Balconista não, especialista em autopeças!

Balconista não, especialista em autopeças!
senac

São quase 45 mil componentes distintos, produzidos por mais de 6 mil fabricantes, atendendo cerca de mil modelos de veículos já fabricados ou vendidos no país, por 225 marcas ou montadoras diferentes. Neste cenário cheio de opções e necessidades, para orientar e ajudar a fazer a melhor compra do componente correto você pode contar com ele: o vendedor de peças e acessórios automotivos, mais conhecido como balconista.
DIA-DO-BALCONISTA--PARABENIZAÇÃO
Neste 26 de novembro, é comemorado na cidade de São Paulo o Dia do Vendedor de Autopeças. A data foi instituída oficialmente no Calendário de Eventos da Cidade, por meio da Lei n° 15.322/10, por iniciativa do Sincopeças-SP, sindicato que representa os varejos de componentes automotivos no estado.
O balconista de autopeças, além de informar correta e prontamente os clientes, seja um proprietário de veículo ou profissional do setor de reparação automotiva, sobre todos os produtos e serviços da empresa na qual trabalha, é o principal elo entre a loja e consumidor, e deve ser sempre simpático e atencioso com as pessoas que atende, pois são é responsável pelo processo final da compra e corresponsável pela instalação da peça correta no veículo.
É por isso que é bastante comum os reparadores terem seus balconistas preferidos e parceiros na difícil tarefa de encontrar a peça certa e de qualidade nos balcões dos varejos de autopeças. Esses são profissionais com os quais os mecânicos podem contar e alguns deles estão atrás do balcão e nos estoques há muitos anos, sempre com as indicações precisas e as recomendações mais importantes para assegurar que o trabalho alcance a satisfação do cliente da oficina e evite o retrabalho e prejuízos para cliente e oficina.
Essa também é a principal razão pela qual existe uma norma ABNT específica para o exercício da profissão, a NBR 16.999, de 2021, que define os requisitos e a sistemática para “Qualificação de Vendedor de Peças e Acessórios para Veículos”.
sabo49
Segundo dados de 2021 do Sincopeças Nacional, entidade que congrega os sindicatos estaduais do setor de comércio de autopeças, existem aproximadamente 7 mil unidades atacadistas, que abastecem os mais de 62 mil pontos de comércio varejista de autopeças em todo o Brasil.
Com uma frota circulante de cerca de 60 milhões de veículos, o profissional de vendas de autopeças tem a difícil missão de atender com precisão e agilidade no fornecimento do componente correto ao mecânico ou ao proprietário do veículo. 
Isso explica o motivo pelo qual, apesar de todas as facilidades tecnológicas, muitos reparadores não dispensam o contato frequente com o seu parceiro balconista, algumas vezes de forma presencial, outras em contatos por telefone, rádio ou até aplicativos de mensagens.
Neste 26 de novembro, não se esqueça: você tem um bom motivo para falar com seus amigos balconistas de autopeças, mesmo que não tenha nenhuma encomenda a fazer. Eles merecem!

Compartilhe esta notícia
Pesquisar artigos do caderninho Sabó
Notícias Relacionadas