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Vai trocar a junta do cabeçote? Atenção para não errar!

Vai trocar a junta do cabeçote? Atenção para não errar!

Quando o motor sofre superaquecimento é quase inevitável a queima da junta do cabeçote; nesse caso, a troca dessa importante peça torna-se uma operação necessária e essencial para o bom funcionamento do motor.

No entanto, mesmo profissionais experientes podem cometer erros durante este processo que não só podem causar danos imediatos ao motor, mas também problemas a longo prazo que resultam em custos elevados de reparo além do retrabalho e inconvenientes, tanto para o reparador como para o dono do carro.

Acompanhe abaixo alguns dos erros mais comuns na troca da junta do cabeçote e como evitá-los.

 

Não plainar (retificar) o cabeçote quando necessário

O cabeçote do motor pode empenar devido ao superaquecimento ou ao desgaste natural.

Um cabeçote empenado não tem a capacidade de vedar adequadamente, levando a vazamentos de óleo ou água e, eventualmente, falhas no motor.

O processo de plaina é crucial para assegurar que a superfície do cabeçote esteja perfeitamente nivelada, garantindo assim uma vedação adequada com a junta nova.

A omissão deste passo pode resultar em uma reparação ineficaz, causando descontentamento e prejuízos para o dono do carro, além do custo de retrabalho para a oficina.

 

Desconsiderar o empenamento do bloco do motor

Assim como o cabeçote, o bloco do motor também pode sofrer deformações. Se o bloco estiver empenado, a instalação de uma nova junta do cabeçote, mesmo que feita corretamente, não será suficiente para prevenir futuros problemas de vedação.

A verificação e, se necessário, o alinhamento ou plaina do bloco são etapas críticas para garantir a integridade do reparo.

 

Ignorar as especificações de torque e sequência de aperto

Cada fabricante de veículos especifica um torque e uma sequência de aperto para os parafusos do cabeçote, projetados para garantir uma pressão uniforme na junta. O não cumprimento dessas especificações pode resultar em uma pressão desigual, comprometendo a vedação e, possivelmente, causando danos ao motor a longo prazo.

 

Reutilização de parafusos do cabeçote

Embora possa parecer economicamente viável reutilizar os parafusos do cabeçote, essa prática é altamente desaconselhada. Uma vez já utilizados, os parafusos podem não oferecer a mesma eficácia de vedação, aumentando o risco de falhas.

 

Aplicação de substâncias na junta do cabeçote

A junta do cabeçote é projetada para criar uma vedação eficaz sem a necessidade de aditivos como óleo, graxa ou silicone. A aplicação destas substâncias pode, na verdade, interferir na capacidade da junta de vedar corretamente, levando a vazamentos e outros problemas.

 

Limpeza inadequada do bloco

Uma superfície de montagem limpa é fundamental para a instalação da junta. O uso de lixas muito grossas ou técnicas de limpeza inadequadas pode arranhar ou danificar a superfície do bloco, comprometendo a vedação.

 

Omitir o teste de trinca do cabeçote

Falhas na junta do cabeçote podem, às vezes, ser sintomas de problemas mais graves, como trincas no cabeçote. Sem um teste de trinca, esses problemas podem permanecer não detectados, levando a diagnósticos incorretos e reparos ineficazes.

 

Negligência com o sistema de arrefecimento

Um sistema de arrefecimento defeituoso é uma causa comum de falhas na junta do cabeçote. A substituição da válvula termostática, da bomba d’água, e a verificação da eficiência da ventoinha são etapas cruciais para assegurar que o problema subjacente seja resolvido. Ignorar esses componentes pode levar a uma recorrência rápida do problema.

“A troca da junta do cabeçote é mais do que apenas substituir uma peça; é um processo complexo que requer precisão, conhecimento técnico e atenção aos detalhes. Evitar os erros acima mencionados não só aumenta a probabilidade de um reparo bem-sucedido como também pode significar a diferença entre um veículo seguro e eficiente e um que está destinado a falhas recorrentes.

A adesão às práticas recomendadas e especificações do fabricante são essenciais para a longevidade e o ótimo desempenho do motor”, explica Tenório Jr., especialista técnico e parceiro SABÓ.

 

Para mais detalhes, dicas e dúvidas sobre as aplicações, mantemos o canal oficial da marca no YouTube https://www.youtube.com/user/SABOGRUPO com vários vídeos apresentados por técnicos especializados, como o próprio Tenório Jr., que demonstra na prática os procedimentos e verificações corretos e necessários na hora da instalação de uma nova junta de cabeçote.

E para dúvidas com produtos, entre em contato diretamente com a Central de Relacionamento SABÓ, através do 0800 77 12 155, de segunda a sexta, pelo e-mail caderninho@sabo.com.br ou ainda pelo WhatsApp (11) 94289-4469, sempre em horário comercial.

 

Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa SABÓ
Foto: Divulgação

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