Frenagem regenerativa, mas pode me chamar de KERS

Frenagem regenerativa, mas pode me chamar de KERS

Você já ouviu falar de sistemas de frenagem regenerativa e essa não é uma tecnologia recente. O assunto já foi abordado em diversas publicações e até o Caderninho SABÓ já enfocou o sistema de recuperação da energia cinética gerada pela ação dos freios em pelo menos três títulos do e-book.

Apresentado como uma das principais novidades na temporada de 2009 na Fórmula 1, o Kinetic Energy Recovery System (KERS), também conhecido como Sistema de Recuperação de Energia Cinética (SREC) ou simplesmente Freio Regenerativo, foi anunciado como uma ação ecológica da categoria maior do automobilismo mundial, que pouco tinha a ver com o meio ambiente.

O crescimento do mercado de veículos com motores eletrificados aproximou ainda mais a tecnologia aos veículos convencionais e tornou o sistema um item de série em carros com motores híbridos ou totalmente elétricos.

Esse recurso da engenharia é essencial para aumentar a eficiência energética e autonomia dos carros com motores elétricos, pois a frenagem regenerativa nestes veículos, diferente da Fórmula 1, onde o objetivo é aumentar a potência, tem a finalidade de recuperar a energia cinética desperdiçada durante a frenagem e convertê-la em energia elétrica, armazenando-a na bateria do veículo para uso posterior.

Baixe agora seu exemplar do e-book SABÓ “Frenagem regenerativa, mas pode me chamar de KERS e saiba o que mudou em tão pouco tempo, que fez com que o pedal de freio pudesse até ser suprimido sem prejudicar a segurança e a eficiência na redução da velocidade ou parada total do veículo.

Compartilhe esta notícia