Aproveitando que no dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, data que nos lembra da importância de adotar práticas sustentáveis em todos os setores da sociedade, lembramos que as oficinas mecânicas e as indústrias de autopeças também podem contribuir (e muito!) na promoção dessa sustentabilidade.
As oficinas, tradicionalmente vistas como grandes geradoras de resíduos, enfrentam o desafio de se reinventar em um mundo que demanda práticas mais amigáveis ao “meio ambiente”. Embalagens de autopeças, peças de metal substituídas nos veículos, óleo de motor e outros fluidos que precisam de descarte cuidadoso, entre outros, constituem apenas uma parte dos resíduos gerados por esses estabelecimentos. A transformação desses espaços em exemplos de responsabilidade ambiental passa necessariamente pela educação e pela adoção de práticas sustentáveis.
Plataformas de EaD, como a Oficina do Saber, oferecida pela MTE-THOMSON, desempenham um papel crucial nesse processo. O curso “Oficina Sustentável”, desenvolvido pelo professor Oswaldo Fazio, Especialista em Desenvolvimento Sustentável com mais de 20 anos de experiência no setor, aborda temas essenciais para a transformação de uma oficina mecânica em um negócio ecologicamente correto, incluindo reciclagem, certificações e normas. Através de seis videoaulas, os profissionais do setor são capacitados a implementar práticas sustentáveis em suas operações, contribuindo assim para a proteção do meio ambiente e para a melhoria da imagem pública de suas empresas.
Para conhecer e fazer o curso Oficina Sustentável, clique aqui.
Além desse, o SEBRAE também possui um curso com o tema, incluindo até um teste para o participante responder e saber qual a situação atual da sua empresa com relação a sustentabilidade.
Para acessar o curso do SEBRAE, clique aqui.
Dentre práticas simples que as oficinas mecânicas podem adotar rapidamente podemos citar o reuso da água de chuva para lavar o chão da oficina e as peças, reciclagem das embalagens de papelão, uso de telhas translúcidas para que a luz do dia seja bem aproveitada para a iluminação do pátio, além claro, da conscientização de seus colaboradores para que todos estejam em sintonia com os benefícios, contribuindo além do meio ambiente, também com a economia e faturamento da oficina.
Iniciativas de meio ambiente na SABÓ
No contexto das indústrias de autopeças, a SABÓ, com mais de 82 anos de tradição e líder de mercado na fabricação de juntas, retentores e sistemas integrados de vedação, destaca-se por suas iniciativas voltadas à sustentabilidade. Adotando práticas alinhadas aos princípios ESG (Environmental, Social, and Governance), a empresa demonstra preocupação não apenas com a produção e lucratividade, mas também com o legado ambiental e social de suas operações, tendo em sua fábrica de Mogi Mirim algumas iniciativas em prática, tais como:
Monitoramento de água
A SABÓ implementou um sistema de monitoramento inteligente para economia e reúso de água em sua fábrica em Mogi Mirim, São Paulo. Esse sistema permite a detecção rápida de vazamentos e a utilização de água de chuva, reduzindo o consumo e o desperdício de água e promovendo o uso consciente desse recurso vital.
Logística reversa de embalagens e parceria com a Eureciclo
Em parceria com a Eureciclo, a maior certificadora da logística reversa no Brasil, a SABÓ promove ações de logística reversa de suas embalagens pós-consumo. Essa iniciativa não apenas cumpre com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), mas também gera impacto social positivo, apoiando trabalhadores do setor de reciclagem. O selo Eureciclo nas embalagens da SABÓ comunica aos consumidores o compromisso da empresa com a reciclagem e a sustentabilidade, reforçando seu legado ambiental.
Eficiência energética
A SABÓ estabeleceu o comitê interno “Liga da Energia”, focado em ações que favoreçam a economia de energia e a sustentabilidade. Iniciativas como a troca de compressores por modelos mais eficientes, a eliminação do uso de bombas de vácuo elétricas e a automatização do sistema de iluminação contribuem para a redução do consumo energético. Além disso, a empresa faz parte do Mercado Livre de Energia, optando por contratar energia renovável e contribuir para uma matriz energética mais sustentável.
Essas iniciativas da SABÓ, juntamente com os esforços educacionais voltados para as oficinas mecânicas, ilustram um caminho viável e necessário para a sustentabilidade no setor automotivo. Através da educação, da inovação e da implementação de práticas sustentáveis, é possível criar um futuro mais verde para a indústria automotiva e para o planeta, honrando e dando a devida importância para a conscientização que deve estar presente todos os dias, reforçada pela lembrança no Dia Mundial do Meio Ambiente.
Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa SABÓ
Foto: Divulgação