alignment=”center” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1614688468536{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]Peça que o cliente faça um test-drive e entregue para ele a lista do que foi feito, os comprovantes de garantia e a nota fiscal, além do relatório gerado pelo check-list, indicando as próximas etapas de manutenção ou revisões periódicas e os prazos para sua realização.[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1614688688612{margin-top: 50px !important;}”]
Contatos de pós-vendas
[/vc_column_text][vc_column_text]Muito praticado pelas concessionárias e algumas redes de serviços automotivos, esse trabalho de contato visa aferir a satisfação com os serviços realizados e fidelizar os clientes.
Após a entrega do veículo, a empresa de reparação que mantêm contato com seus clientes, seja por uma ligação telefônica, e-mail, mensagens de texto em aplicativos ou postagens em redes sociais, tem maior credibilidade e aumentam as probabilidades de estarem no topo das opções de prestadores de serviços em uma próxima ocasião ou necessidade.
Essa também é uma ótima oportunidade para fidelizar esse cliente, explicando de maneira simples e direta qual é a importância das revisões periódicas e as vantagens de realizar as manutenções preventivas.
Para que este contato possa ser feito, é fundamental obter os dados de cadastro do cliente e não se esqueça de capturar a autorização para contato e uso dos dados, conforme legislação sobre o assunto – veja no portal SABÓ a matéria sobre a LGPD.
Os dados principais que você deve registrar são:[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1614688737858{margin-top: 20px !important;margin-bottom: 20px !important;}”]
- pessoais: nome, endereço e data de aniversário;
- contatos: telefones, e-mail e o número usado no WhatsApp;
- informações sobre o carro: marca, modelo, ano e quilometragem;
- reparos: datas das visitas, manutenções realizadas e garantias dos componentes;
- financeiras: custo dos consertos, descontos dados e forma de pagamento predileta.
[/vc_column_text][vc_column_text]Pronto! Com apenas algumas rotinas e poucas adaptações você cria sua estratégia de entrega técnica e pós-venda para o seu cliente.
Agora sim. Tarefa concluída, peças de qualidade – SABÓ, é claro – e cliente satisfeito e disposto a voltar na sua empresa.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]