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Está na hora da revisão de férias

Está na hora da revisão de férias

Já preparou sua comunicação aos clientes sobre a importância do check-list antes das viagens de férias? Ainda não, com certeza
seu concorrente já está trabalhando essa oportunidade de negócios. Não perca mais tempo, comece agora mesmo!
Final do ano chegando, 13º salário caindo na conta dos trabalhadores, é comum as famílias planejarem as férias ou reuniões familiares de Natal com viagens de carro.
E na sua empresa? Já começaram os planos para chamar esses clientes para as revisões automotivas de fim de ano? A manutenção do veículo é essencial para viajar com conforto e segurança e sua tarefa é orientá-los sobre o que deve ser feito para que a viagem tranquila e alegre não se transforme em um pesadelo sobre rodas.
Passo 1 – Comunicar o cliente – Seja criativo e arrojado. Use todas as opções possíveis para falar com seu público, isso inclui panfletos, e-mails, post em redes sociais, banners e faixas em sua empresa e, se puder, telemarketing ativo. O cliente ficará positivamente surpreso ao receber uma ligação de sua equipe, comunicando que estão preocupados com a segurança do carro dele e o desejo de uma boa viagem de férias.
Passo 2 – Preparar a equipe e a empresa – De nada adianta convidar o cliente para um check-list no veículo e não atender bem o cliente quando ele vier na sua empresa. Todos colaboradores devem estar a par do que está acontecendo e orientados sobre o que devem fazer. Da mesma forma, sua empresa deve estar apta e abastecida para a realização dos serviços que surgirão. Pior do que não vender o serviço, é vender e não poder entregar. Estoque de peças adequado, fornecedores avisados antecipadamente e equipe treinada e a postos.
Passo 3 – Orientar o cliente – O dono do veículo veio à sua oficina e foi realizado o check-list. De posse deste diagnóstico, oriente-o sobre a importância de realizar cada problema identificado e mostre os riscos de não os executar. Primeiro fale sobre as vantagens, para depois falar sobre os riscos. Seja positivo. Se há um vazamento de óleo, explique que sua viagem poderá ser feita sem interrupção ou surpresas com o motor funcionando perfeitamente e a economia de equipamento e combustível, para depois falar sobre os riscos de superaquecimento por falta de lubrificação e os riscos e custos de um reparo por pane na estrada.
Passo 4 – Cumpra o que foi prometido – Se assumiu o compromisso de entregar o carro a tarde, esforce-se para fazê-lo. Se houver algum contratempo, avise-o e renegocie a alteração com o cliente.
Passo 5 – Suporte de pós-venda – Carro entregue e cliente satisfeito com o serviço. Acabou. Errado! Alguns dias após o serviço, mantenha contato e confirme se está tudo bem. Coloque sua empresa a disposição, relembre-o de alguns cuidados antes da viagem (calibrar pneus, conferir estepe, macaco e ferramentas, documentação em ordem e outros) e deseje uma boa viagem a ele e sua família.
Check-list – Você sabe com certeza quais são os pontos essenciais na hora do check-list. Uma revisão completa do veículo deve incluir os sistemas que envolvem a segurança dos ocupantes e aqueles itens que estão submetidos a maior desgaste, além de itens que podem causar uma pane e parada não programada.
Se o veículo está com as manutenções preventivas em dia, é possível checar apenas alguns itens básicos, para saber se ainda estão em bom estado. Se as revisões estiverem atrasadas, é imprescindível fazer uma boa revisão do veículo e substituir as peças que já ultrapassaram sua vida útil.
De qualquer forma, os itens básicos de uma revisão de férias devem incluir: sistema elétrico e luzes do veículo, pneus (estado geral, calibragem, alinhamento e balanceamento), freios, sistema de arrefecimento, óleo do motor (nível, intervalo de troca e vazamentos), componentes de suspensão e direção e itens de segurança.

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