Nasceu dentro das oficinas mecânicas, foi criado para atender uma carência dos profissionais do setor e nos últimos 21 anos vem sendo feito com os reparadores automotivos de todo o Brasil. Faça uma viagem pela história do Caderninho SABÓ, o mais longo e duradouro programa de relacionamento e comunicação do mercado de autopeças.
Estamos em 2001. O presidente do Brasil era o sociólogo e professor Fernando Henrique Cardoso; a apresentadora Xuxa Meneghel estourava nas rádios com o refrão do seu maior sucesso – “Ila, ila, ilariê, ô ô ô”; o tenista Gustavo Kuerten ganhava o tricampeonato do torneio de Roland Garros; a Microsoft apresentava o sistema operacional Windows XP; e o sucesso nas telonas “Harry Potter e a Pedra Filosofal”; era o primeiro filme do simpático bruxinho.
No mercado automobilístico, o modelo eleito como “carro do ano” era o Renault Scenic e logo no começo do ano teríamos um grande evento, estávamos quase na véspera da Automec 2001. Nas oficinas de reparação o desafio era a eletrônica embarcada, a dificuldade na obtenção de informação sobre a ampla gama de veículos circulando pelas estradas brasileiras, resultado da abertura de mercado, chegada dos importados e as novas montadoras que iam se instalando no País.
O reparador automotivo encontrava dificuldades em obter esquemas elétricos, manuais técnicos dos fabricantes dos veículos e aumentava o uso de scanners automotivos para análise e diagnóstico eletrônico dos sistemas de gerenciamento eletrônico de motores.
Com o auxílio das equipes de campo SABÓ e visitas às oficinas pelo Brasil, identificamos que os profissionais da reparação já estavam dando um “jeitinho” de suprir a carência de informações técnicas oficiais das montadoras. Milhares de mecânicos em todo o país tinham por hábito anotar em um caderno os problemas encontrados nos veículos dos clientes, de tal forma que tivessem um histórico de problemas e soluções encontrados no seu dia a dia. Essa prática criou um novo hábito: o intercâmbio informal dessas dicas.
Essa tendência e outras necessidades foram confirmadas com uma abrangente pesquisa realizada em duas etapas: uma consulta enviada por questionário enviado a mais de 80 mil reparadores em todo o Brasil e um encontro pessoal (um focus group) realizado com duas dezenas de profissionais.
Com as análises das informações coletadas e a confirmação das carências, soluções encontradas e sugestões dos entrevistados, surgia assim a ideia do Caderninho SABÓ, concretizada com uma grande ação no estande da marca durante a Automec 2001.
Lançado durante o maior evento do setor, mais que um jornal da marca, o programa “Caderninho SABÓ” era um canal de comunicação de mão dupla, construído de forma participativa, com a colaboração de todos os profissionais do mercado.
Além de compartilhar as dicas técnicas elaboradas pelos reparadores, estudantes de mecânica automotiva e outros interessados em dividir suas anotações registradas nos seus próprios cadernos de anotação, criávamos uma linha direta entre todos os agentes do mercado de reparação automotiva.
Foram 18 anos da publicação impressa, com 119 edições distribuídas mensal e gratuitamente, além de muita informação, prêmios, novidades, lançamentos e, principalmente, participantes de várias localidades.
Com a disseminação dos canais eletrônicos e visando aumentar e facilitar a frequência de contato, em 2019, por coincidência proposital durante a Automec daquele ano, lançamos a versão digital do Caderninho SABÓ, agora mais interativa, com conteúdos diversificados, novos colaboradores, novos assuntos, muita informação, mas mantendo uma condição primordial desde a criação do programa: sua participação.
O Caderninho SABÓ entrou na terceira década, alcançando o marco de 21 anos de existência, um recorde de longevidade entre as ações do mercado de autopeças, e continua sendo feito com a participação de mais de 500 mil mãos. Ele é feito por nós e por vocês, no formato digital, para você acessar de onde estiver, para ler na tela que quiser: notebook, celular e tablet.
Mais um sucesso SABÓ para comemorarmos nestes 80 anos da marca.